SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 agosto 2024

Eis-nos no Tempo dos Aldrabões

04 agosto 2024 7 Comentários

QUANDO O CLUBE DO ÓDIO CONQUISTA ALGUMA SUPERTAÇA LÁ VEM A LADAÍNHA...



O FC Porto ultrapassa o «Glorioso» no total de "títulos" fazendo equivaler todas as competições - e até mesmo "não competições" - como se pudessem colocar tudo no mesmo "saco"!

 

De treta em treta até à treta final

Arranjam logo uns quadros ou tabelas em que surripiam ao Benfica a Taça Latina até dizendo o disparate que não é econhecida pela UEFA. Pois então? A Taça Latina (primeira edição, em 1949) é muito anterior à fundação da UEFA (15 de Junho de 1954). Mas a FIFA esteve na organização da Taça Latina como já aqui se mostrou e demonstrou (clicar) em 8 de Setembro de 2016 e (clicar) em 2 de Junho de 2017. 



"Isto" até não vai mal (pois mostra como o FCP é inferior)

Só há esta contabilidade obtusa enquanto o Benfica tiver mais campeonatos nacionais que o FCP - Fruta Corrrupção e Putedo, pois se isso um dia ocorrer o que vai constar é que o FC Porto já tem mais campeonatos nacionais que o «Glorioso»

 

Até trocava ter menos vinte e tal «títulos»

Por exemplo, o Benfica ter 48 campeonatos nacionais, zero Supertaças e zero Taças da Liga para 20 Campeonatos Nacionais do FC Porto, 54 Supertaças e sete Taças da Liga. Assinava já!


A Supertaça nem é um título, muito menos uma competição

Resume-se a um jogo onde se está por inerência: o campeão nacional e o vencedor ou finalista vencido pelo campeão nacional na Taça de Portugal. Por exemplo, o Vitória SC (Guimarães) até 2012/2013 tinha conquistado (ao FC Porto, em 1988/1989) uma Supertaça sem nunca ter conquistado um título, pois foi finalista vencido, pelo FC Porto, na Taça de Portugal na temporada anterior (1987/1988). Título é uma competição em que o titular da mesma pode (e deve) competir para defender essa conquista, ou seja, está na competição por inerência. Era assim no tempo em que se respeitavam as competições e a sua essência. Supertaça (não é título, nem competição), Taça da Liga, Taça Latina, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental não são títulos, mas troféus. Por exemplo a Taça dos Clubes Vencedores das Taças era um título, pois o seu titular podia defender a conquista na temporada seguinte como ocorreu, por exemplo, em 1962/1963, o Clube Atlético de Madrid só competiu nesta III Taça dos Clubes Vencedores das Taças pois conquistara a edição anterior, em 1961/1962. Em 1961/62, na Taça de Espanha, foi eliminado, logo nos dezasseis-avos-de-final, pelo CD Basconia, por isso nunca se poderia apurar para esta competição europeia, em 1962/1963, pela competição nacional.



Esta treta de fazer equivaler Supertaças a Ligas dos Campeões ou Campeonatos Nacionais

É como contar a mentira da suposta "Maldição de Guttmann".


Enquanto os Benfiquistas derem "corda" a estas aldrabices o que se pode fazer?

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Damos o exemplo considerando o SC Espinho o clube com mais títulos em Portugal dado que tem 18 campeonatos conquistados (12 taças e 5 supertaças).do voleibol masculino - não obstante do Benfica ter vencido mais competições, troféus no somatório total (12 campeonatos, 20 taças e 12 supertaças).
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Eu já não "trocava" o palmarés, embora este "trocava" seja simbólico pois ninguém tem o poder de trocar o que quer que seja. Há cinco temporadas "trocava". O SLB em títulos está já muito bem (12 + 20 = 32) e o SCE (18 + 12 = 30). Claro que na principal competição o SCE, ainda, tem vantagem, com mais seis. E o SLB está mais perto de somar mais campeonatos nacionais (foco-me na principal competição) que o SCE.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Boa noite Caro Alberto.

    E ainda uma taça ibérica de 1983 (salvo erro) que o Benfica ganhou. Era um troféu oficial, pois foi uma competição organizada pelas duas federações nacionais da Peninsula. Tiram nos 2 trofeus oficiais internacionais e somam 2 aos dragartos organizados pela Toyota. Culpa das nossas sucessivas direções

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Certo. Foi no início de 1983/84, com o Athletic Club Bilbau, que foi campeão de Espanha na temporada anterior. E foi um troféu oficial pois foi organizado pela RFEF e pela FPF, tendo no regulamento que a federação que organizasse o jogo da segunda mão entregaria o troféu. Como a segunda mão foi em Portugal, em 24 de Agosto de 1983, a FPF entregou o troféu - semelhante ao da Supertaça - ao Benfica. Bem lembrado.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Caro

      Como o FC Porto e o Sporting CP (esteve em 4 das oito edições) nunca a conquistaram... não conta!

      Glorioso Abraço

      AM

      Eliminar
  4. Caro Alberto,
    O branqueamento e manipulacao sao constantes.
    Hoje fiquei abismado quando ouvi num canal novo, o Now, esta noticia dita sem se rir ou chorar por uma "jornalista" - "adepta do Sporting com 30 pontos na cabeca depois de um gesto brusco de Nuno Santos, jogador do SCP".
    Ainda bem que foi so brusco.
    Rest my case.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: