Com a tese que o Benfica e o FC Porto têm uma aliança com
doze anos de existência, Bruno De Carvalho constata o que parece óbvio (e eu
até "concordo") mas por outras razões da exclusiva responsabilidade
do Sporting CP, ou melhor dos seus últimos dirigentes e alguns (de mais)
simpatizantes com influência nos media. Eu também, se fosse Bruno Carvalho
(cruzes canhoto), ao olhar, na linha de partida, do meu "carrito" para os dois bólides - um vermelho e outro azul-e-branco - também começava a tecer
"teorias da conspiração", para me inspirar, suspirar, respirar e
transpirar.
Aparentemente o FC Porto e o Benfica têm uma
"aliança" com uma dúzia de anos para afastar o Sporting CP da
conquista de troféus. Eu diria de outro modo. O Sporting CP há um pouco mais de
doze anos decidiu "suicidar-se" desportivamente ao colocar-se nas
mãos do FC Porto através do Projecto Roquette. Como se esperava o Projecto
Roquette deu-lhe alguns triunfos aquando da sua implementação, mas depois ao
fazer definhar o clube de José Alvalade/ Francisco Stromp atirou o Sporting CP
para uma subalternização da sua inteira responsabilidade. Este assunto (Projecto
Roquette) já foi tema, pelo menos, cinco vezes aqui no EDB. Agora que estive a
reler esses textos - até me parecem de mais - como se tivesse "pena"
do Sporting, talvez até mais do sportinguismo. Aliás o título do primeiro texto
é elucidativo - O Beijo da Morte (26 de Setembro de 2011). Mas, ainda houve
textos em (Beijo da Morte: Feitiços & Feiticeiros) 26 de Janeiro de 2012, (Paulo Bento e o Projecto Roquette) 28 de Abril de 2012, 12 e 13 de Março de 2013,
estes a propósito do falecimento do ex-presidente do SCP, João Rocha, um
anti-projecto Roquette.
Cortina
de fumo azul-e-verde
Com a
cortina de fumo “Encontros Para Aproveitar Sinergias na Construção dos Novos
Estádios”, Roquette e Pinto da Costa, estabeleceram um plano para o futebol e
modalidades. O Sporting CP aceitava que o FC Porto era o clube mais importante
de Portugal e o FCP tudo faria para proteger o SCP a fim deste conseguir na
zona centro-sul rivalizar com o Benfica.
No futebol
O FCP e
SCP não se digladiariam publicamente, trocariam jogadores e actuariam de forma
concertada de modo a desgastar o Benfica. Na prática o FCP seria mais vezes
campeão nacional (em anos de infortúnio, com tudo a correr mal e bem ao SCP, o
SCP poderia ser campeão nacional), mas o SCP garantiria o 2.º lugar, pois
tentariam isolar o Benfica de modo a dificultar o acesso deste aos lugares (1.º
e/ou 2.º) de qualificação para a Liga dos Campeões, onde haveria o “perigo” de
fazer dinheiro e tornar-se “perigoso”.
Nas modalidades
O SCP e o
FCP teriam modalidades complementares enfrentando o Benfica em todas. Apenas
teriam em comum o Andebol (por serem os dois clubes históricos que introduziram
a modalidade - Andebol de Onze - em Portugal, em 1931). E que a praticam
ininterruptamente desde esse ano, ao contrário do Benfica que começou em 1932
(8 de Maio) e interrompeu três temporadas, entre 1939/40 e 1941/42. O SCP
abdicou do Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol. O FCP assumia não criar a
equipa de Futsal, nem investir no Atletismo. O Voleibol do SLB seria confrontado
pelo SC Espinho, com amplo apoio na FPV sediada no Porto. Se houvesse tentativas
de adeptos fazerem ressurgir qualquer modalidade - no caso do SCP com adeptos menos
"controlados" que os do FCP - as secções seriam autónomas sem qualquer
apoio financeiro e logístico das Direcções de SCP ou FCP. Até a
"integração" em 2014/15 da secção autónoma de Hóquei em Patins do SCP
mostra que o Projecto Roquette faliu!
O último
combate
Foram
poucos os sportinguistas que se insurgiram no Conselho Leonino contra esta
subserviência do SCP ao FCP. Um dos poucos foi João Rocha, como deu conta numa
entrevista ao “Record”, meia dúzia de anos depois, mas da qual os “jornalistas”
portugueses não ligaram, por medo, desprezo ou incompetência. Por que estaria
João Rocha indignado se Roquette conseguira colocar sempre (com o FCP) o SCP na
Liga dos Campeões? Isto era "mau" para o SCP?
Porquê da
indignação
João
Rocha mostrou-se indignado, não pelo facto do pacto permitir ao SCP
superiorizar-se ao Benfica, mas sim por quatro motivos:
1. A
falta de ética do Projecto Roquette, ao estabelecer um plano maquiavélico,
unindo dois clubes (FCP + SCP) para afastar outro (SLB) de competições
desportivas, numa estratégia político-económica, extra competência desportiva;
2. A
subserviência do SCP ao FCP, admitindo que este era superior, num tempo (finais
dos anos 90) quando as sondagens acerca das simpatias clubísticas davam
emparelhamento entre os dois clubes (cerca de 21 por cento);
3. O
"beijo da morte dos portistas aos sportinguistas", condenando para
sempre (pelo menos a longo prazo) o SCP, pois o FCP iria crescer
desmesuradamente à custa do enfraquecimento do SCP. O definhamento do SLB seria
sempre uma incógnita face à certeza anterior. NOTA DO
EDB: João Rocha aos 70 anos (2000) continuava lúcido, como aos 50 anos (1980);
4. O
rebaixamento dos dirigentes do SCP perante os do FCP, quando ele passara o seu
mandato a "combater as estratégias intriguistas e ilegais de Pinto da
Costa". E foi por isso - por perceber que não conseguia derrotar Pinto da
Costa, que entretanto - em meados dos anos 80 - estabelecera boas relações com
o presidente do SLB, Fernando Martins, que João Rocha decidiu abandonar o SCP
(1986) por não encontrar meios para fazer do SCP uma potência do futebol,
virando-se para as modalidades.
O SCP bem se aviou com o Projecto
Roquette
Agora queixam-se. Até falam em 12 temporadas. Mas há 12 anos
(2001/02) conquistaram o último título já alicerçado no entendimento com o FC
Porto. Dias da Cunha provocou alguma inconstância quando com aquele grau de imprevisibilidade
que o caracteriza nomeou os "Rostos do Sistema" irado por ter o
campeonato de 2004/05 "quase-ganho" através de Pedro Proença - no FC
Penafiel - SL Benfica - e ter falhado Ricardo & Paraty naquele cabeceamento
de Luisão! O Benfica respirou mas com Dias da Cunha "borda-fora"
voltou o Projecto Roquette com Soares Franco & Paulo Bento a ficarem quatro
vezes em 2.º lugar apoiados nos quatro campeonatos consecutivos do FC Porto.
Com Bettencourt e Godinho a não servirem a Pinto da Costa, como se percebe, em
relação a Bettencourt nas escutas do "Apito Dourado" dá-se o
"Beijo da Morte" do FCP no Sporting CP. Que agora faz Bruno Carvalho
esbracejar e estrebuchar.
CLASSIFICAÇÕES NO CAMPEONATO NACIONAL
Época
|
Presidente
do SCP
|
SLB
|
SCP
|
FCP
|
1998/99
|
José Roquette
|
3.º
|
4.º
|
|
1999/00
|
José Roquette
|
3.º
|
2.º
|
|
2000/01
|
António Dias da Cunha
|
6.º
|
3.º
|
2.º
|
2001/02
|
António Dias da Cunha
|
4.º
|
3.º
|
|
2002/03
|
António Dias da Cunha
|
2.º
|
3.º
|
|
2003/04
|
António Dias da Cunha
|
2.º
|
3.º
|
|
2004/05
|
António Dias da Cunha
|
3.º
|
2.º
|
|
2005/06
|
Filipe Soares Franco
|
3.º
|
2.º
|
|
2006/07
|
Filipe Soares Franco
|
3.º
|
2.º
|
|
2007/08
|
Filipe Soares Franco
|
4.º
|
2.º
|
|
2008/09
|
Filipe Soares Franco
|
3.º
|
2.º
|
|
2009/10
|
José Bettencourt
|
4.º
|
3.º
|
|
2010/11
|
José Bettencourt/
Godinho Lopes
|
2.º
|
3.º
|
|
2011/12
|
Godinho Lopes
|
2.º
|
4.º
|
|
2012/13
|
Godinho Lopes
|
2.º
|
7.º
|
|
2013/14
|
Bruno Carvalho
|
2.º
|
3.º
|
Até o Beijo da Morte surtir efeito...
Quem mais beneficiou com o Projecto Roquette foi o FC Porto
como João Rocha percebera. O Sporting CP também foi conseguindo alguns
triunfos, mas que foram escasseando. O Benfica, afinal, era mais difícil de
vergar do que "eles" pensavam. O "Glorioso" é uma montanha
de pedra. Podem tirar umas "lascas" mas é impossível desmantelar
milhões de biliões de toneladas em "Paixão & Emoção".
TROFÉUS OFICIAIS ENTRE 1999/2000 e 2013/14 (Pós. PR)
Época
|
99/
00
|
00
/01
|
01/
02
|
02/
03
|
03/
04
|
04/
05
|
05/
06
|
06/
07
|
07/
08
|
08/
09
|
09/
10
|
10/
11
|
11/
12
|
12/
13
|
13/
14
|
CN
|
SCP
|
BFC
|
SCP
|
FCP
|
FCP
|
SLB
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
SLB
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
SLB
|
TP
|
FCP
|
FCP
|
SCP
|
FCP
|
SLB
|
V.S
|
FCP
|
SCP
|
SCP
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
AAC
|
V.G.
|
SLB
|
ST
|
FCP
|
SCP
|
FCP
|
SCP
|
FCP
|
FCP
|
SLB
|
FCP
|
SCP
|
SCP
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
FCP
|
TL
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
V.S
|
SLB
|
SLB
|
SLB
|
SLB
|
SCB
|
SLB
|
LC
|
-
|
-
|
-
|
-
|
FCP
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
LE
|
-
|
-
|
-
|
FCP
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
FCP
|
-
|
-
|
-
|
TI
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
FCP
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Se compararmos trinta épocas, antes e
depois...
Quem mais beneficiou com o Projecto Roquette foi o FC Porto.
Se dividirmos as últimas três décadas em antes (aPR) e depois (dPR) do Projecto
Roquette, o Sporting CP pouco beneficiou, a não ser no início diluindo-se
depois. No dPR, o FC Porto conquistou mais quatro troféus, incluindo quatro
troféus internacionais. O Benfica os mesmo onze, se bem que, menos um
campeonato nacional e menos três Taças de Portugal. O Sporting CP beneficiou
nos primeiros tempos, regressando à conquista de campeonatos nacionais (depois
de 1981/82), mais duas Taças de Portugal e mais duas Supertaças, muito à conta
de finais com o FC Porto. Depois, e rapidamente, tudo acabou! Como seria de
esperar. Como João Rocha percebeu! Bruno Carvalho!? Agora é tarde!
TROFÉUS OFICIAIS ENTRE 1984/85 e 2013/14
Competições
Clubes
|
84/85
– 98/99
|
99/00 – 13/14
|
||||
SLB
|
FCP
|
SCP
|
SLB
|
FCP
|
SCP
|
|
CN
|
4
|
11
|
-
|
3
|
9
|
2
|
TP
|
5
|
4
|
1
|
2
|
7
|
3
|
ST
|
2
|
8
|
2
|
1
|
10
|
4
|
TL
|
-
|
-
|
-
|
5
|
-
|
-
|
LC
|
-
|
1
|
-
|
-
|
1
|
-
|
LE
|
-
|
-
|
-
|
-
|
2
|
-
|
STE
|
-
|
1
|
-
|
-
|
-
|
-
|
TI
|
-
|
1
|
-
|
-
|
1
|
-
|
TOTAIS
|
11
|
26
|
3
|
11
|
30
|
9
|
Tenho a impressão que vou reviver em
2014/15 as últimas cinco temporadas dos anos 70!
O SL BENFICA tem de vencer o Bicampeonato para dar
significado histórico à 33.ª conquista em 2013/14. Que não pode significar o
que significam os títulos de 1993/94, 2004/05 e 2009/10. Interromper Bis, Tris, Tetras e tretas do FCP, mas sim iniciar sequências compostas de dois ou três
campeonatos consecutivos para o "Glorioso"!
O FC Porto vai "mexer todos os
cordelinhos" para não permitir ao Benfica o perigoso ressurgimento com a
conquista de mais de um título em sequência, tal como foi conseguido desde que
o actual presidente do FCP é... presidente - títulos isolados: 1986/87, 1988/89,
1990/91, 1993/94, 2004/05 e 2009/10.
O Sporting CP percebe que já não tem capacidade
financeira (como SLB e FCP), nem capacidade de influenciar entidades ou
manipular resultados (como o FCP) e vai ser obrigado a prometer o título - o 2.º lugar em
2013/14 foi bom, mas um 3.º dava expectativas mais baixas - mas enquanto
promete o título impossível - terá que ultrapassar, em simultâneo, não um mas
dois clubes com mais condições - vai criar manobras de diversão para justificar
a falta de dimensão. Vai ser um fartote, logo na pré-época de Julho a meados de Agosto. E
depois com a competição "a doer" vai ser um festival Bruno Carvalho!
Isto promete. Nunca mais chega Agosto!
Alberto Miguéns
Plano para Junho
(Previsão sempre à meia-noite)
(Previsão sempre à meia-noite)
De 10 para 11: E Se o Vencedor das Eleições na desLiga For...;
De 11 para 12: A Maior Mentira do Futebol Português;
De 12 para 13: Centenário da Gloriosa Natação;
De 13 para 14: Álvaro Gaspar (1913/14 - A Glória Final);
De 14 para 15: Atenção ao "Futeluso - versão 2015";
De 15 para 16: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 11 para 12: A Maior Mentira do Futebol Português;
De 12 para 13: Centenário da Gloriosa Natação;
De 13 para 14: Álvaro Gaspar (1913/14 - A Glória Final);
De 14 para 15: Atenção ao "Futeluso - versão 2015";
De 15 para 16: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 16 para 17: Gostava Tanto Que..;
De 17 para 18: Tanta e Tanta Glória Benfica (Golo 17 mil)
De 17 para 18: Tanta e Tanta Glória Benfica (Golo 17 mil)
CONCORDO
ResponderEliminarMuito bem.
ResponderEliminarCuriosa esta compulsão que algumas pessoas têm de procurar atribuir culpas aos adversários do mesmo teor do que eles têm dentro de casa.
João Rocha era um homem duro e o último grande presidente que o SCP teve. O meu pai conheceu-o e falava de um homem vertical. Foi o primeiro homem que enfrentou o presidente do FCP percebendo o que estava ali. Desgraçadamente para o SCP ninguém depois se aproximou da sua bitola. E teve ainda coragem para denunciar o mais vergonhoso pacto do futebol Português. Vergonhoso.
E agora temos isto. Não vale a pena pensar que este actual presidente do SCP e as suas opiniões vão muito longe. O tempo e os factos inerentes à realidade de cada um dos 3 clubes e do futebol Português encarregar-se-ão de por as coisas no seu lugar. Quanto mais sei da história do futebol Português menos me surpreendo com a cultura e a prática associada a cada um dos grande clubes de Portugal.
Saudações Benfiquistas
VJ
Excelente Albertp, já conhecia a história há muitos anos mas gosto de a ler só para não me esquecer.
ResponderEliminarUma bela teoria...mas só mostra que não percebeu NADA do que foi o Projecto Roquette. Como não é Sportinguista, não esperava que percebesse, mas ajudava perceber antes de se por com teorias. Nunca foi um projecto desportivo. Foi apenas e só para roubar o Sporting. A parte desportiva era apenas e só para distrair os sócios e adeptos do que se ia passando. Num clube que não ganha títulos e/ou dinheiro, os dirigentes são rapidamente afastados. A tal aliança com o Porto visava impedir isso. E depois, quanto mais dinheiro houvesse, mais haveria para sacar.
ResponderEliminarCaro Cafageste
EliminarO seu comentário deve preocupar os sportinguistas.
Eu não perceber NADA do PR não aquece nem arrefece o SCP. Agora aqueles que se dizem sportinguistas não perceberem MESMO NADA do que se passou não é grave. É gravíssimo. João Rocha tinha razão. Não era um projecto desportivo, mas segundo João Rocha "era a única maneira de SCP e FCP estarem SEMPRE na Liga dos Campeões (as maiúsculas são minhas mas não sei se JR ao falar não dariam ênfase a esse SEMPRE!).
Foi o FCP que vos empurrou para a situação actual. Não uma suposta aliança entre o FCP e o SLB. Isso era como aliar Deus e o diabo, este a vestir às riscas, claro!
Gloriosas Saudações Desportivas
Alberto Miguéns
Não me entenda mal. Sei que o combinado era ficarem os dois nos primeiros lugares. Mas não era com o objectivo de acabar com o Benfica. Esse não era um fim, apenas um bónus. O que era necessário era desviar as atenções dos Sportinguistas para continuar a roubar. Sem títulos ou sem presenças na Champions, a Direcção começaria a ser questionada.
EliminarPassados estes anos, veja o património imobiliário que o Sporting tinha e o que tem. Veja o passivo que tinha e o que tem... Roquette nunca quis saber do Sporting. Apenas do seu bolso. Pena foi termos dado conta disso tão tarde. Depois dele, vieram os "sucessores naturais" em que se criavam as famosas "vagas de fundo" para os apresentar como únicas soluções, chave para todos os problemas e que garantiam que nada transpirava cá para fora sobre as malfeitorias. Soares Franco então, ganhou muito... Mas confio que tudo se saberá e se não formos a tempo de punir os responsáveis, ao menos vão ficar manchados pela vergonha de serem expostos. Isto se tiverem vergonha...
Quanto à Aliança... Surpreendia-o assim tanto? Ver um presidente que quando estava no Alverca era "de abraço" com o Papa e festejava as vitórias do Porto e, de um momento para o outro, torna-se no grande inimigo? Não acha estranho? Um indivíduo que era sócio dos 3 clubes? Não estará você a confundir os benquistas com o Benfica/Vieira? Aliança dos benfiquistas com o Porto não existe, isso é certo. Mas do Benfica/Vieira com o Porto...? Não estaremos perante uma versão vermelha do Projecto Roquette?
Caro Cafageste
EliminarSe o SLB ficasse a cada quatro épocas três vezes, no 3.º ou abaixo deste lugar, acontecia-lhe o mesmo que ao SCP. Reduzir receitas nos orçamentos de 100 para 25 milhões de euros e ainda aumentar passivos. Na prática era acabar no sentido de ter "dimensão" para conquistar títulos em Portugal e fazer figura na UEFA.
Quanto ao segundo parágrafo. Já conheci, não um mas várias situações, em que irmãos - ligação biológica - eram dos mais unidos e "unha com carne" do mundo passarem a ter um ódio de morte! Não conhece "casos" destes!?
Gloriosas Saudações Desportivas
Alberto Miguéns
Claro que sim. Mas são precisas razões muito fortes para isso acontecer. E é estranho que tenham acontecido precisamente na altura em que Vieira entrou no Benfica. Mas realmente o Fernando Gomes também se "zangou" com o Papa e agora está na FPF...
EliminarBoas
ResponderEliminarÉ impressionante ver os quadros, e ver o domínio do FC Porto . O FC Porto vence pelo menos um troféu desde 1989 , portanto há mais de 20 anos que ganha qualquer coisa , não só internamente como na Europa . Aliás é o único clube português a ganhar troféus europeus nesse período . Era bom reflectir neste aspecto antes de dizer que foi com ajuda dos árbitros .
Sou d Benfica mas há que reconhecer o mérito do FC Porto .
Caro Anónimo
EliminarQuando se vence "folgadamente" cá dentro criam-se mais condições para vencer "lá fora"! Pressão, gestão e descanso facilitado. Veja/ ouça a escuta do Augusto Duarte. Foi para poupar 10 (dez!) jogadores em Aveiro para estarem "folgados" frente ao Deportivo da Corunha.
Tudo pensado. Ninguém pode negar é que não há "bons pensadores" no FCP!
Gloriosas Saudações Benfiquistas
Alberto Miguéns
Um dos factores que conduziu ao nosso apagamento e depauperamento nas décadas de 90 e 00 foi exactamente isto:
ResponderEliminar"...estabelecera boas relações com o presidente do SLB, Fernando Martins,..."
Fernando Martins (paz à sua alma) foi completamente cilindrado por esta "amizade" e muitas das opções que tomou ao longo dos seus mandatos hipotecaram essas duas décadas (claro que todo o circo e desvairamento de Damásio, Vilarinho e Vale e Azevedo ajudaram, e muito, à festa).
Quanto ao projecto Roquette, 100% de acordo. Estranho muito que os Sportinguistas se alheiem desta realidade e nunca a discutam (se calhar não o fazem por manifesta vergonha).
boas tardes. sera possivel dizer-me os titulos ganhos pelos seguintes treinadores: Mario palma, teotolio lima.
ResponderEliminarobrigado, pela atençao
Caro Vítor Catita
EliminarMário Palma
5 temporadas (1991/92 - 1995/96)
4 campeonatos nacionais
5 Taças de Portugal
3 Supertaças
4 Taças da Liga
Teotónio Lima
12 épocas (1956/57 - 1964/65 e 1972/73 - 1974/75)
6 campeonato nacional
5 campeonatos metropolitanos
5 Taças de Portugal
8 campeonatos regionais
Caro Alberto,
EliminarDe 1968/69 a 1970/71 não foi o Teotónio Lima?
Saudações benfiquistas
Não foi. Era o José Alberto
EliminarAlberto Miguéns
Muito bem, era isto que gostava de ver LFV ou alguém do clube dizer para desmascarar estas declarações sem qualquer tipo de fundamento deste presidente do Sporting. Bastava lembrar essa entrevista do João Rocha para o calar, se calhar não sabe o que era o Projecto Roquette.
ResponderEliminarSaudações
JRocha.
obrigado pela imformaçao. ja agora podia_me dizer os titulos ganhos e golos marcados pelo treinador do benfica (femenino) paulo almeida? e do vitor fortunado ?
ResponderEliminarIncrível como 1 ano e 1 mês depois, esta crónica continua actual, sendo agora importantíssimo o carimbo do TRi!
ResponderEliminar