SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 fevereiro 2012

Sapóides, Canídeos e Assunto Sério

19 fevereiro 2012 3 Comentários
OPINIÃO

Obrigado! Querido! Benfica! Grande conquista da Taça de Portugal frente ao principal adversário da temporada. Grandes Moças. H(à) BENFICA!


                  Sapóides
Vamos ter quatro jogos a “doer” onde se vai começar a decidir a época. Vencer em Guimarães (20.Fev) e Coimbra (25.Fev), somando os respectivos nove pontos coloca-nos numa posição privilegiada para derrotar o FC Porto (2.Mar), passando de uns previsíveis cinco pontos para oito, que significarão (pelos factores de desempate…) nove. Mas… há muito para partir, nas duas próximas jornadas forasteiras. Depois temos o FC Zenit (6.Mar) onde só a vitória permite rumar para os quartos-de-final. Quatro embates emocionantes, de arrasar fisicamente e com emoções a rodos. Vamos a isso!

Alagartar até Abril
A mudança de treinador no SCP foi no “tempo certo”. Antes de um jogo, fora, frente a um clube polaco sem capacidade, ao nível da nossa II Liga e antes do ciclo interno mais fácil para o SCP. É que, entre a 19.ª e a 25.ª, vão jogar com os clubes do fundo da tabela, ou seja, com possibilidades de fazerem o pleno de pontos (21) até nos receberem na 26.ª jornada, onde vão dar tudo por tudo para nos dificultarem a conquista do 33.º título. E suportados nos media que, se lhes correr de feição os “seus sete jogos mais fáceis da Liga” vão insinuar que “se o Sporting jogasse sempre assim arriscava-se a ser campeão!

CALENDÁRIO DA 2.ª VOLTA DO SCP
SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS
Cl
Clubes
Pt
1.ª VOLTA
Sporting CP
C
Res
F
C
Res
F
1.º
SL BENFICA
48
…..
D 0-1
F
C
(26.ª)
…..
2.º
FC Porto
- 5
C
E 0-0
…..
…..

F
3.º
SC Braga
- 5
…..
D 1-2
F
C

…..
4.º
CS Marítimo
- 13
C
D 2-3
…..
…..
D 0-2
F
5.º
Sporting CP
- 16

6.º
Vitória SC (Guim.)
-         - 22
…..
V 1-0
F
C
(22.ª)
…..
7.º
Gil Vicente FC
-26
C
V 6-1
…..
…..
(23.ª)
F
8.º
SC Olhanense
- 27
C
E 1-1
…..
…..
E 0-0
F
9.º
As. Acad. Coimbra
-28
…..
E 1-1
F
C

…..
10.º
CD Nacional
-29
C
V 1-0
…..
…..

F
11.º
Rio Ave FC
-30
…..
V 3-2
F
C
(20.ª)
…..
12.º
FC Paços Ferreira
-30
…..
V 3-2
F
C
(19.ª)
…..
13.º
SC Beira-Mar
-32
…..
E 0-0
F
C
V 2-0
…..
14.º
CD Feirense
-33
…..
V 2-0
F
C
(24.ª)
…..
15.º
UD Leiria
-34
C
V 3-1
…..
…..
(25.ª)
F
16.º
Vitória FC (Set.)
-34
C
V 3-0
…..
…..
(21.ª)
F
NOTA: SC Braga, CS Marítimo, Rio Ave FC e Gil Vicente FC têm mais um jogo

Quem tem medo das sondagens?
Estranha-se que há muito tempo não surjam, nos media, as habituais sondagens acerca da popularidade e implantação dos clubes portugueses. Há quase dez anos que não vemos sondagens serem tornadas públicas porque ao que consta elas têm sido realizadas, só que não são publicadas. Em dez anos, muito mudou na demografia portuguesa, restando poucas dúvidas de que os andróides ultrapassaram os sapóides em popularidade. Era bom que não fosse assim, mas é… Nas anteriores sondagens era nas classes etárias que o Sporting CP tinha vantagem perante o FC Porto. Numa década, quem tinha oito anos em 2001 terá agora 18. Já pode ser consultado e deverá haver poucos a duvidar que entre os 18/28 anos o SLB sendo maioritário deve ter já o FCP atrás, “conquistando espaço” entre os sportinguistas. Venham de lá as sondagens. Sem medo. Publiquem!

Só se preocupam connosco?!
Continua um mistério porque se preocupam tanto os sapóides connosco. Em 1997/98 foram ultrapassados pelos andróides com estes a somarem o 17.º triunfo (com 16 do SCP). Em vez de vincarem a sua cultura e independência decidiram tornar-se com o “Projecto Roquette” um clube subserviente ao FCP. Poucos sportinguistas se revoltaram, além de João Rocha, que ficou isolado. O SCP deixou de ser um clube de cabeça levantada para rastejar perante o FCP na tentativa de, juntos, aniquilarem o “Glorioso”. Sonhos!

O maior dos mais pequenos
Sem identidade, vergado ao jugo portista, o declínio foi uma questão de tempo. Nos últimos 50 anos… sete campeonatos nacionais conquistados (1965/66, 1969/70, 1973/74, 1979/80, 1981/82, 1999/2000 e 2001/02), muito menos que o FC Porto (20) e SL Benfica (22). O outro título é do Boavista FC (2000/01).
Se analisarmos valores comparados, as diferenças são colossais:






Desprezados por Pinto da Costa (veja-se o Youtube e as declarações mais recentes de Pinto da Costa) que os mandou dar uma volta, mesmo assim não desistem de fazer a parte deles do “Projecto Roquette”.

Botaram faladura na RTP-Informação (ou melhor, Norte) composta por muita gente rasca:

Jaime Mourão Ferreira

«Nós vemos nas televisões milhares de sportinguistas em todo o mundo, não é apenas na cidade de Lisboa, no Marquês de Pombal que é nosso por direito. Nós vemos em todo o mundo e pode-se dizer que não há diferença em termos de mediatismo e na comunicação social para quando o outro clube ganha em Portugal.»

«É bom lembrar que quando foi a apresentação da equipa contra o Valência em Alvalade nós enchemos o estádio. Nós tivemos 50 mil adeptos no estádio a ver, enquanto na apresentação do Benfica estiveram 40 mil.»

Paulo Pereira Cristóvão

«Há um clube que deveria jogar à porta fechada.»

«Quanto à reparação da bancada, não temos um documento concreto e objectivo do lado do Benfica

«No dérbi vamos estrear um sistema de vigilância com 250 câmaras full HD de meio milhão de euros. Prometo que será a única inovação» (com sorriso de lixo…)

Canídeos
Já sabíamos que um dos desejos de Danny é ser canídeo, mas por enquanto ainda imita mal os cães. Agora ficámos a saber que tem poucos neurónios (para ser cão não tem problemas), vê mal (nunca vi um cão de óculos) e quer ser palhaço. Que o seja longe do Benfica, apesar de se intitular Benfiquista. Será? Do Benfica não duvido, mas Benfiquista… Que a recuperação da lesão leve o seu tempo, para ter tempo para passar pelo canil, oftalmologista e circo.

Sábado Glorioso
No 39 438.º dia após a fundação do “Glorioso”, em 28 de Fevereiro de 2004, o Benfica é a maior potência desportiva portuguesa como demonstram os resultados obtidos, ontem, 18 de Fevereiro de 2012, quase 108 anos depois da nossa fundação numa dependência da Farmácia Franco, na Rua Direita de Belém.

DIÁRIO SLB
TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ FEVEREIRO.2012
Dia SLB
N.º
FEV
Dia
Acontecimento









39 438









18
HP
Jg 4019 ESmHP; V 8-0; ASDH Amatori Sporting Lodi; Liga Europeia; 4.ª J; SLB (1); C
AND
Jg 2841 ESmA; V 41-24; Energia Lignitul Pandurii ; Taça das Taças; 1/8 f; 2.ª mão; SLB (2); Lisboa; Portugal; C
VOL
Jg 1754 ESmV; V 3-0; SC Espinho; CNID; 25.ª J; Pav. Mun. Anta (Espinho); F
RAG
Jg 1569 ESmR; D 12-52; CDUL; Taça Plate; Final; Estádio Nacional (Jamor); N
TM
Jg 1500 ESmTM; V 4-0; Academia 8 de Janeiro; CNIID; 8.ª J; Sala Oliveira Ramos/ SLB; C
FTS
Jg 704 ESmFs; V 6-5;Clube Operário Desportivo; Taça Portugal; 1/8 f; Pav. Multiusos “Açor Arena” (Vila Franca do Campo/ Açores); F
RAG
Jg ESfR; V 27-0; AE Escola Superior Agrária Coimbra; Taça de Portugal; FINAL; Est. Mun. Abrantes; N Conquista da Taça de Portugal em Râguebi Feminino

Apenas a derrota, dolorosa, da equipa sénior masculina de râguebi na final-B da Taça de Portugal.

Entre “vitórias normais” face ao poderio Benfiquista face aos adversários, em destaque a conquista da Taça de Portugal de râguebi feminino, bem como duas excelentes vitórias: sábado começou, com uma tarde fantástica, pois a equipa sénior masculina de voleibol venceu categoricamente (a 19, 20 e 18), em Espinho, o Sporting local, aquele que será provavelmente o nosso adversário na final (à melhor de três jogos); e uma noite maravilhosa, com 8-0 ao Amatori Sporting Lodi, de Itália, na 4.ª jornada da Liga Europeia.

Alberto Miguéns





3 comentários
  1. patriarca disse:


    Sr. Alberto Miguéns, ainda recentemente, aliás poucos dias antes do Benfica jogar com o Zenit o Dany disse na TVI, em DIRECTO que o seu ÚNICO Clube é o Maritimo e NÃO o Benfica !!!!

    Mais o Informo que Fiquei muito Satisfeito por um Porco daqueles não fazer parte da Familia Benfiquista, que para além de já ter demonstrado ser um Simples RAFEIRO, não passa de um javali que gosta da teta do cavalo marinho.

    ResponderEliminar
  2. Alberto Miguéns,para quando uma equipa do Benfica no futebol feminino? E já agora seria interessante divulgar o número de atletas,federados ou não ,do ecletismo do clube e compará-lo ao do rival! Seria interessante...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: