A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15/05/2015

Nunca Mais é Domingo

15/05/2015 + 2 Comentários API
TANTA TRAPALHADA NUM MUNDO DE IMAGENS ONDE É FACÍLIMO SABER TUDO AO PORMENOR.

                  
Enquanto não chega o jogo do título de domingo há que fazer algumas incursões rápidas em assuntos laterais mas que ilustram o modo desleixado como em Portugal se trata a informação. Não deixa de ser uma questão secundária mas é assim que o rigor e informação são publicados.

Até tem havido, em 2014/15, um valor anormal nos jogos do "Glorioso"
Nos minutos certos", ou seja, ao "segundo zero" em golos e substituições. Se nos golos trata-se apenas (mas importante) de um pormenor, nas substituições afecta os minutos totais para definir o total e posição relativa entre os mais utilizadas, pois por vezes as diferenças são por escassos minutos. A falta de critério é preocupante porque engana.

Já houve mais situações destas, mas vou apenas mostrar como os media não sabem nem querer ser rigorosos
Utilizo para isso o jogo na última jornada - 32.ª - entre o Benfica e o FC Penafiel.

O que se passou
As imagens valem por todas as palavras.

Golo aos 60:00

Golo aos 61:42

Sem qualquer dúvida ou dúvidas. Pizzi marcou espectacularmente, o 3-0, aos 60:00 minutos e Lima fez brilhantemente, o 4-0, aos 62 (61:42).

O que nos dizem que se passou
Aldrabices (sem grandes efeitos) mas não deixam de ser aldrabices...

1. LPFP
A entidade organizadora do jogo "oficializa" um golo aos 61 e outro aos 63 quando o cronómetro nem aos 62 chegara!

Retirado de www.ligaportugal.pt às 23:35 em 14 de Maio de 2015
2. Zerozero.pt
O portal de estatísticas mais consultado na internet transforma 60 em 61 minutos. Acerta nos 62 do 4-0!

Retirado de www.zerozero.pt às 23:42 em 14 de Maio de 2015
3. A Bola
Com a habitual destreza da Queimada, mas pouco rigor, aldrabice com 61 e 63 minutos. Em vez de 60 e 62 minutos.Tristeza num jornal que em tempos fazia do rigor uma Bíblia! 


4. Record
Muito bem, com rigor, os minutos certos. Este jornal é, sem dúvida o melhor, no rigor estatístico. Infelizmente os textos e o critério editorial desfazem a qualidade e rigor dos números.


5. O Jogo
Uma no cravo e outra na ferradura para variar: 61 em vez de 60 mas bem no 4-0 aos 62!


Há minutos para todos os gostos...
Publicação
3-0
(60:00)
4-0
(61:42)
LPFP
61
63
Zerozero
61
62
A Bola
61
63
Record
60
62
O Jogo
61
62

Entretanto o tempo vai passando e às 20 horas de hoje, sexta-feira...
Estaremos a 48 horas de comemorar o sonho de décadas. Ver e sentir o BBB: Benfica Bem Bicampeão!

Aviso para quem faz recolha de informação estatística através de jornais e internet
Cuidado absoluto. O que deixei escrito não é excepção. É regra!

O que preocupa é que esta ligeireza na informação tanto é uma verdade nos números como nas inverdades/mentiras que levamos todos os dias. E que nesta semana têm crescido como cogumelos!


Alberto Miguéns
2 comentários
comentários
  1. Caro Alberto é sempre um prazer ler os seus textos ilustrados sempre tentando mostrar o que se vai passando neste país em termos de jornalismo desportivo,por vezes essa falta de rigor que acho que já perdura à bastantes anos é uma das causas do estado do desporto em Portugal,quantas histórias contadas à maneira deles já foram engolidas como verdades...é como o alemão...uma mentira contada muitas vezes acaba por ser tornar um facto.
    Felizmente acho que muitos de nós já vai fazendo o trabalho de casa deixando esse jornalismo cair na sua própria ridicularidade e muitas vezes na sua hipocrisia.
    Obrigado Alberto grande abraço!
    Rumo ao 34!

    ResponderEliminar
  2. ....Sr Dr ALBERTO....fala (escreve) a dada altura NA BIBLIA DO DESPORTO (O JORNAL ABOLA) que 1º nos cafés e depois diariamente em casa (quando tive autonomia financeira)(isto é alguns trocos ganhos) me acompanhou a mim e a toda a minha geração COMO JORNAL SÉRIO HONESTO COM JORNALISTAS COM COLUNA VERTEBRAL E QUE SEMPRE LUTARAM PELA CAUSA JORNALISTICA NUNCA ABDICANDO DE TEREM CONSCIENCIA E PENSAMENTO PRÓPRIO...HOJE NÃO PASSA DE UM PASQUIM AMESTRADO QUE DESONRA QUE LHES HONROU O PASSADO....HOJE O JORNAL A BOLA APENAS RIVALIZA COM O JORNAL DA CASERNA vulgo o jogo E AGORA TAMBEM COM O BOLETIM O "CAGÃO" PERTENÇA DO CLUBE ASSUMIDAMENTE CORRUPTO...uns vendem-se por um prato de lentilhas....outros por um prato de CROQUETES....abraço

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail