A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13/02/2012

Serpadas, Vigaristas & Temperaturas a Leste

13/02/2012 + 1 Comentários
OPINIÃO
             
1.     Não acertam uma… não é, Aimar!?

2.   As previsões das condições atmosféricas para
Quarta-feira (dia 15) pioraram desde ontem:
mais frio e maior probabilidade de nevar

3.   O apitador do FC Porto é asqueroso
          

AIMAR, AIMAR

É impressionante o modo como os jornais, em particular o jornal “A Bola” trata a informação estatística, ora ignorando, ora viciando dados e registos de jogadores, equipas e clubes. Desta vez tocou a Aimar a distorção da realidade.

EDB recebe “queixas”
Um dos nossos leitores fez-nos chegar um pedido, num misto de indignação e esclarecimento, acerca do desfasamento dos valores referentes a Aimar, em relação aos golos marcados por Aimar na Taça de Portugal, visto que no mesmo dia surgiram em dois jornais informações não coincidentes. Procuramos a informação que publicamos.

A Bola 10 de Fevereiro 2012

Record 10 de Fevereiro 2012

Há uma diferença que não se justifica. Aimar marcou um… ou dois golos? Não pode é ter feito jogos diferentes conforme se registou em cada um dos jornais. Ou os dois jornais estão errados ou há um que está certo.

“A Bola” está errada, o “Record” está certo e “O Jogo” safou-se…
De facto Aimar, não marcou dois golos na Taça de Portugal, mas um, ao SC Braga, na vitória por 2-0, em 12 de Dezembro de 2010, na “Catedral” estabelecendo o resultado final depois de Saviola ter feito o primeiro golo. O “Record” acertou, aliás as informações estatísticas do Record tendo também muitas deficiências são melhores que as de “A Bola”. Nem há duvidas. O diário “O Jogo” não tem valores, ou seja, nem bem nem mal, a não ser do FC Porto, ou não fosse esse jornal uma extensão das Relações Públicas do “Clube Europeu Mais Ordinário”: Fruta Corrupção e Putas.

Os valores do EDB
Os critérios do EDB são ponderados, aferidos de acordo com a tradição das estatísticas e conceitos do futebol desenvolvidos em Inglaterra, pioneiros e criteriosos como não há mais. Além disso são extraídos de uma “base de dados” que contém os 4876 jogos da equipa principal de futebol (até 11 de Fevereiro de 2012). Só poderá existir erro, se os dados (e, actualmente, é mais de uma centena de informações para cada jogo) foram introduzidos de forma incorrecta ou se a informação estabelecida for mal interpretada/ copiada.

AIMAR NO BENFICA (2008/09 – 2011/12 até 5 de Fevereiro de 2012)
Competições
Minutos
J
G
As.
Troféus
TOTAIS
11 386
178
22
59
(4) Títulos
(11) Troféus
Campeonato
5 835
85
12
22
2009/10
Liga Europa
1 100
19
  2
 7
-
Liga Campeões
962
14
  1
 5
-
Taça da Liga
924
14
  1
  6
2008/09
2009/10
2010/11
Taça Portugal
621
11
  1
  2
-
Supertaça
59
  1
  -
-
-
Torneios
890
16
  -
  8
TCG (3):
2008/09; 2009/10; 2010/11
TIG (3):
2009/10; 2010/11; 2011/12
T.Amst (1): 2009/10
Troféus
344
  6
  2
  4
EusébioCup (2):
2009/10; 2011/12
Taça Albufeira (1):
2010/11
Taça Ind. Angola (1):
2010/11
Particulares
651
12
  3
  5
-

E o Benfica? Os seus responsáveis?
Desde a instalação e inauguração do CDI – Centro de Documentação e Informação – que o Clube tem obrigação de fornecer informações oficiais. É para isso que servem os centros de documentação. Como é evidente as informações que o EDB divulga não são oficiais, mas apenas de adeptos do Benfica. Oficiais devem ser as informações fornecidas pelo CDI. Têm autoridade (e meios) para isso. Mesmo os adeptos do Benfica (e quaisquer outros) devem obter as informações oficiais fornecidas pelo clube e não pela Imprensa, pois a função desta é noticiar acontecimentos e, a partir da segunda metade do século XX, opinar “acerca de tudo e todos”, não é (pelo rigor percebe-se…) a sua vocação, historiar e compilar dados estatísticos. O CDI tem competência para dar informações (e oficializá-las). Se não dá é porque se demite dessa função, deixando a Imprensa malbaratar o “Glorioso”.

O “Record” é melhor, mas…
Na generalidade, o “Record” é mais rigoroso que “A Bola”. O “problema” do “Record” é que, por vezes, decide estabelecer os seus critérios à revelia (e “contra”) as entidades oficiais, o que mostra prepotência e arrogância. Inaceitável.

Mesmo assim tenho de agradecer a falta de rigor dos jornais portugueses, A Bola, Record e Mundo Desportivo, nos anos 70 e 80 do século XX. Se não fosse a incompetência (ou se fossem competentes) nunca me lembraria de saber a verdade, começando a fazer a recolha de informação do futebol e mais, e mais e mais. Foi o desfasamento em golos, resultados e títulos – que não era possível por se tratar de encontros nas mesmas competições - publicado na Imprensa portuguesa, que me incentivou a saber a verdade acerca do meu/nosso Benfica.

Obrigado à “falta de rigor (e verdade) ”. Assim fiquei a saber mais do que alguma vez pensei…

Alberto Miguéns

NOTA1:
NOTÍCIAS DAS TEMPERATURAS EM SAMPETERSBURGO
Com o FC Zenit de Sampetersburgo sem competir oficialmente desde 11 de Dezembro de 2011, o maior adversário dos futebolistas do "Manto Sagrado" vão ser as condições atmosféricas. E pioraram desde ontem. As previsões para quarta-feira colocam 60 por cento de probabilidades de nevar e temperaturas a variar entre os - 14º C (às 05 horas) e - 9 º C (às 16 horas).




NOTA2:
QUEM É ESTE RUI SILVA?
Ontem, ficou-se a perceber – para quem ainda tinha dúvidas ou para quem é ingénuo – que “eles” vão colocar o FC Porto a morder-nos os calcanhares até à última jornada. Só com muita fibra, vontade e alguma dose de “procurar a sorte” poderemos ser campeões. Mas, na última jornada, como em 2004/05 (com o SCP) e 209/10 (com o SC Braga). O nosso futebol comparado com o dos andróides é a noite do dia. Só que a gente asquerosa instalada na Liga e da Federação não vão deixar o Benfica conquistar o título com normalidade. Se a houvesse seríamos Campeões Nacionais, a duas ou três jornadas do final da Liga ZON Sagres.



Mais um marmanjo a apitar. Vivem instalados no futebol como amadores (e a receber muito mais que nas suas profissões), a viciar jogos, competições e títulos.



Em 2010 sacou 23 200 euros (e ainda era um principiante). Nasceu no Porto, mas chegou ao principal escalão dos apitadores por Vila Real. Eis um Superdragão (SD) do SC Vila Real. Vais chegar longe, como o Proença, Olegário e Jorge Sousa, este porque não seu tutor na claque SuperDesconto (SD). Vamos ter de levar com ele até quando?

1 comentários
comentários
  1. Este Rui Silva promete! Se tivesse dado o cartão vermelho ao Janko ,como merecia,não estava em campo para meter o golo que meteu que, ainda por cima ,é obtido tirando o jogador vantagem da posição. Enfim...é sempre o mesmo.
    Também concordo que nos vão causar muitas dificuldades até ao fim do campeonato. Só com muita garra, muita força de vontade, e também com alguma sorte(é altura de percebermos que Deus existe???)é que conseguiremos chegar ao Marquês!
    Quanto aos pasquins...não ganham dinheiro comigo!

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail