SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 fevereiro 2014

Com as Aparências Nos Iludem

14 fevereiro 2014 3 Comentários
OPINIÃO

NOTA INICIAL: Obrigado ao leitor do EDB que nos deu conhecimento deste excelente artigo (e trabalho) do jornal desportivo francês L´Equipe.

Somos frequentemente atropelados pela ideia que o Sporting CP tem uma das melhores formações mundiais de futebolistas (a par do AFC Ajax da Holanda).

Geralmente é "31 de boca". Às vezes com números
Muitas vezes apercebemo-nos que é "conversa fiada"! Mas há ocasiões em que apresentam números de futebolistas a jogar em Chipre, na Arábia Saudita e em todo o resto do "mundo esquecido do futebol". Tal como fazem com os treinadores portugueses a trabalhar (nisto, na vontade de trabalhar onde quer que seja - ninguém pode achincalhar os treinadores portugueses) em países com futebóis de vulgaridade.

Quando falamos com estrangeiros a "cantiga" é outra
Geralmente o adepto do futebol não sabe - nem quer saber - a origem dos craques. Sabe é onde jogam os "Melhores do Mundo"!


        MELHORES FUTEBOLISTAS DO MUNDO EM 2013
           (ordenada pelas percentagens apuradas na Bola de Ouro/ FIFA 2013)


Futebolista
(Idade em 31.12.2014)
1.ºs clubes
(Idade)
Clube como sub 19
(Idade)
Clube actual
Ronaldo
(29)
CF Andorinha (8/9)
CD Nacional (10/11)
Sporting CP
(12/18)
Real Madrid CF
(desde os 24 anos)
Messi
(27)
CA Newell’s Old Boys
(8/12)
------
FC Barcelona
(desde os 13 anos)
Ribéry
(31)
FC Conti Bolonha
(6/11)
Lille OSC
(12/16)
US Bolonha
(17/20)
FC Bayern Munique
(desde os 24 anos)
Ibrahimovic
(33)
Malmoe BI (6/7)
BK Flagg (8/10)
FBK Balkan (11/12)
Malmoe FF
(13/20)
PSG FC
(desde os 31 anos)
Neymar
(22)
AA Portuguesa Santista (6/11)
Santos FC
(12/20)
FC Barcelona
(desde os 21 anos)
Iniesta
(30)
Albacete Balompié (10/12)
------
FC Barcelona
(desde os 13 anos)
Van Persie
(31)
SBV Excelsior
(14/15)
SC Feyenoord
(16/21)
Manchester Utd FC
(desde os 29 anos)
Robben
(30)
VV Bedum
(5/12)
FC Groningen
(13/18)
FC Bayern Munique
(desde os 25 anos)
Bale
(25)
Cardiff Civil Service
(até 15)
Southampton FC
(16/18)
Real Madrid CF
(desde os 24 anos)
Pirlo
(35)
Flero
(6/9)
Voluntas Brescia
(10/12)
Brescia Calcio
(13/19)
Juventus FC
(desde os 32 anos)



O "trabalho do L' Equipe" de ontem (13 de Fevereiro de 2014)
O histórico e consagrado diário desportivo francês "L'Equipe" fez uma pesquisa colocando os "pontos nos iis"! Quais os clubes que têm mais futebolistas formados nas suas equipas juvenis com contrato nos cinco melhores campeonatos nacionais europeus (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália).



O FC Barcelona é a melhor "escola". Conta no seu plantel com 16 futebolistas (64 por cento) formados no clube. E tem mais 28 jogadores com contrato profissional em clubes das cinco melhores ligas. 

O Olímpico Lionês (Olympique Lyonnais) conhecido por Lyon tem 14 futebolistas (54 por cento) no plantel 2013/14 e mais 17 jogadores espalhados por 12 clubes de quatro (dos cinco) países: dois em Inglaterra (Newcastle FC), um em Espanha (Real Madrid CF), mais um em Itália (FC Inter Milão) e 13 em França (por nove clubes).


 O Real Madrid CF com 27 por cento do plantel (sete jogadores) constituído por madridistas tem mais 24 futebolistas numa das cinco maiores ligas. 

Outras grandes "escolas": Stade Rennes (10 no clube e 18 "for a"), Arsenal FC (10 no clube e 17 "fora").

Outros clubes constituídos por futebolistas das suas "escolas": Athletic Club, Bilbau (61 por cento), Real Sociedad (58 por cento) e Montpellier HSC (48 por cento).

Podemos questionar se o campeonato francês é superior ao português. Mas o Sporting CP, sem futebolistas em França, nos "outros quatro" tem quatro futebolistas: Ronaldo (Real Madrid CF), Simão Sabrosa (RC Espanhol), Daniel Carriço (Sevilha FC) e Nani (Manchester United FC). Não me lembro de mais!

As aparências com que nos iludem... mas também desiludem

Alberto Miguéns

NOTA FINAL (Para que não haja qualquer tipo de dúvida): Actualmente considero a formação do Sporting CP a melhor de Portugal. Mas apenas desde meados dos anos 90 do século XX. Apesar de esperar - e querer - que a do Benfica se sobreponha em breve. Mas a formação do SCP está longe de ter a importância que se lhe dá nos media portugueses. Pelo menos entre os adeptos de futebol na Europa (como constatei no verão passado) e entre os media europeus (como o artigo do jornal "L´Equipe" demonstra).
3 comentários
  1. Ser do benfica não é ser faccioso


    Liverpool- João teixeira

    Granada- Ilori
    Southampton- José Fonte
    Monaco- Moutinho
    Lazio- Pereirinha
    Sassuolo- Pedro mendes

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguéns, o L'equipe foi beber os dados a um estudo que saiu há algumas semanas (o documento completo custa quase metade de um salário mínimo).

    Após ler o excerto, é possível retirar algumas conclusões, que em geral vão de encontro às suas:

    1) O Sporting é claramente o clube que mais e melhor tem formado nas últimas décadas. Aqui não há discussão.

    2) Com 33,3% de jogadores da formação no seu plantel (o estudo reporta a Outubro de 2013) é claramente falso que o Sporting seja dos clubes que mais aposta na sua formação. Nem sequer está próximo do top 20 europeu (ver página 7 do excerto). Neste aspecto é um caso clássico de "mentira muitas vezes repetida...".

    3) Em termos de jogadores da formação a jogar nas primeiras divisões da Europa, os jornais e o sporting podem podem de facto orgulhar-se de estar entre os melhores, pois são o 4º clube a nível europeu que mais forma (dito isto, ainda bem longe do trio da frente).

    Retirado da página 8 do excerto:

    Ajax (NED) .............................69
    Partizan (SRB) .......................66 (7)
    Barcelona (ESP).....................61
    Hajduk Split (CRO) .................52
    Sporting CP (POR) .................52
    ...
    Porto (POR)............................37
    ...
    Benfica (POR).........................32

    Concluíndo, graças ao bom trabalho da nossa formação é expectável que nos próximo 3 a 5 anos, em termos de quantidade de jogadores formados, seja possível ultrapassar o porto e encurtar significativamente a distância para o sporting (até porque vários jogadores formados por eles vão terminar a carreira durante esse período).

    Aqui está o excerto do estudo: http://www.football-observatory.com/-Publications,18- CIES Football Observatory Demographic Study

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  3. Para já em Portugal não há grandes dúvidas, a formação do sporting continua a ser a que apresenta melhores resultados, mas é bom ver que o Benfica tem feito progressos nesta área. É uma questão de tempo...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: