SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 dezembro 2011

Tudo, Muito, Pouco e Nada

09 dezembro 2011 2 Comentários
OPINIÃO
          
Estamos a meio do mini-ciclo de uma semana, importante no desenrolar do que falta para terminar a temporada de 2011/12. É que para “colher” no 1.º semestre de 2012 há que “semear” e “mondar” no 2.º semestre de 2011. Este mini-ciclo de uma semana começou em 2 de Dezembro, com a eliminação nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, prosseguiu (em 7) com a liderança definitiva do grupo C da Liga dos Campeões e termina (a 11) com a 12.ª jornada do Campeonato Nacional, onde estará em equação a liderança da Liga ZON Sagres. Se vencermos considero este mini-ciclo “bom” porque é aceitável, pois já não pode ser óptimo. Em 12 de Dezembro se fará o balanço.

1.      MUITO BEM (NA LIGA DOS CAMPEÕES)
Grande participação na Liga dos Campeões
Era difícil fazer muito melhor (só vencendo os jogos todos, não sofrer golos e goleando o FC Basileia e FC Otelul Galati) do que aquilo que conseguimos.

Tudo começou em Julho e Agosto com as pré-eliminatórias, onde afastámos (pelos media portugueses que “fazem a cabeça a adeptos que emprenham pelos ouvidos”) equipas medíocres, tais como:

Trabzonspor KB (V 2-0, casa, e E 1-1, fora) e FC Twente (E 2-2, fora, e V 3-1, casa).

Os fraquinhos da Turquia depois de repescados ficaram em 3.º lugar do grupo B prosseguindo na Liga Europa. Oxalá se encontrem com o FC Porto, Sporting CP ou SC Braga. Para comparar “opiniões” nos “diários desportivos”.

Os fracotes da Holanda (a duas jornadas do final já o tinham conseguido) venceram o grupo K da Liga Europa. Também, neste caso, volto a repetir, oxalá se encontrem com o FC Porto, Sporting CP ou SC Braga. Para comparar “opiniões” nos “diários desportivos”.

Mudanças de Potes
Com a criação dos coeficientes (últimas cinco épocas) da UEFA e a sua distribuição por quatro potes há uma estabilização das classificações dos clubes na fase de grupos.


Em 32 clubes:

MANTIVERAM (17)

NEGATIVOS (7)
Do Pote 1 para o 3.º lugar
Grupo C: Manchester United FC
Grupo G: FC Porto

Do Pote 2 para o 3.º lugar
Grupo E: Valência CF

Do Pote 2 para o 4.º lugar
Grupo A: Villarreal CF
Grupo G: FC Shakhtar Donetsk

Do Pote 3 para o 4.º lugar
Grupo B: Lille OSC
Grupo H: FC BATE Borisov

POSITIVOS (8)
Do Pote 4 para o 1.º lugar
Grupo G: FC APOEL Nicósia

Do Pote 2 para o 1.º lugar
Grupo C: SL BENFICA


Do Pote 3 para o 2.º lugar
Grupo C: FC Basileia 1893
Grupo G: FC Zenit Sampetersburgo
Grupo E: FC Bayer 04 Leverkusen

Do Pote 4 para o 2.º lugar
Grupo A: SSC Nápoles

Do Pote 4 para o 3.º lugar
Grupo B: Trabzonspor KB
Grupo H: FK Vitória Plzen

2.      SIMPATIA (pelo FC Basileia) e ANTIPATIA (pelo FC Otelul Galati)

Os treinadores, o espírito do jogo em cada país e a cultura desportiva dos clubes têm muita importância no desempenho dos futebolistas. Comparem-se dois dos nossos adversários, o campeão suíço (FC Basileia) e o campeão romeno (FC Otelul Galati).

NOTA: Em Agosto de 2011, aquando do sorteio, eram dois clubes com um potencial muito semelhante. Os suíços, talvez fossem, ligeiramente superiores porque o FC Basileia tinha experiência europeia e o FC Otelul Galati estreava-se nas competições da UEFA; mas o futebol suíço era inferior ao romeno (Suíça em 13.º lugar com coeficiente de 28.375 versus Roménia em 8.º lugar - Portugal era 9.º classificado - com coeficiente de 39.491).

FC Basileia 1893
Os suíços tiveram um comportamento digno, pois pensaram o jogo de modo positivo. Queriam pontuar, por isso tentaram marcar golos, independentemente do adversário ou local do jogo. Sabiam das suas limitações, mas potenciaram as qualidades, arriscaram e foram muito bem sucedidos. Jogaram com cautelas defensivas mas nunca deixaram de pensar em marcar golos. Podiam ter sido goleados nalgum jogo, mas arriscaram para conquistar pontos, ou seja, souberam honrar o clube. Sofreram dez golos… mas marcaram mais um… onze. E melhor do que isso, fizeram onze pontos. Aproveitaram o descalabro do 3.º maior orçamento do futebol mundial e foram premiados, do 3.º para o 2.º lugar! Mereceram.

FC Otzelul Galatzi
Os romenos tiveram um comportamento medroso tornando os seus jogos medíocres. Para não sofrerem muitos golos, não arriscaram, limitando-se a ocupar espaços para dificultar o jogo adversário. Sofreram onze golos (apenas mais um que os suíços) mas marcaram apenas três golos (menos oito que o FC Basileia). Seis jogos valeram… zero pontos. Zero! Jogaram para “perder por poucos” e numa desatenção ou azar dos adversários “caçar um ou os três pontitos”. E perderam todos os jogos. Mereceram.

NOTA: Em Agosto de 2011, aquando do sorteio, eram dois clubes com um potencial muito semelhante. Actualmente o FC Basileia acrescentou “mais valor” ao clube e aos jogadores. Parabéns ao FC Basileia. Os romenos desperdiçaram a oportunidade de poder ficar em 2.º ou 3.º lugar, discutindo a classificação com os suíços e tentando aproveitar um descalabro de portugueses ou  ingleses. Tiveram o que mereceram. Pode ser que aprendam. Se houver uma próxima vez…

Parabéns aos nossos futebolistas por tão magnífica campanha na Liga dos Campeões. Parabéns aos treinadores por terem sabido preparar tacticamente as equipas que apresentámos em campo.

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Rumo à final! temos de jogar melhor, correr e lutar mais que neste último jogo...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: