SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2014

Glória Eterna Coluna (14)

26 fevereiro 2014 0 Comentários
OPINIÃO

Coluna aos 30 anos, entre José Torres e Simões numa época má, até para conseguir fotografias "decentes"


Foi uma época com Coluna a ter pouca capacidade para evitar uma temporada catastrófica no regresso do treinador Béla Guttmann. Coluna era "pau para toda a obra" jogando a médio-esquedo e defesa-central-esquerdo.
Adeus ao título de campeão nacional
Num campeonato desastrado - 2.º lugar a um ponto do vencedor - impedindo o Tetracampeonato o "Glorioso" teve, mais uma vez, em Coluna um dos principais suportes: 1980 minutos em 22 jogos e três golos. Apenas cinco gloriosos de "Manto Sagrado" terminaram uma competição com 26 jornadas com mais minutos jogados.

Adeus ao título na Taça de Portugal
Na Taça de Portugal, disputada a duas mãos por eliminatória, o Benfica ficou-se pelos quartos-de-final. Quase inexplicável. Coluna foi o sétimo jogador do Benfica com mais tempo de utilização: 360 minutos em quatro jogos.

Adeus ao título na Taça dos Clubes Campeões Europeus
E na Taça dos Clubes Campeões Europeus o fim de linha deu-se nos quartos-de-final. Coluna com 450 minutos em cinco jogos e um golo - ao CS Levsky de Sófia da Bulgária - foi o sexto mais utilizado na sétima (sexta consecutiva) campanha europeia na prestigiada Liga dos Campeões (versão a eliminar até à final).

"Pior que tudo": pela primeira vez desde 1960/61 o "Glorioso" ficava afastado da principal competição europeia
Em 1966/67 restaria tentar conquistar a Taça das Cidades com Feiras e sagrar-se campeão nacional em Portugal para regressar, em 1967/68 à principal competição europeia para clubes.

1965/66
Competições
Jogos
Golos
Adversários
Golos
TOTAIS
35
4


Campeonato Nacional
22
3


Taça de Portugal
4
-


Taça Clubes Campeões Europeus
5
1


Torneio Ramón de Carranza
2
-


Particulares internacionais
2
-


NOTA: A vermelho troféus (e/ou) títulos conquistados

Alberto Miguéns

NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 18 horas o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: