SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 fevereiro 2011

De Belém o Glorioso para o Mundo

28 fevereiro 2011 0 Comentários
28 de Fevereiro de 2011
De Belém o Glorioso para o Mundo
EFEMÉRIDE

Relato (virtual, mas provável) de um domingueiro lisboeta

Caríssimos leitores. Andando em peregrinação domingueira pelo bairro de Belém, reparo que o movimento de pessoas não é o usual junto da Farmácia e Drogaria Franco, como todos sabem afamado estabelecimento comercial para cura de maleitas do corpo e do espírito, naquele caso com preparo de drogas, neste com as assanhadas mas suculentas conversas acerca da bola.

Ao que contam é hoje que os idealistas do passado Dezembro de 1903 vão concretizar a fundação de mais um clube em Lisboa dedicado ao futebol. Mais é melhor não se pronunciar em voz alta, porque consta que eles não querem ser mais um clube, querem ser o Clube. É que desde esse fantástico 13 de Dezembro quando um misto de foot-ballers do Grupo dos Catataus e dos ex-alunos casapianos venceram, por 1-0, o famoso team do Grupo dos Pinto Basto e na confraternização que se seguiu no Café do Gonçalves (actual Cervejaria “Nau de Belém”, na Rua de Belém n.º 29) alguém alvitrou que “com aqueles elementos, e só portugueses, fazia-se um grande team”, muitas diligências foram feitas e todas bem sucedidas.

Continuaram a treinar-se na área de Belém - no Areal (em frente da Rua Vieira  Portuense , onde está hoje um relvado) , na Praia do Restelo (onde está hoje a Praça do Império) ,  nas traseiras da Quinta de Praia do Duque de Loulé (onde  está hoje o Centro Cultural de Belém), no Hipódromo de Belém (onde está hoje o Bairro do Restelo) e ainda à beira-rio , entre as docas. Optaram pelo nome de Grupo Sport Lisboa e pelo vermelho para as camisas de flanela. O emblema foi desenhado com base na Águia e escolheu-se a divisa Et Pluribus Unum (Todos por Um, Todos pelo Clube). Marcou-se a tarde de 28 de Fevereiro de 1904 para fundar o Grupo.

Continua pelas 11.00 horas

ALBERTO MIGUÉNS

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: