Este Blogue tem como objectivo a defesa intransigente do Sport Lisboa e Benfica e da sua Gloriosa História.
Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor Alberto Miguéns. António Melo foi quem teve a ideia deste blogue.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16/02/2017

A Mentira Tem Perna Curta...

16/02/2017 + 11 Comentários
SEMPRE. NO BENFICA NEM PERNA TEM.



Quem ler o livro editado, em Março de 2015, com a chancela da D. Quixote, «António Ferro- o Inventor do Salazarismo», de Orlando Raimundo vai deparar-se na página 91 com uma citação, quase acusação, em relação ao “Glorioso” procurando relacioná-lo ou conotá-lo com uma vigarice de uma figura que construiu o Antigo Regime destruído em 25 de Abril de 1974. Melhor que transcrever é digitalizar a referida página 91:



Erro de palmatória
Dominando minimaMENTE a aritmética qualquer miúdo, com sete anos, sabe que em 14 de Julho de 1923 o Benfica, fundado em 28 de Fevereiro de 1904, teria à data do nascimento de António Quadros, 19 anos, quatro meses e 15 dias! Não haveria qualquer associado com 25 anos de dedicação! Muitos com 19 anos, quatro meses e 15 dias de grande dedicação! Nenhum com 25 anos!

Emblemas de dedicação 25 anos
Só foram instituídos nos Estatutos de 1941 – autorizados em 26 de Maio – ou seja, 18 anos depois do citado episódio. E a primeira entrega decorreu apenas em 28 de Fevereiro de 1945 (22 anos depois de 1923) numa cerimónia que teve por principal responsável o prestigiado jornal “O Benfica” fundado em 28 de Novembro de 1942. O director (José de Magalhães Godinho) e Editor – merece maiúscula (Júlio Ribeiro da Costa) decidiram avançar com a entrega dos emblemas pois as sucessivas Direcções (eleitas anualmente) teimavam em não entregar os emblemas. Em boa hora o fizeram pois a partir de 1947 passou a ser tradição "oficializada"…até hoje, aliás até 25 de Fevereiro de 2017 que corresponderá à 73.ª entrega já alargada aos emblemas de dedicação dos 50 anos e anel de platina (75 anos). Não vai demorar muito até passarmos a ter um anel de diamante (100 anos).Quem sabe se não será a minha filha (28 de Fevereiro de 2088)!


 Páginas 31 e 32









Semanário "O Benfica"
Feito actualmente com meios limitadíssimos, a "tempo inteiro" apenas por três Benfiquistas (embora a paginadora tenha dias...geralmente bons) de dedicação irrepreensível, merecia que tivesse o devido destaque aquele que foi um dos grandes divulgadores da "Cultura Benfiquista". Indissociável da expansão do Clube. Então aquando da construção da "Saudosa Catedral" foi pedra basilar para o sucesso dessa epopeia ímpar! O nosso Semanário sofreu muito, nos últimos tempos, com o facto de ter sido durante mais de cinco anos um veículo essencialmente de propaganda, sob o directório de Pedro Guerra (com a cumplicidade do director José Nuno Martins) que enlameou a história do nosso Jornal. Até com casos de censura de que eu fui vítima bem como o irrepreensível e cordato Benfiquista, Manuel Arons de Carvalho! Agora que ele já não quer saber de "O Benfica" por ter outro poleiro que se dê os meios para o Glorioso Jornal voltar a ser aquilo que sempre foi. Um inovador dentro do Clube! Neste blogue já se destacaram quatro iniciativas (entre muitas outras) em que o Jornal foi um marco de inovação:

- Entrega dos emblemas de dedicação (1945);
- Entrega dos galardões anuais "Benfiquista do Ano" (1986) actuais Galardões Cosme Damião;
- Utilização no equipamento de uma estrela por cada dez títulos de campeão nacional (2008); NOTA: Depois ideia abastardada fazendo com que as estrelas façam parte do emblema em vez de serem apenas parte do equipamento da principal equipa de futebol;
- Fim do adesivo na publicidade nas camisolas, embora aqui as opiniões se dividam, entre inovador e apoiante da inovação (2010). (clicar)

Sempre que quiserem ligar o Benfica a qualquer Regime, a Gloriosa História descola-o sempre. Sempre! Com orgulho!


Alberto Miguéns

NOTA: Perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem. E alguns nem merecem o que fizeste por nós em 25 de Abril de 1974!



11 comentários Blogger
comentários Facebook
  1. A mentira tem a perna curta. O autor deste blogue usa a medida da verdade. O Senhor escritor Orlando Raimundo ou fez uma grande confusão (inclusivamente de matemáticas) ou terá de perceber bem o que ouviu ou leu junto das suas fontes. Uma passagem muito infeliz tanto mais que cita o nome de Bento Mântua, um dos grande Presidente do nosso Clube.

    Excelente e muito oportuno artigo!

    ResponderEliminar
  2. Super vigilante e sempre alerta, na defesa do Glorioso!!!

    ResponderEliminar
  3. So um aparte,Salgueiro Maia foi ou e um Heroi mas o regime nao foi destruido,continua bem vivo infelizmente.

    ResponderEliminar
  4. Tau! Não perdoa, Alberto. É assim mesmo, muito bem!

    ResponderEliminar
  5. A nefasta acção do Pedro Guerra no semanário “O Benfica” continua a fazer-se sentir na Benfica TV que às vezes mais parece a reunião da célula do CDS no clube. Isto para não falar no completo desprezo que têm pelas modalidades amadoras do clube, repetem transmissões até ao enjoo mas dar um bocadinho de atenção a quem paga para representar o clube, tá bem tá. Nem quero imaginar como vai ser se a ideia da rádio for para a frente.

    E, por favor, nunca desista do nosso Benfica nem da sua luta pela verdade, desmascarando os propagandistas da mentira, externos e, principalmente, internos.

    DB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DB

      Eu nem quis ir por aí!

      Porque os Estatutos do Benfica são sistematicamente violados com ele (e eu vi) porque sendo assessor do grupo paralamentar do CDS PP utilizava os meios do SLB quando isso é expressamente proibido pelo artigo 3.º ponto 3. Ao SPORT LISBOA E BENFICA são interditas actividades de carácter político-partidário e de proselitismo religioso.

      Eu como não sou delator nunca fiz queixa numa Assembleia Geral mas chamei à atenção do presidente da mesa da AG do SLB. Até lhe enviei uma série de documentação em carta (aquilo era mais uma maleta) registada onde dava vários exemplos de situações de abuso que quem garante a legalidade deve ser zeloso! Encolheu os ombros.

      No Benfica há muitos a encolher os ombros! Um dia vão queixar-se de tanto encolher de ombros! Vamos andando!

      TRIsaudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Caro Alberto Miguéns,

    Já que fala em emblemas de dedicação, explique-me por favor como temos um presidente que recebe o de 50 anos sem receber o de 25. Já agora porque não aparece nas listagem e os sócios que aparecem antes de depois do mesmo continuam lá... Gostava de o ver escrever sobre isso. Isso sim seria uma verdadeira defesa do Benfica.

    Grato,

    Saudações Gloriosas,

    Fernando Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando santos

      Já escrevi sobre isso!

      Veja em 27 de Fevereiro de 2016:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/02/parabens-ao-senhor-presidente.html

      Mas o assunto terá de ser esclarecido quando ele sair, porque agora não deixam cusaltar as fichas. Há mais dirigentes em situações muito dúbias.

      Vai ser um "festival" em que o nome do Clube vai ficar mal visto! Mas é preferível uma verdade desagradável a uma mentira perpetuada.

      Gloriosas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Grato Alberto.

    Saudações TRIGloriosas

    PS: Uma enorme tristeza ter vindo a assistir à "politiquização" do Benfica - pelo menos - desde o início do século! O que gostava de entender melhor, é... Se já tenho os bolsos cheios, porque é que não me posso preocupar mais em arrumar a casa? Eu até "sou do Benfica". Eu até sou coerente! Eu até sou honesto! O meu percurso no Benfica não tem pontas soltas!

    ResponderEliminar
  8. Caro Alberto,

    Sempre na defesa da GLORIOSA HISTÓIRA !!

    P.s. como sei que se interessa por essas coisas, note que a última edição do semanário expresso tem uma entrevista (na revista) ao A. Lobo Antunes onde ele a determinada altura diz que o pai foi atleta do glorioso H. em Patins. Só isso. Não sei se terá interesse ou não, mas posso digitalizar-lhe o documento e remeter-lhe por e-mail. Só diz mesmo isso, em todo o caso, fica a nota.

    José Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Gonçalves

      Já falei acerca dessa faceta, pois convivi alguns anos com o pai dele. Veja em 10 de Novembro de 2016.

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/11/o-pai-lobo-antunes-e-o-glorioso-hoquei.html

      Envie para o contacto

      emdefesaslbenfica@gmail.com

      TRIgloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar