NUNCA É DEMAIS ASSINALAR A DATA E HORA - QUATRO DA TARDE - DO NASCIMENTO DAQUELE QUE NÃO SENDO O PRINCIPAL FUNDADOR - FORAM 24 PARES ENTRE IGUAIS - SE TORNOU A MAIOR FIGURA DO CLUBE ENTRE 1904 E 1926. O PAI DO BENFIQUISMO.
Aos vinte e sete dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta Igreja paroquial de São João Baptista do Lumiar, concelho dos Olivais, diocese de Lisboa, baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino, a quem dei o nome de Cosme e que nasceu nesta freguesia às quatro horas da tarde do dia dois de Novembro do corrente ano, filho legítimo de Cosme Damião, carroceiro, natural desta freguesia e de Rosa Marques, natural de São Martinho do Salreu, concelho de Estarreja, diocese do Porto, recebido na freguesia dos Anjos da cidade de Lisboa e paroquianos desta, moradores na Travessa do Alqueidão deste lugar, neto paterno de Cosme Damião e Rosário Maria e materno de Francisco Marques e Maria Rosa. Foi padrinho António Pereira e madrinha Rosa Marques, aquele casado e esta solteira, trabalhadores os quais todos sei serem os próprios. E para constar se lavrou um duplicado deste assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo não assinaram por não saberem escrever. Era ut retro
O pároco Francisco de Paula da Fonseca Neves.

Nascido há 140 anos para criar esta Obra-prima:
Obrigado Cosme Damião. E a todos os que fizeram tão grande o Benfica que nasceu tão pequeno do tamanho de todos os clubes. E cresceu bem mais do que todos os outros.
Alberto Miguéns
NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Que sentimento - agradecimento, apego, reconhecimento, estima ou não - tem cada um dos leitores por Cosme Damião!" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)



Mr Miguens totalmente de acordo deve-se comentar de acordo com o que foi escrito, sou um leitor assíduo do seu blogue, não comento muitas vezes porque comentar sem ter capacidade de o fazer porque para mim alguns textos estão fora do meu alcanse de os entender bem deixo para outros que o façam melhor.
ResponderEliminarQuem diria que o Cosme Damião quando decidio criar esses pequenino clube porque todos no inicio somos bebés que crescia crescia crescia tornando-se num gigante mundial nem isso lhe passou pela cabeça no momento da criação do nosso amado Benfica, que do alto dos céus Deus lhe mostre a sua grandeza do clube que findou.
Viva o Benfica
Mr Miguens permite me fazer uma correcção no final do meu comentário disse findou quando queria dizer fundou peço desculpas pelo engano, e por falar em gigantes o colosso Alemão do Bayern nos passou á frente em número de socios a luta está renhida entre estes dois gigantes.
ResponderEliminarO Pai do Benfiquismo foi também um homem extraordinário.
ResponderEliminarOrfão de tenra idade, soube aproveitar as oportunidades dadas por essa extraordinária instituição que é a Casa Pia. Soube vencer na vida pela força da sua vontade, inteligência e trabalho. Soube compreender e praticar os valores de integridade, comunhão e apoio aos seus companheiros de jornada. A solidez desses princípios foi uma das bases da Associação do Bem e depois do Sport Lisboa, mais tarde Sport Lisboa e Benfica. Foi ele a alma e a ação do Clube nas suas primeiras décadas. Foi dele, a mão que escreveu a Ata do momento fundador, em que com mais 23 companheiros de jornada fundaram esse Clube maravilhoso que tanto alegra e enriquece as nossas vidas.
Glorioso Cosme, que os Benfiquistas de hoje saibam compreender, seguir e honrar o teu ilustre exemplo.
Obrigado, Cosme Damião!
Para mim, ele representa o oposto do Benfica dos últimos 30 anos. Desde logo, pelo facto de não ter querido ser presidente. O seu único fito era o Bem do Benfica, não era o exercício do poder ou quaisquer vaidadezinhas. Depois, o seu papel aquando da debandada para o clube do Varandas é sinónimo do quanto amava o nosso clube. Serviu-o em várias modalidades. Sempre pautou a sua ação pelo construir,não pelo "eu" ou pelo destruir.
ResponderEliminarO Benfica atual não tem nada a ver com Cosme. Será uma hipérbole, mas é assim que o entendo. E mais não escrevo, porque iria zurzir nos atuais órgãos e não é esse o objetivo do "post". É triste ver um Benfica diferente do que conheço há cerca de 50 anos.
Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns....A sair do Estádio e com uma azia tremenda...Com estes jogadores com pouca qualidade não conseguimos honrar a memória do eterno Cosme Damião...Rui Costa não conseguiu acertar em nenhuma contratação...talvez se salve o Enzo...Incrível tanta incompetência... Quanto ao jogo, perante um Leverkusen dos piores da sua história se fosse com outra equipa, por exemplo a do ano passado, tínhamos goleado, mas com esta arriscamo-nos a lutar com o Ajax para ver quem fica em último...Eusébio e Cruijff devem estar a comentar, entre os dois, que péssimas equipas são estas!!!!!🫣🫣🫣🫣🫣🫣🫣....Dediquem se ao Campeonato...Venha o Casa Pia...Um Abraço Glorioso
ResponderEliminarBoa Tarde/Noite Sr. Alberto Miguéns....Já votei...e vou ser sincero não consegui decidir-me nem num nem noutro...não eram os meus candidatos...só votei para a Mesa da Assembleia Geral e para a Comissão de Remunerações...E apesar de quem ganhar não ser aquele quem gostaria...a partir de amanhã será o meu Presidente e todos nós benfiquistas, como democratas que somos desde 1904, temos de nos unir para ajudar o nosso Benfica a ganhar, que é e sempre será a nossa essência...VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA....
ResponderEliminar