SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 março 2012

Tentar Enganar a História

08 março 2012 4 Comentários
OPINIÃO

O Benfica nos últimos 20 anos não está pela segunda vez nos quartos-de-final da Liga dos Campeões! Está pela 3.ª vez. Esta vontade em adulterar a história para proveito próprio não é… próprio da “Cultura Benfiquista”. É mais da “Cultura andróide”. Mas deixemos este assunto para amanhã… chamando os “bois pelo nome”!

Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica
O “Glorioso” vai estar presente pela 26.ª vez nesta fase adiantada de uma competição da UEFA. Com cinco presenças em quartos-de-final da Taça UEFA/ Liga Europa e, também, cinco presenças em igual fase da Taça dos Vencedores das Taças, é na principal competição da UEFA, a Taça dos Clubes Campeões Europeus/ Liga dos Campeões que registamos os melhores resultados, com 16 eliminatórias disputadas nos quartos-de-final, repartidas pelos anos 60 (sete), anos 70 (três), anos 80 (três), anos 90 (uma), primeira década do século XXI (uma) e, agora, em 2011/12.

Que adversários nos quartos-de-final (parte I)
Com a primeira rodada da 2.ª mão dos oitavos-de-final concluída, já conhecemos metade dos putativos adversários do “Glorioso” para a próxima eliminatória. Para perceber a sua valia e grau de dificuldade, nada melhor, que utilizar o critério mais objectivo, o dos coeficientes da UEFA que contabilizam o rendimento dos clubes, durante as competições da UEFA, nas últimas cinco temporadas.

COEFICIENTES DA UEFA PARA OS ADVERSÁRIOS DO BENFICA NOS QUARTOS-DE-FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES 2011/12
100%
80%
60%
40%
20%
FC Barcelona
(1)151.380






FC Bayern Munique
(4)120.370
FC Basileia
(38)53.360


Real Madrid CF
(6)110.380


CSKA
(17)80.566
AC Milan
(11)88.853




SL BENFICA
(12)86.769






O. Marselha
(13)84.802
FC Inter Milão
(7)102.853



SSC Nápoles
(54)39.853
Chelsea FC
(3)122.507

APOEL
(62)33.599





NOTA: As percentagens dos clubes ainda não apurados são da responsabilidade do “EDB” não tendo qualquer critério científico a não ser o “que parece ser mais óbvio”.

Que adversários nos quartos-de-final (parte II)
É lugar comum dizer-se que “nesta fase da prova já não há adversários fáceis”. Mas há sempre uns menos complicados que outros. E nestes quartos-de-final – sabendo-se que se lá chegaram foi porque tiveram que eliminar vários adversários, alguns com maior “estatuto” do que eles próprios – ainda há emblemas “interessantes” (que podem ser problemáticos, mas isso, não interessa até aos jogos!): os cipriotas do APOEL Nicósia, os italianos do SSC Nápoles (5.º lugar na Liga italiana… apesar do FC Inter Milão estar em 7.º lugar) e os franceses do Olímpico de Marselha (9.º lugar na Liga francesa), são os menos conceituados. Venha um deles… se possível pela ordem! Era tão bom.

Na Taça dos Clubes Campeões Europeus/ Liga dos Campeões vamos para a 16.ª eliminatória disputada nos quartos-de-final, repartidas pelos anos 60 (sete), anos 70 (três), anos 80 (três), anos 90 (uma), primeira década do século XXI (uma) e, agora, em 2011/12.

O “Glorioso” não é um clube de ciclos. Umas décadas por cima e outras por baixo. Como sapóides ou andróides, por exemplo. Como todos os emblemas do Mundo, tem períodos em que está melhor, outros pior. Mas sempre presente! É um clube de sempre.

 Alberto Miguéns

NOTA: É BEM FEITA! dizia-se na minha meninice na aldeia de Montalvão. É BEM FEITA! para quem compra lixo andróide a preço de ouro! É BEM FEITA! para o Olímpico Lião (por causa de Cissoko e Lizandro), FC Zenit (Burro Alves). É BEM FEITA! (esperemos) para o Chelsea FC (cagão Vilas Boas e caceteiro Raul Meireles), Olímpico Marselha (já se livrou da lixeira Lucho, mas vai pagá-las) e Manchester United FC que comprou Andersson, essa vedeta (35 Milhões) do futebol mundial. Tanta caca que o FCP vende. Tanta caca promovida por A Bola, Record, O Jogo, RTP, SIC, TVI. Tudo lixo.

4 comentários
  1. Grande Alberto Miguèns
    Para quando um estudo exaustivo sobre os roubos de igreja perpetrados pelo Proença ao SLB durante os últimos anos? Esse estudo deveria depois ser publicado por todos os Blogs Benfiquistas
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leitor

      Já há um estudo muito bom num blogue. Veja em PluribusUnum7. Contra factos não há argumentos. Pedro Proença só chegou onde chegou porque nos anda a vigarizar há muitos anos. Veja nesse blogue.

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Enquanto junto com o jogador não fôr um bidon de poção do Povoix (tipo o menir do Obélix), a coisa não funciona!
    Uma caixinha de ampolas, tipo embalagem de queijadas, tem efeito de curto alcance.
    Entretanto, penso que entrámos na era "boomerang".
    Vendem o jogador, sacam uma pipa de massa e passado um tempito lá regressa ele (saravá Enzo!) à casa-mãe para reciclagem (leia-se re-amarelagem) e, quem sabe, nova venda.

    ResponderEliminar
  3. O Primeiro a tentar adulterar em seu proveito a Historia foi o JJ-aquela tirada a tentar menorizar o Clube que lhe paga principescamente é não só insultuoso como desrespeitador para outras equipas do Glorioso.Mas se é natural que o bronco do JJ não conheça a história gloriosa do Benfica não é tão natural assim que com milhares de assessores e quejandos que pululam no Clube não haja quem lhe diga directamente-PORQUE NO TE CALLAS!!!!????Sinceramente já não tenho capacidade de encaixe perante tanta diatribe do JJ.Para se por em bicos de pés qualquer coisa vale...até mentir descaradamente!Saudações Benfiquistas e espero ardentemente que ainda consigamos ser campeoes.Já agora um desejo-que venha o Apoel...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: