SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 dezembro 2016

Em Defesa de Lajos Czeizler

04 dezembro 2016 6 Comentários
A FOBIA DE APRESENTAR NÚMEROS, ESTATÍSTICAS E VERBORREIA SONORA TOLDA A INFORMAÇÃO. PORQUE GERALMENTE MENTEM.


Tudo é mais grave, por ser óbvio, quando se trata de serem entidades de comunicação do próprio Clube a fazerem isso. Porque para salientar e enaltecer os feitos de uns implica ignorar o que outros fizeram. Chama-se a isso…ingratidão.

No Benfica é muito difícil “bater” recordes
Porque o Benfica é um Clube Glorioso. Grandioso. Com um passado de grandeza que é possível melhorar mas é difícil fazê-lo. E só pontualmente se consegue.

Quando Jorge Jesus estava no “Glorioso”
Bateu alguns recordes (vitórias consecutivas ou jogos consecutivos a marcar golos) e outros que lhe foram inventados à medida – até por alguns espécimes que agora o enxovalham – como o do treinador com mais títulos conquistados. Como se pudéssemos comparar o que não se pode comparar. Como comparar treinadores que têm cinco competições para conquistar (e como se as competições tivessem todas o mesmo "valor") – campeonato nacional, Taça de Portugal, competição europeia, supertaça e Taça da Liga – com treinadores que só tinham três competições para serem jogadas? Jorge Jesus só pode ser comparado com Quique Flores e Rui Vitória. O resto é falácia.

Agora com Rui Vitória
Vira o disco e toca o mesmo. Não vou entrar no jogo das comparações até porque o que me interessa em relação ao nosso treinador é o Futuro. E aí quero que Rui Vitória seja o melhor de sempre. Consiga superar Béla Guttmann que há muito que digo que nem o húngaro, nem Eusébio deviam entrar em “listas”. Serão sempre os primeiros. A não serem é estarem a ridicularizar a “Gloriosa História”! O que me vai incomodando é andarem à volta das percentagens de vitórias em relação ao jogos disputados e ignorarem sistematicamente o grande treinador – em termos de percentagem de vitórias – que foi Lajos Czeizler. Foram “só” 81 por cento: 33 vitórias em 41 jogos. Números totais?

Campeonato Nacional      26     21     4       1        103   26
Taça de Portugal                11      10     1        -          56     9
Taça CC Europeus               4       2     1        1          10     9
TOTAIS                                41     33     6       2       169    44

Uma média de quatro golos marcados por jogo. E quatro vezes mais golos que os sofridos.

RESULTADOS DO “GLORIOSO” COM LAJOS CZEIZLER (1963/64)
CAMPEONATO NACIONAL
TP/TCCE
Cl.
Adversários
Casa
Fora
Fase
Casa
Fora
2.º
FC Porto
E 2-2
E 1-1
FINAL
V 6-2
3.º
Sporting CP
E 2-2
D 1-3



4.º
Vitória SC Guimarães
V 2-1
V 4-1



5.º
GD CUF
V 2-1
V 3-0



6.º
CF “Os Belenenses”
V 5-2
E 1-1
MF
V 3-1
V 3-0
7.º
Vitória FC Setúbal
V 5-2
V 4-2



8.º
Leixões SC
V 7-0
V 5-1



9.º
Ass. Académica Coimbra
V 3-0
V 5-1



10.º
Varzim SC
V 8-0
V 2-0



11.º
Lusitano GC Évora
V 2-0
V 3-1
QF
V 3-1
V 8-1
12.º
Seixal FC
V 10-0
V 3-2



13.º
SC Olhanense
V 8-1
V 3-0



14.º
FC Barreirense
V 8-0
V 4-2



15.º
SC Salgueiros
II DIVISÃO/ ZN
1/8
V 3-1
E 1-1
13.º
SC Vianense
II DIVISÃO/ ZN
1/16
V 9-0
V 8-1
6.º
Luso FC Barreiro
II DIVISÃO/ ZS
1/32
V 6-1
V 6-0
7.º
Distillery FC Belfast
IRL. NORTE
1/16
V 5-0
E 3-3
4.º
BVB Dortmund
R. F. ALEMÃ
1/8
V 2-1
D 0-5
NOTA: Classificações obtidas pelos clubes em 1963/64

Lajos Czeizler foi uma máquina trituradora
Começou a brilhar naquilo que se chama pré-época na actualidade.

Conquista do Troféu Ramón de Carranza
O Benfica depois de se afirmar na Europa foi convidado para disputar o 9.º troféu Ramón de Carranza. Nas meias-finais o “Glorioso” eliminou no sul de Espanha o poderoso FC Barcelona (V 3-2) e na final esmagou, com uma vitória por 7-3, a AFC Fiorentina que eliminou o Valência CF. Um “cartel” de luxo: SL Benfica (Bicampeão Europeu em 1961 e 1962), CF Barcelona (vencedor das duas edições iniciais da Taça das Cidades Com Feiras, em 1958 e 1960 e finalista vencido na Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1961), ACF Fiorentina (vencedor da primeira edição da Taça dos Clubes Vencedores das Taças, em 1960/61) e Valência CF (detentor das últimas duas edições da Taça da Cidades Com Feiras, em 1962 e 1963). Esta passagem pelo “Glorioso” pelo Sul de Espanha ainda no final dos anos 80 era uma referência. Ouvi-o eu em Sevilha e Cádis. Quem quiser saber mais (clicar).



No final da primeira volta do campeonato nacional
O Benfica tentava – e conseguiu – o segundo título consecutivo mas o FC Porto procurava desesperadamente regressar ao título de campeão nacional que lhe fugia há quatro temporadas, desde 1958/59. Ao final de 13 jornadas apenas dois pontos separavam os dois clubes. Dois empates. Embora o SLB tivesse mais dez golos marcados. Lajos Czeizler soube tirar o máximo proveito da célebre frase de Béla Guttmann, que encerrava mais ou menos esta ideia: Com Eusébio em dia bom, mesmo em 3.4.3 o Benfica joga com doze, porque ele é o quarto médio e o quarto avançado ao mesmo tempo.




Ir ao estádio do Restelo
Esmagar o Sporting CP com uma vitória, por 5-0, num troféu que deve ser em termos de valor real (material) o mais valioso do espólio infinito do Clube. A Taça de Ouro da Imprensa. Quem quiser saber mais (clicar). O mesmo SCP que dois meses depois conquistou a Taça dos Clubes Vencedores das Taças.




Esmagar o vice-campeão na Final da Taça de Portugal
No melhor resultado de sempre quando se encontraram no jogo decisivo o campeão e o segundo classificado do campeonato nacional. Seis-a-dois! Sem espinhas! Quem quiser saber mais (clicar).



Faltou a “Terceira”
Mas ela já vem a faltar desde a final de Wembley, em 1962/63, frente ao AC Milan. Mas o que os Benfiquistas queriam era ser novamente Campeões Europeus. E Lajos Czeizler (no jogo decisivo, em Dortmund, infeliz por não poder colocar em campo, Costa Pereira, Germano, Eusébio e José Torres, por exemplo) não foi. Logo…Adeus!

No Benfica não se escolhe…exclui-se
Não aprendem. Irra. A Gloriosa História é-o por isso mesmo. Por ser categórica. Feita com cifras de excelência. São 113 temporadas (1904/05 – 2016/17) a grande parte delas com glória e a terminarem em êxtase. O Benfica não nasceu, cresceu e foi grande ontem ou anteontem! São mais de Cem Anos de Glória.

Tenham juízo
Se puderem!


Czeizler?!
No total da temporada (1963/64) em 54 jogos, o "Glorioso" conseguiu 42 vitórias e seis empates (seis derrotas) marcando 205 golos (64 sofridos). Em 24 jogos marcámos quatro ou mais golos, incluindo cinco jogos com oito golos, um com nove e outro com dez. Em 54 jogos só ficámos sem marcar em...três! Três em 54! Lajos Czeizler? Perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem. Dos ignorantes será o reino dos Céus!



Obrigado Lajos Czeizler

Alberto Miguéns

NOTA: Se contabilizarmos as épocas com três ou mais competições oficiais as melhores temporadas "estatísticas" são de Béla Guttmann (82.9 por cento de vitórias - 34 em 41 jogos - em 1960/61) e de Jimmy Hagan (83.3 por cento de vitórias - 30 em 36 jogos - em 1972/73) 
6 comentários
  1. Estive a pesquizar (wikipedia) e e engracado que ele treinou o Vasteras,o clube sueco com quem temos o diferendo,o ex-clube de lindelof.

    ResponderEliminar
  2. Grande artigo do Miguens como sempre. Quem quiser saber de Historia do nosso Glorioso, não há quem melhor nos possa elucidar do que Alberto Miguens.Obrigada amigo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Marley

    Ser elogiado por uma Benfiquista de nível superior é o melhor que há. Porque se baseia na sinceridade.

    Obrigado

    TRIsaudações Gloriosas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  4. Curioso como não ganhou aos nosso rivais no campeonato. Mas na final da Taça de Portugal "deu" 6 ao FCP!
    Nada como o Alberto para escavacar os "estatísticos das modas" e fazer justiça aos nossos Ases do passado.
    Muito bom! Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor Carocha

      É a nossa obrigação. O Benfiquismo é o somatório dos Benfiquistas. quando um de nós conhece determinado assunto ou aspecto do SLB temos de Honrar os Ases Que Nos Honraram o Passado.

      São intocáveis no que fizeram de bom e bem!

      TRIsaudações (a caminho do TETRA e seis)

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. O Dr Alberto Miguéns é uma autêntica Beficapedia! Muito obrigado por estes pedaços deliciosos da deliciosa História do nosso Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
    Bem haja!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: