A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26/03/2015

Somos Tão Bem Enganados!

26/03/2015 + 6 Comentários
É VERGONHOSA A FORMA COMO OS JORNAIS EM PORTUGAL TRATAM A INFORMAÇÃO!




Foi preciso esperar pela ficha, da autoria de Marco Rebelo, publicada em "O Benfica" do jogo de voleibol disputado em Espinho (21 de Março) para conseguir certificar a informação. Esta ficha está correcta!

Eu há muito que faço a recolha semanal da informação estatística dos jogos de todas as equipas seniores do Benfica, masculinas e femininas, incluindo a Equipa B de Futebol. Em 2014/15 são 14 mais uma, esta a B de futebol a competir na Segunda Liga. Confesso que tenho cada vez mais dificuldade em fazer essa recolha através da imprensa desportiva diária. Felizmente há outros meios: Federações (algumas), BTV, instalações do SLB e Benfiquistas em todos os locais, mesmo mais recônditos do País, que enviam a informação pretendida. No Basquetebol e Voleibol é mais difícil, principalmente nesta última pois nem toda a pontuação corresponde a acções dos Gloriosos Voleibolistas, havendo igualmente a considerar erros dos adversários.


Em que é que ficamos? Roberto Reis? 12, 11 ou nem 11 nem 12! Marc Honoré? 13, 9 ou nem 13 nem 9! Flávio Cruz? 20, 2 ou nem 20 nem 2! Hugo Gaspar? 14, 15 ou nem 14 nem 15! 




Salvou-se a ficha de O Jogo. Sem dúvida o jornal com a melhor informação estatística. Não só deste jogo! De todos e  há muito que é assim! Infelizmente é um jornal asqueroso, com conteúdos vocacionados para proteger e ilibar as imundices portistas. Um bom tapete dos interesses do FC Porto!


Aldrabice em forma de papel: "A Bola" e "Record" em conteúdos que exigem rigor. "O Jogo" em fórmulas que ferem a deontologia jornalística. Tirem-me deste País. O Benfica está tão acima de tudo isto!

Alberto Miguéns


NOTA (às 18:00 horas): Questionado acerca das fichas do jogo de ontem não estão mal (também era o que mais havia de faltar estando ela publicada no portal da CEV(aqui). 



Estou a ironizar! Estão uma aldrabice pegada. A Bola que é o único jornal que acerta na pontuação, abusa ao desrespeitar os leitores dando a entender que os Gloriosos Voleibolistas foram todos utilizados! E entre os suplentes, apenas João Oliveira jogou! O Record nem tem ponta por onde se pegue. O Jogo acerta nos pontos do SLB - 58 - mas depois engana-se dando mais dois ao distribuidor Perini (sete em vez de cinco). Daí o somatório ser 60! Será que é tão difícil copiar o que está certo! É mais difícil e trabalhoso aldrabar quando as entidades oficiais disponibilizam a informação. Nem assim!




6 comentários
comentários
  1. Grande malha especialmente num dia de glória para o voleibol Benfiquista.

    O Jornal "A Bola" é para mim o caso mais infeliz. Ao triste estado a que chegou um jornal que eu admirava nos anos 80. Nesse tempo tinha uma enorme dimensão física mas também uma enorme qualidade. As crónicas de uma elite jornalistas (Carlos Pinhão, Vítor Santos, Aurélio Márcio, Alfredo Farinha, Cruz Santos, Carlos Arsénio, etc) eram magníficas. Eram homens que iam muito para além da futebolice. Não estavam truncados pelo futebol nem sequer pelo desporto. Mas disso sabiam muito e eram excelentes profissionais. Com eles o jornal deixava-nos a certeza de respeitar valores e divulgar informação rigorosa.

    O "Record" é-me indiferente. Verdices.

    Parabéns à nossa enorme equipa de voleibol. Enorme vitória sobre uma equipa Italiana.

    ResponderEliminar
  2. ...Sr Dr Alberto....infelizmente A MEDIOCRIDADE na informação portuguesa É RAÍNHA ....seja em jornais rádios ou televisões....HOJE EM DIA a luta é pela SOBREVIVENCIA ao ponto de muito jornalista PERDER A COLUNA VERTEBRAL....na nossa GERAÇÃO(eu tenho 58 anos) sempre que um jornalista se sentava perante a folha de rascunho DESPIA A CAMISOLA e escrevia A VERDADE mesmo que essa verdade MAGOAVA o clube do coração....REFIRO-ME AO JORNAL A BOLA QUE COMO O Sr Dr sabe CRESCEU MUITO AO RITMO DAS GLÓRIAS DO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA....mas basta lêr dezenas de jornais á época do seculo vinte( XX) para confirmar que nem REI EUSEBIO escapava a uma critica SEMPRE QUE TINHA UM JOGO MENOS CONSEGUIDO.....INFELIZMENTE hoje a bola não é mais do que um jornal submisso AOS PODERES INSTALADOS(o serpa do croquete ficará sempre ligado AO LADO NEGRO DO JORNAL A BOLA então A BIBLIA)(ainda ontem no final do jogo sanjoanense 1 Benfica 4 jogo de hóquei transmitido pela bola tv o comentador de serviço disse:ESPERAMOS QUE O f.c. porto NÃO PERCA PONTOS)...CADA VEZ MAIS ACREDITO NO QUE PENSO;(O GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA É TÃO GRANDE QUE NÃO CABE NESTE PAÍS (MEDIOCRE) PEQUENO..!!!!!!...Sr Dr Alberto TENHO UM EXEMPLAR DO LIVRO (3ª EDIÇÃO) 100 ANOS 1OO TROFÉUS DA AUTORIA (BRILHANTE COMO SEMPRE) DO Sr Dr...(LIVRO QUE RECOMENDO A TODOS OS BENFIQUISTAS)É UM MANUAL DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM PARA QUEM QUER CONHECER A HISTÓRIA GLORIOSA DO BENFICA....Dr Alberto(com um profundo respeito pelo Sr Dr)gostaria de lhe lançar um desafio.Dr porque não (desculpe-me o atrevimento) LANÇAR UM TRABALHO NUM SÓ LIVRO OU EM DOIS VOLUMES UMA OBRA DE SUA AUTORIA COM FOTOS DAS TAÇAS E TROFEUS DE MAIOR IMPORTANCIA NA HISTÓRIA DO NOSSO GLORIOSO CLUBE NÃO SÓ DE FUTEBOL (formação até aos séniores e torneios importantes) MAS TAMBEM DAS MODALIDADES AMADORAS COM INFOMAÇAO SOBRE A(O)S MESMA(O)S E AINDA PUBLICAÇÃO DE FOTOS A REGISTAR (COM O SÓ O Dr SABE FAZER) OS MOMENTOS MARCANTES DE 111 ANOS DE GLÓRIA(dirigentes/treinadores/jogadores)...Sr Dr uma vez mais peço desculpa por este meu atrevimento(até porque sou ignorante na matéria de trabalho logística e euros que um trabalho destes acarreta)mas acho que existe uma lacuna nesta matéria até porque nem TODOS OS BENFIQUISTAS se podem deslocar(por vários motivos) AO COSME DAMIÃO...abraço

    ResponderEliminar
  3. BOAS TARDES SR ALBERTO, SERIA POSSIVEL ME DIZER AS CLASSIFICAÇOES DA EQUIPA DE BASQUETEBOL NO CAMPEONATO. ANO, JOGOS, V, D . OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vitor Catita

      Não é fácil (excepto as classificações) pois a forma de apuramento tem mudado muito desde o início do campeonato em 1932/33. Começou por ser reservada aos campeões regionais, depois por apuramento através das melhores classificações nos Regionais. Na fase actual com um quadro fixo de clubes com promoções e despromoções, a época inicial foi em 1976/77.

      Há muito que tento que os dirigentes do Benfica implementam, disponibilizando na internet, os jogos e classificações de todas as modalidades pois ao contrário do futebol não têm valor comercial. Não ligam, nem querem saber. Eu não tenho meios financeiros para o fazer. Deixo-lhe um exemplo daquilo que o SLB podia fazer. Eu tenho toda a informação estatística. Penso ser o mais difícil. O "resto" é capacidade financeira para elaborar o programa informático e disponibilizá.lo na internet. Mas... mais do que isso interesse e respeito pelo passado do Clube. E há dirigentes dentro do clube que têm medo, muito medo do passado deles no clube. Não querem nada do passado. Passam o presente a tentar fugir do passado.

      Deixo-lhe o modelo que penso ser o mais interessante para as modalidades do Glorioso.

      http://www.stretfordend.co.uk/

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Caro Alberto Migueis, e sempre um praser ver o rigor Como defende a nossa causa Benfiquista. O meu muito obrigado.
    Se me permitir gostaria de lhe fazer uma pergunta direta que certamenta inquieta muitos Benfiquistas? Qual a razao do seu afastamento da BTV ? E que sendo socio e assinante da mesma nao me revejo em muitos comentadores la existentes. O meu obrigado. E continue em forca pela Nosda causa. Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Clique no topo do blogue em Editorial.

      Apesar da prosa redonda penso que entenderá.

      Um dia destes com o António Melo haverá um texto a explicar tudo!

      Alberto Miguéns

      NOTA: Agradecimento pelas simpáticas palavras. Nada melhor que sermos agraciados pelos que nos são iguais.

      Eliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail