A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27/07/2016

Estrelas Duplas no Quarto Anel

27/07/2016 + 1 Comentários
IRMANADOS OS DE TURIM COM OS NOSSOS GLORIOSOS. VAI COMEÇAR O TERCEIRO SLB FRENTE AO TORINO DA HISTÓRIA.


AC Torino em 1949, Torino FC em 1964 e 2016. Os 18 futebolistas do AC Torino há muito que nos deixaram - repentinamente em 4 de Maio de 1949, às 16:05 hora de Portugal - embora jamais possam sair dos nossos corações enquanto Benfiquistas. Mas os nossos Gloriosos que os defrontaram também foram partindo para o Quarto Anel. 

(clicar em cima das imagens para visualizar com maior qualidade)

Melão como interior-esquerdo foi o primeiro (1980)
O habilidoso avançado que tantas assistências para golo realizou rumou ao Quarto Anel aos 58 anos.



Arsénio a interior-direito foi o segundo (1986)
O interior goleador deixou-nos aos 60 anos.


Francisco Ferreira esse médio-esquerdo de eleição rumou ao Quarto Anel três dias depois (1986)
O capitão da modernidade deixou-nos aos 66 anos.



Contreiras guarda-redes titular disse-nos adeus no início da última década do século passado (1990)
Foi o titular frente ao AC Torino, sofrendo os dois golos do adversário marcados na primeira parte. Deixou-nos com 67 anos.


Moreira que esteve em bom plano no jogo frente ao AC Torino faleceu na década de 90 do século XX (1991)
Este extraordinário médio chegou tarde (aos 29 anos) ao Benfica, mas a tempo de ser protagonista na Gloriosa História. Deixou-nos aos 76 anos.



Félix era tão bom que chegaram a designar o Benfica por SL e Félix (1998)
Irascível pagou bem o facto de colocar por vezes os seus interesses acima do interesse da equipa. Faleceu com 75 anos bem longe de Portugal. Na África do Sul.



Jacinto esse defesa que era um exemplo de brio Benfiquista (2000)
Deixou-nos aos 78 anos, a escassas três semanas de completar 79 anos.



Corona a extremo-direito era morivo para preocupação não só do defesa-esquerdo adversário mas também do médio-esquerdo (2008)
Rumou ao "Quarto Anel" aos 82 anos. Olha pelos nossos avançados. Que boas conversas na sua residência do Barreiro "antigo". Onde mais poderia ser!



Vítor Batista era um avançado possante, trabalhador mas pouco habilidoso (2008)
Esteve pouco tempo no Clube e entrou na segunda parte do encontro frente ao AC Torino quando tal, pelo que fora combinado, já não poderia ocorrer. Mas como ocorreu fez parte dos 14. Transferiu-se para o "Quarto Anel" aos 88 anos.


Fernandes foi um enorme defesa e Benfiquista (2009)
Em Lisboa encontrei-me com ele, várias vezes, na Sede do Arroios DC (junto à avenida Almirante Reis). Vivia perto da Ota. Faleceu aos 82 anos.


Pinto Machado entrou ao intervalo deixando-nos já neste século (2009)
O guarda-redes que sofreu o 4-3 de grande penalidade partiu para o "Quarto Anel" aos 82 anos, a escassos 22 dias de completar 83 anos. 


Julinho esteve cinco minutos em jogo mas os suficiente para fazer parte da história deste jogo (2010)
Outro Duplo - além de excelente futebolista era Benfiquista. Outro de quem tenho saudades. Quem me dera poder continuar a ir de comboio até à sua residência no centro da Amadora. Rumou ao "Quarto Anel" aos 90 anos.


Espírito Santo era um avançado-centro de alto gabarito. Que saudades das longas conversas com ele na sua residência na "fronteira" entre Cacilhas e Almada (2012)
O habilidoso futebolistas teve longa e proveitosa carreira. E depois uma vida pacata em que foi sempre um exemplo. Com ele - a dialogar com ele - subi vários degraus na difícil escadaria de ser Benfiquista. Foi para o "Quarto Anel" com 93 anos.



Paz às vossas almas!

Alberto Miguéns

NOTA1: Os resultados conseguidos com o "Manto Sagrado" são da minha inteira responsabilidade pois resultam de recolha directa feita em três ou mais jornais, do dia seguinte ao jogo, cujas crónica são independentes, pelo facto dos três jornais serem matutinos;

NOTA2: Os dados biográficos extra-Benfica são da minha responsabilidade mas resultam de recolha indirecta e em alguns casos não há coincidência de datas (nascimento e falecimento) nem de clubes (antes e depois de jogarem no Benfica). Se algum leitor tiver esta informação mais rigorosa e não coincidente agradecia que contactasse este blogue para repor a verdade. Mas só se tiver informação fidedigna e comprovada que eu no futebol já vi «de tudo e mais alguma coisa...»
1 comentários
comentários
  1. Tocante e muito justa evocação.
    Hoje foi noite de sentimentos para com a equipa do AC Torino mas o Alberto lembrou e muito bem os bravos Gloriosos que enfrentaram e venceram aquele jogo.
    Honra à memória destes grandes Benfiquistas. Que descansem em Paz.
    Que Rogério, o último desses bravos ainda nos possa fazer companhia muitos anos mais.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail