FOI DAQUELES FUTEBOLISTAS QUE UM BENFIQUISTA TOLERAVA (POR MOTIVOS ÓBVIOS) MAS EM QUE NÃO SE REVIA. BEM DIFERENTE DO ANTERIOR TREINADOR DO SPORTING CP.
Nem nunca poderia ser apontado como tendo os valores do Benfica!
Quando chegou, muito novo, ao Clube já trazia os vícios na sua personalidade
E nunca os perdeu.
Os futebolistas, em clubes centenários, com mais de um milhar de jogadores nas equipas principais
Consegue-se estabelecer um padrão de valores de personalidade, tendo em conta os que alcançam mais êxito. Os valores do Benfica são de atletas como Humberto Coelho, Julinho, Toni, José Águas, Francisco Vieira, Coluna, Arsénio, Bento, Cavém, João Pinto, Simões, Preud'Homme, Guilherme Espírito Santo, Jaime Graça, Valadas, Rui Rodrigues, Ribeiro dos Reis, Cardozo, Néné, Costa Pereira, Sheu, Gustavo Teixeira, Jonas, Vítor Silva, Saviola, Francisco Ferreira, Aimar, Luís Xavier, entre dezenas de outros. Alguém acredita que estes futebolistas podiam jogar, na plenitude, no Sporting CP ou FC Porto? Nem pensar. Valadas começou por jogar no Sporting CP e "fugiu" - mesmo sabendo que durante uma temporada, 1933/34, teria de ficar sem competir - mas não se sentia bem (confortável) no Sporting CP. Francisco Ferreira conquistou o campeonato de Portugal (depois designação alterada para Taça de Portugal) jogando a final, frente ao Sporting CP, em 1936/37. Pediu aos dirigentes do Benfica para o "libertarem" do FC Porto e assim foi. Valadas interessou-se pelo Benfica no convívio nos estágios - pelo menos dois enquanto jogador do SCP - da selecção nacional. Francisco Ferreira dizia que não confiava nos dirigentes do FCP, preferindo as referências que lhe davam acerca dos do Benfica.
Claro que não vou estar a dissertar acerca do Sporting CP e do FC Porto
Mas é só comparar com aqueles que se consideram como exemplos do que é ser vedeta nesses clubes. Claro que há excepções, mas são isso mesmo. No Sporting CP, Canário, Damas, Vasques, Travassos, Hilário, Jorge Vieira, Passos, entre outros podiam singrar no Benfica. No FC Porto, Ricardo Carvalho, Custódio Pinto, Virgílio, Miguel Arcanjo, Valdemar Mota, Siska, Lucho González, Pavão, Américo (gr), Gomes, Hélder Postiga, Helton (gr), Marcano, entre outros. Também há futebolistas no Benfica que "encaixariam" bem no SCP ou no FCP. João Pereira tem, bem vincadas, as características de personalidade dos futebolistas do Sporting CP, bem ao contrário de Ruben Amorim.
Isto pode parecer um exercício idiota, mas falando com futebolistas que representaram os dois clubes: SCP/SLB ou FCP/SLB
Eles não negam. Dizem que há de tudo, mas que, pensando no assunto, que é possível estabelecer um padrão. Falei com Autur Correia e Argel, além de Alhinho (que jogou nos três clubes) e confirmaram.
O "caso" mais notável é o de Artur Correia
Foi do Benfica para o Sporting CP. Todos sabiam que era Benfiquista. Por exemplo, Sheu diz que nunca pensou que Jordão fosse sportinguista. Ficou surpreendido quando Jordão revelou que assinava pelo clube do qual era adepto. Tantas e tantas vezes com ele e nunca foi assunto, ao contrário de outros que indicavam preferências. Como é óbvio há de tudo. Cada pessoa é um Mundo. Mas Artur Correia contava que a primeira cois que perguntava, ao intervalo e no final de cada jogo do Sporting CP, à primeira pessoa conhecida que encontrava fora do rectângulo de jogo, era: «como é que está o Benfica!» E reforçava que não tinha problemas pois no Sporting CP sabiam que, em campo, dava o que tinha e o que não tinha. Então em jogos frente ao Benfica queria ser sempre o melhor em campo na sua equipa! Nada a apontar-lhe como profissional. Aliás ele sempre disse que «não tinha nada a apontar ao Sporting onde foi tratado com excelência».
João Pereira: agora é ir vendo, ouvindo e lendo!
Alberto
Miguéns
Caro Alberto Miguens,
ResponderEliminarA lagartagem agora acredita que tem uma especie de forma para bolos onde mete os treinadores que depois ganham campeonatos e a seguir vao para a Premier League.
E a historica grandiosidade dos lagartos.
Se bem me lembro dele como jogador tenho ca um palpite que este vai ser uma boa escolha mas para nos SLB.
Abraco Glorioso.
João Laranjeira, Sportinguista, campeão no Benfica. Um senhor.
ResponderEliminarNelson Fernandes, fez-se no Benfica e esteve 7 anos no Sporting porque queria jogar e no Benfica era difícil na época. Eusébio era seu compadre. Grande jogador e excelente pessoa. Conheço pessoalmente. Um senhor, embora actualmente torça mais pelo Sporting, não esquece a sua matriz benfiquista.
ResponderEliminar