SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 outubro 2014

Em Leverkusen Para Ganhar Embalagem

01 outubro 2014 2 Comentários
TERCEIRA ÉPOCA, TERCEIRA COMPETIÇÃO. DEPOIS DE DUAS COM SUCESSO HAVERÁ UMA TERCEIRA?


Apenas na 6.ª (e última jornada) se saberá, quando o clube germânico jogar na "Catedral". Mas logo ao início da noite há que começar a construí-lo.


Reencontro do Benfica com o TSV Bayer 04 Leverkusen GmbH
O reencontro é com o poderoso “Grupo Desportivo e de Ginástica dos Trabalhadores da Fábrica Bayer”, fundado em 1 de Julho de 1904. Precisamente 4 meses depois do “Glorioso”. O Benfica em Lisboa e o clube germânico na cidade alemã de Leverkusen, no centro-oeste da Alemanha, na margem direita de um dos maiores rios da Europa, o Reno. Mas, mais do que isso, uma das regiões industriais e económicas mais ricas do Mundo, pejada de indústria pesada, com Leverkusen como “pátria” da indústria química mundial. Expressão desta tradição, pujança económica, social e desportiva, o adversário do “Glorioso” desta tarde, o TSV Bayer 04 Leverkusen: Turn (Ginástica) Sport (Desportivo) Verein (Grupo de Trabalhadores) 04 (1904: ano da fundação) Leverkusen (localidade). Um dos clubes mais ecléctico da Alemanha. Com várias secções desportivas, a de futebol denomina-se: Bayer 04 Leverkusen GmbH, de Ltd ou SAD, desde que o futebol na Alemanha passou a profissional (anos 60). Há pelo menos duas semelhanças entre o “Glorioso” e o TsV Bayer 04. São dois dos clubes mais eclécticos do Mundo e equipam de vermelho-e-branco.


Um estádio mítico na Alemanha
Em homenagem a um mítico director da empresa Bayer um estádio mítico do futebol europeu. O químico Ulrich Haberland (1900 - 1961 ) orientou a empresa (criada em 1863 por Friedrich Bayer) para ser uma das financiadoras do partido nazi e depois na II Guerra Mundial foi responsável pelas inovações que mataram milhões de cidadãos nos campos de extermínio da Europa Oriental. Mas no plano desportivo a empresa desenvolveu um projecto inovador de ocupar os tempos livres e de lazer dos seus trabalhadores criando um fantástico complexo desportivo para praticar inúmeras actividades e modalidades. Serviu de modelo noutras cidades da Alemanha e países europeus, por exemplo, na CUF portuguesa.



Depois de quatro jogos, o Glorioso prepara-se para mais dois...
ue ninguém se assuste porque a estatística não é simétrica. Depois de dois empates (1.º e 2.º jogo) e duas vitórias (3.º e 4.º jogo) não é obrigatório que sejam duas derrotas aos jogos 5.º e 6.º!

JOGOS DO BENFICA COM O TSV BAYER 04 LEVERKUSEN
Época
Data
Comp
Estádio
Local
Res.
1993/
1994
01.03.94
TVT
(1/4)
Luz
Lisboa
E 1-1
15.03.94
UlrichHaberlan
Leverkusen
E 4-4
2012/
2013
14.02.13
LE
(1/16)
BayArena
Leverkusen
V 1-0
21.02.13
S.L.B.
Lisboa
V 2-1
2014/
2015
01.10.14
LC
(FG)
BayArena
Leverkusen
?
09.12.14
S.L.B.
Lisboa
?
NOTAS: TVT - Taças dos Clubes Vencedores das Taças;
                 LE - Liga Europa; LC - Liga dos Campeões
Estádio BayArena (antigo Ulrich Haberlan)



Remodelações e saber honrar Ulrich Haberland
O estádio do TsV Bayer 04 sofreu várias remodelações passando a designar-se BayArena. Como faz parte de um excelente complexo desportivo o campo onde joga a equipa B (amadores) e feminina, junto ao estádio, passou a designar-se Ulrich Haberland.

Em primeiro plano o campo onde o Benfica jogará, pelas 13 horas, na Liga Jovem da UEFA. Ao fundo o estádio para o Glorioso conquistar os primeiros pontos na Liga dos Campeões

Dois jogos, duas vitórias: primeiro no pequeno e depois no grande!

Alberto Miguéns

2 comentários

Artigos Aleatórios

Apoio de: