SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 maio 2011

Os (ir)responsáveis

17 maio 2011 5 Comentários
OPINIÃO
             
É necessário terminar a época futebolística – finais da Liga Europa (FCP-SCB) e Taça de Portugal (FCP-VSC) – para fazer o balanço, desta e das últimas épocas. Com valores estatísticos comparados, em 2010/11 e desde 1982/83.

Os Benfiquistas não acreditam que haja, a nível mundial, uma conspiração entre treinadores e atletas, para quando chegarem ao Benfica… tramarem os Benfiquistas.

O Benfica tem o 2.º orçamento mais elevado no Futebol e os orçamentos mais elevados (alguns mais do dobro do seguinte…) nas cinco modalidades de pavilhão para além de um Projecto Olímpico superior a cinco milhões de euros por época!

Os atletas, e técnicos, do Futebol (sénior e júnior) não prestam!?

Os atletas, e técnicos, do Voleibol não prestam!?

Os atletas, e técnicos, do Basquetebol não prestam!?

Os atletas, e técnicos, do Andebol não prestam!?

Os atletas, e técnicos, do Futsal não prestam!?

Os atletas, e técnicos, do Hóquei em Patins não prestam!?

Ou será que os dirigentes, actuais e num passado recente – das Direcções e Secções do Clube – estão a “anos-luz” dos que nos fizeram gigantes. Dos que nos fizeram “Gloriosos”!?

Ou será que não têm “Cultura Benfiquista”, não sabendo (não conseguindo…) passar os valores do Clube aos atletas e técnicos!?

Cedo se apercebem que o Benfica é um clube acomodado, a viver à sombra do passado, na exploração do amor ao Clube dos Benfiquistas, virado para o mediatismo, para a bazófia e menos para o desporto e para as suas conquistas.

Talvez “a verdade” esteja mais “deste lado” do que “do outro”!

Que cada um assuma as suas responsabilidades. Para todos se assumirem.

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. Realmente a culpa deve ser dos Dirigentes que só passaram os valorss ao voleibol para chegar à final do campeoanto praticamente imbativeis, ou que passaram para o Futsal a cultura de ser apenas campeões 5x nos últimos 8 anos, ou serem campeões europeus, talvez tenha sido a Direcção que passou os valores ao basquetebol para serem bi-campões nacionais e chegarem à 2ª fase de grupos das competições europeias (onde já não há iam há mais de 10 anos). No hóquei também passaram os poucos valores para continuarem com os mesmos pontos do 1º no campeonato, para ganharem a Taça CERS, a Supertaça, a Taça de Portugal o ano passado. No Andebol, também é por falta de valores que estão na final da Taça Challange.
    Se há coisa que eu não percebo é como é que essa história do viver à sombra do passado, continua a ser motivo do que quer que seja.
    O Benfica foi o campeão o ano passado. Este ano foi 2º e chegou à meia-final de uma competição europeia e a uma meia-final da Taça de Portugal e ganhou a Taça da Liga, como é que isto é viver do passado? Se em muitas alturas houve uma clara noção de que o plantel foi mal preparado, o que é certo é que nos momentos chave, elementos externos surgiram. Se em Braga, alguém viu numa falta sobre o Javi, um livre que dá o golo do empate, ou na meia final da Taça, onde o 2º golo é em claro fora de jogo, ou na meia-final da Liga Europa, onde o Cardozo é empurrado em clara falta no golo que elimina do Benfica, como é que podemos estar sempre a falar de valores e de vivier no passado? O problema é o presente e quem manda no presente.

    ResponderEliminar
  2. Analise certeira como sempre. Nunca deixe de lutar pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Eu ate concordo com este anonimo, (nao gosto nada de anonimos)pois efectivamente no Voleibol e Futsal tenhos tido conquistas relevantes mas depois dou comigo a pensar que e precisamente estas as duas modalidades que os corruptos nao praticam.

    Eu ate concordo que as arbitragens que refere e eu ate lembraria, tambme, as do principio da epoca nos surripiaram mais alguns titulos.

    Mas queria dizer ao "anonimo" que sendo verdade tudo o que diz se escusou a mencionar quem legitimou tudo isso e entao, eu lembro:

    Nos perdemos o campeonato porque andamos, eu diria andou, ele, Vieira, a festejar todo o ano.

    O treinador festejou e demais, so acabou a festa quando o seu egocentrismo, verborreia, endeusamento e calinadas tacticas o levaram a perder a supertaça contra um clube que vinha de uma epoca desastrosa e a unica coisa que mudou foi o treinador. Ja quanto ao Presidente foi o ano inteiro a festejar, terminando em cima de compromissos importantissimos da equipa, a ser homenageado no Brasil, ano se sabe a que titulo, nem bem por quem nem porque.

    E isto que eu temo, o CONFORMISMO, como bem refere o caro Miguens, este conformismo que nos deixa acomodados com dois campeonatos em dez anos e para os quais muitos Benfiquistas arranjam mil e uma desculpas.

    E nao ha desculpa de um clube desta dimensao continuar a nadar subjugado com um clube de cidade, porque quem o dirige nao tem inteligencia e coragem, para nao lhe chamar outra coisa, para combater de peito aberto esta mafia que perante um adversario tenaz e audacioso se desmatelaria como um baralho de cartas,

    Pensem, nisso e parabens Miguens pela coragem e lucidez.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com a análise feita pelo Alberto Miguéns mas concordo em absoluto com o que o anónimo escreveu. Pena que não se dê a conhecer, pois o que escreveu foi o que se passou nos últimos tempos.Já basta a imprensa submissa branquear tudo o que de negativo nos foi imposto para que não tivéssemos mais sucesso (sim, não foi tudo mau)

    ResponderEliminar
  5. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. É verdade que também prefiro menos festa e mais trabalho. E também concordo com a necessidade de dar maior enfoque na cultura da vitória "forjando" em todos,a inabalável determinação de ganhar. Pinto da Costa faz isto de uma forma, quanto a mim, sórdida mas eficaz, elegendo o Benfica como inimigo coletivo; o grande prémio desportivo por que todos anseiam.

    António Barreto

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: