SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2014

Glória Eterna Coluna (2)

26 fevereiro 2014 0 Comentários
OPINIÃO



Mário Esteves Coluna nasceu no bairro de Magude, em Lourenço Marques (actual Maputo), na antiga província ultramarina de Moçambique, em 6 de Agosto de 1935. O seu pai natural de Mação, na Beira Baixa, emigrara para essa colónia africana aos 19 anos e por lá ficara, casando com uma moçambicana.
Mário Coluna era o único filho do casal, sentindo-se atraído pelo desporto desde muito novo. Andou pelo boxe, basquetebol e atletismo, modalidade em que conseguiu bons resultados no salto em altura. Mas seria o futebol a seduzi-lo.

Iniciou-se, aos 15 anos, na equipa de João Albasini, célebre por formar bons jogadores. Depois esteve próximo de actuar no Ferroviário de Lourenço Marques, mas seria no Desportivo, filial laurentina do "Glorioso" que Coluna com 17 anos faria uma progressão notável a avançado-centro. No final da época de 1953/54 rumou ao Benfica.

Alberto Miguéns

NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 18 horas o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: