SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 julho 2012

Mestre Benfica Polaco

21 julho 2012 3 Comentários
HISTÓRIA

Logo à tarde, pelas 16.oo horas, temos o quarto jogo (a rambóia de dia 18 não conta!) desta pré-temporada 2012/13. A meia-final do I Torneio Polaco dos Mestres (Polish Masters) de Wroclaw. Antes, com início às 13.00 horas realiza-se a primeira meia-final, entre o PSV Eindhoven e o Atlético Club, de Bilbau. No domingo, o jogo para o 3.º lugar, entre os vencidos de sábado (10.45 horas) e a final do torneio (13.45 horas).

Vamos para o 4.º e 5.º jogo na Polónia
Há quase duas décadas estreámo-nos, na Taça dos Vencedores das Taças, na Polónia, depois de ganharmos vantagem (1-0) na 1.ª mão, com um empate a um golo (de Vítor Paneira, aos 70minutos) em Katowice, capital da Alta Silésia.

Três temporadas depois, o segundo jogo, em Chorzow, na Alta Silésia, também na extinta competição da UEFA (para vencedores e finalistas vencidos por campeões nacionais na Taça nacional de cada país) empatámos sem golos, após vitória, por 5-1, na 1.ª mão.

Em 25 de Março de 2001, a terceira deslocação à Polónia, para defrontar na capital da Alta Silésia, o WKS Slask/ Silésia com uma vitória por 2-0, golos do defesa-central Ronaldo (1-0, aos 25 minutos) e Rui Baião (2-0, aos 89 minutos). 

JOGOS DO “GLORIOSO” NA POLÓNIA
Época
Comp.
Res.
Adversário
S
Cidade
Estádio
93/94
TVT – 1/16 (2.ªm)     (1)
E 1-1
GKS Katowice
F
Katowice
Bokowa
96/97
TVT – 1/16 (2.ªm)     (2)
E 0-0
KS Ruch
F
Chorzow
Ruch
00/01
Particular
V 2-0
WKS Silésia
F
Wroclaw
Olímpico
(1)             Na 1.ª mão o SLB venceu por 1-0;
(2)            Na 1.ª mão o SLB venceu por 5-1




A cidade polaca Wroclaw nasceu em 1945 da cidade alemã Breslau
O nosso adversário é clube recente (1947) de região histórica (anos 80 do século XIX) do futebol… alemão. O WKS Slask (numa tradução possível, Clube (K) Desportivo (S) da Wroclawia (W) Silésia (Slask)) foi fundado em 1947, na sequência da retirada alemã da Silésia, bem como da extinção dos clubes alemãs da região.

“Antepassados alemãs” do WKS
Até ao final da II Guerra Mundial, a Baixa Silésia foi território alemão desde o início, em 1812, do Reino da Prússia e posterior formação do Império Alemão. E a sua capital era Breslau (actual Wroclaw). Como seria de esperar de uma região industrial alemã, cedo se revelou o interesse pelo popular jogo desportivo desenvolvido em Inglaterra, o futebol.  

Alemanha e Polónia em 1939

 Alemanha e Polónia em 1945

A força da Silésia no futebol alemão
Após existirem vários grupos de futebol, mais ou menos informais, em 1 de Abril de 1897 fundou-se, finalmente, um clube importante agregador dos melhores futebolistas da cidade, o Sport-Verein Blitz (Associação Desportiva Relâmpago) Breslau, SVB Breslau. Em 28 de Janeiro de 1900 foi um dos clubes que esteve na origem da fundação da federação alemã de futebol (DFB), integrando a associação regional da Silésia (em 1906, denominada SOFV). Mas o clube durou pouco tempo, tal a diversidade de elementos que integrava, dividindo-se em dois clubes rivais: em 26 de Agosto de 1901 o SCB Breslau - Sport Club Schlesien Breslau (Clube Desportivo Silésiano de Breslau) - e em 2 de Maio de 1907, o VfR 1987 Breslau - Verein für Rasenspiel 1897 Breslau (Associação para Jogos-de-campo de 1897 de Breslau), numa tentativa de recuperar, por outros dissidentes, o nome original. Em 1934, no surgimento da ideologia desportiva do partido Nazi, de evitar rivalidades entre alemães, os dois clubes juntaram-se, surgindo o VfR Schlesien Breslau. Durou menos de uma década, pois em 1 de Setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polónia, na então fronteira, entre os dois países, em território hoje pertencentes à Polónia, pois a Alemanha derrotada teve de recuar as fronteiras, cerca de 150 km para oeste. E isso significou perder um território com dimensão superior ao português. Com a perseguição e expulsão dos alemães das áreas oeste e a ocupação da cidade e região por polacos, muitos expulsos de leste pela Exército Vermelho da URSS surgiram novos clubes desportivos em toda a Silésia (a oeste e sul) e Pomerânia (a norte) fundados por polacos, nas cinzas dos clubes alemães, entre eles o adversário do “Glorioso” desta tarde.

A simbólica invasão - fotografada para propaganda Nazi - da Polónia pelo exército alemão, na então fronteira germano-polaca, em Gleiwitz (actual Gliwice polaca), a sul de Wroclaw. Esta passagem fronteiriça (em 1939) é na actualidade parte de uma avenida entre Gliwice e Chorzów.
A força da Silésia no futebol polaco
A força do futebol polaco está da região da Silésia: Baixa (a Oeste) e Alta (a Sul). É só comparar os títulos e troféus oficiais (histórico) e as classificações (na última temporada) dos clubes polacos.

O clube de Wroclaw está a meio de uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões que tornou f+acil como se pode ver nestas imagens.

 

CARREGA BENFICA

Alberto Miguéns




3 comentários
  1. Fernando Henriques21 julho, 2012 12:38

    Caro Alberto

    Antes de mais um enorme obrigado pela forma como defende o Benfica e a nossa história. Acompanho os seus artigos há muitos anos, os quais arquivo religiosamente. No início do seu texto refere que "a rambóia de dia 18 não conta", isso significa que o jogo de hoje é o 4898º ? Faço esta contabilização baseado nos dados que o Alberto vai disponibilizando, mas tinha contabilizado esse jogo, o que faria com que o de hoje fosse o 4899º ...

    Mais uma vez obrigado
    Saudações benfiquistas
    Fernando Henriques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Henriques

      Certo. O jogo com o PSV será o 4899 e com o Real Madrid o 4900. O SLB - Fundação Luís Figo não me parece que possa ser contabilizado como jogo particular da equipar senior do SLB porque o adversário não era formado por seniores - como o SLB - mas sim por veteranos. Não se trata do mesmo escalão. Tal como um SLB seniores - selecção de juniores nunca seria um jogo particular.

      Mantenho, sempre, o critério. E este jogo estava validado em todos, menos nesse.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Fernando Henriques22 julho, 2012 12:22

      Caro Alberto

      Grato pela sua explicação, que faz todo o sentido, naturalmente. Tenho a minha lista de jogos (muito incompleta) trabalhada em excel. Posso enviar-lha para dar uma vista de olhos ? O meu endereço de email é fernando.henriques.slb@gmail.com se pretender entrar em contacto.

      Saudações benfiquistas
      Fernando Henriques

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: