SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 março 2025

SIM! Alterar Estatutos Anti-Democráticos

07 março 2025 0 Comentários

COMO FORAM OS ESTATUTOS QUE RESULTARAM DA ÚLTIMA REVISÃO EM 2010. 




Não há Estatutos "perfeitos". Cada associado faria estatutos diferentes. Mas há revisões mais Democráticas que outras. Há revisões que foram mais divulgadas para gerar mais participação que a última, em Março de 2010.


ALGUNS ARTIGOS MUITO MELHORES. MAIS À BENFICA.

 

Terminar com o disparate de ser obrigatório ter mais de 43 anos para se poder concorrer às três presidências dos Órgãos Sociais

Absurdo. Um associado do Clube poderia ser Presidente da República (PR) durante um mandato, pois necessita de ter 35 anos ou mais e terminado o seu mandato como PR de Portugal ainda não se poder candidatar a presidente da Direcção, da Mesa da Assembleia Geral ou do Conselho Fiscal, mesmo com 40 anos de vida e de associado (se o for desde o nascimento) tendo que "esperar" três anos.

 

Começar a reduzir a disparidade entre número de votos por antiguidade de associado

De 1, 5, 20 e 50 passar para 3, 10, 20 e 50.

 

Limitação de mandatos (três quadriénios)

Acabando com a perpetuação no poder e instalação de vícios por caciquismo.


Fim de votos não escrutináveis

Ninguém pode garantir que um representante das Casas do Benfica vota de acordo com o que foi decidido nas Casas do Benfica se é que os associados dessa "Casa" foram consultados. O que existe é duplicar o número de votos dos presidentes das Casas do Benfica. Nem é a expressão eleitoral, mas sim uma questão de princípios e valores inalianáveis.

 

Possibilidade de segunda volta (na semana seguinte ou duas semanas depois) nas Eleições

Nunca houve lista vencedora, em 23 actos eleitorais com duas ou três listas, com menos de 51 por cento dos votos, mas pode haver dispersão que tire legitimitade por ser minoritária, tipo: A - 27 %; B - 26 %; C - 24 %; e D - 23 %.


O voto (e intenção) dos associados ser valorizado

E não contar para nada. Orçamento anual rejeitado? Consequências... zero! Relatório e Contas rejeitado? Consequências... zero!

 

Carrega Benfica!

 

Alberto Miguéns


Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: