SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 junho 2024

Fartou-se...

13 junho 2024 7 Comentários

LUÍS MENDES ABANDONOU A BENFICA FUTEBOL SAD. MESMO NÃO O CONHECENDO NEM NUNCA TER FALADO COM ELE NÃO FIQUEI, MESMO NADA, SURPREENDIDO.

 

Não sei se é competente ou incompetente, pois como já escrevi, não o conheço pessoalmente. A sua acção no principal pelouro financeiro da SAD ficou "curta" (desde Outubro de 2023, embora estivesse no Conselho de Administração logo após as eleições em 9 de Outubro de 2021, ou seja, há dois anos e meio) para poder ter uma avaliação sustentada e criteriosa. Profissionalmente só sei do seu currículo através de informações publicadas pela Benfica Futebol SAD.



Entrou para sócio aos sete anos (tem 56 anos de idade, desde 25 de Março de 2024)

Associado em 21 de Outubro de 1975, tendo por isso 48 anos de filiação no Clube, a caminho de receber o emblema de dedicação - classe ouro - dos 50 anos, em 28 de Fevereiro de 2026, quando terá 57 anos de idade! Não é um "novato" em associativismo...

 


Consta que renunciou por se ter deparado com situações que limitariam o seu desempenho

E pelas quais seria responsabilizado. Ora isto é o que alguém que tem orgulho no seu trabalho não pode (nem deve) permitir. Ser responsabilizado por situações que sabe serem negativas, ser o principal responsável e não as poder debelar por não ter poder real para o fazer quando, em teoria e no organograma, responde por elas pois é o responsável superior na hierarquia dos executivos. Apenas Rui Costa tem mais poder. Como não sei em concreto de que situações se tratam só posso escrever em teoria. Se assim foi concordo com ele. Só teria uma saída... renunciar. É a saída mais digna, pois não é fugir dos problemas. É não pactuar com indignidades. Ser acusado de não resolver problemas quando os quer debelar, tendo capacidade para tal - pelo cargo institucional e competência profissional - mas não tem poder para anular quem "faz mal" ou quem "quer fazer mal" às finanças do Clube.

 

Chegou ao dirigismo do «Glorioso» em 2021 encontrando muitos dirigentes que lhe são anteriores

Sabendo-se o quanto negativo muitos desses dirigentes têm sido com decisões nefastas para o Benfica, quem quiser "fazer bem" terá sempre enormes problemas. Há muitos interesses instalados desde 2003 que serão muito difíceis de eliminar. Quem chegar de novo ao dirigismo do Clube terá sempre esses problemas: afastar quem usa o Clube em proveito próprio e abusa por ter sido "empossado" com poderes laterais que obstaculizam quem quer colocar em prática procedimentos positivos para o Clube. Além de se confrontar com essa situação - há quem tenha duas quintas, a quinta-feira todas as semanas e uma quinta, todos os dias, dentro do Benfica - ainda se confronta com o pior do século XXI Benfiquista, o «situacionismo» génese do «Genocídio do Benfiquismo». 


Com as eleições em 9 de Outubro de 2021

Podia ter havido um "corte" com o passado recente que pouco dignificou o Benfica, como baluarte português de clube virtuoso, inovador e digno, mas Rui Costa optou por ser "evolução na continuidade" mantendo figurinhas e figurões. Ao querer juntar-lhes Benfiquistas sem as manhas desse passado recente estabeleceu uma espécie de "quadratura do círculo", ou seja, pensou ser possível o impossível.


Rui Costa está a estreitar tanto o caminho que este terminará num Beco!

 

Alberto Miguéns


7 comentários
  1. Caro Alberto,
    Primeiro que tudo quero dizer que e muito bom te-lo de volta no seu blog.
    Tal como o Alberto tambem nao conheco Luis Mendes nem sei o que se passa dentro do Benfica. Mas o CV de Luis Mendes e excelente, disso nao ha duvidas.
    A sensacao que tenho e que Vieira saiu do Benfica mas o vierismo e instalados continua. Rui Costa ter-se-a apoiado neles para garantir a sua candidatura e eleicao. Se calhar acreditando que poderia gradualmente conseguir autonomia e mudancas? Nao faco ideia.
    Mas o que me parece cada vez mais e que o SLB precisa de virar de uma vez por todas a pagina do vieirismo. Nova gente, novas ideias, valores e praticas.
    E concordo consigo. Quanto mais Rui Costa evitar enfrentar esta gente, quanto mais se acomodar, mais estreito sera o caminho e o SLB continuara sufocado.
    Sera o universo Benfiquista capaz de gerar alternativas fortes e crediveis em proximas eleicoes?
    Serao os Benfiquistas capazes de cortar de vez com a falsa seguranca de votar nos vieiristas?
    Espero bem que sim. Eu nao tenho duvidas sobre o que farei.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica não devia ser afetado por estas situações e por via disso ser enxovalhado por grande parte destas pessoas. O Clube devia ser respeitado por gente que se devia dar ao respeito.

    Não sabendo ao certo se o que se diz acerca das razões concretas do conflito serem verdade, parcialmente verdade, ou até mentira, o único facto indesmentível é que um vice-presidente, até aqui com funções em pastas da maior importância, se demitiu a apenas alguns dias da realização de duas AGs de enorme importância. Também por isso, essas AGs se desenrolarão num clima de tensão associativa. Não é só uma dedução. Percebe-se isso também nas redes sociais.

    Rui Costa optou por formar uma direção cheia de figuras do tempo de Vieira. Ele próprio é uma dessas figuras. Por necessidade, ou por inevitabilidade, essa opção inicial, cada vez mais estreita o caminho da sobrevivência da sua presidência.

    Enquanto associado, por mim está claro que o vieirismo e os vieiristas não podem fazer parte do futuro. Se esta direção conseguir cumprir o tempo de mandato que lhe resta, apenas posso esperar - e contribuir para isso - que no final de 2025, o Benfica já tenha outra direção, com gente que regenere a credibilidade e a honorabilidade do Clube.

    ResponderEliminar
  3. Eu começo a acreditar que o Rui Costa está se lixando para o seu caminho no Benfica para ele é igual ao litro se correr bem ou mal ,o homem não tem reação nenhuma é mole se correr mal ele vai á vida dele como se nada tivesse acontecido mas que desilusão

    ResponderEliminar
  4. Os benfiquistas terão de erguer a sua voz em defesa dos superiores interesses do clube, afastando quem quer que seja que o prejudique e votando em quem nos dê garantias de benfiquismo desinteresseiro. O que parece, para quem ouve e lê as notícias e vai lendo um ou outro comentário na blogosfera benfiquista, é que há mamões a aproveitarem-se da mesa farta que é o SLB. Se assim for, teremos de correr com eles, e libertar o clube de traidores à sua tradição. Repito, sejam eles quem forem.

    ResponderEliminar
  5. Penso que era muito dificil segurar o clube, aquando da detenção de LFV, sem procurar a continuidade de algumas figuras.

    O q RC não parece perceber é que tinha um apoio tremendo dos sócios e das antigas glórias para limpar o clube todo. A figura mais amada do clube depois de Eusebio, vai acabar escorraçada.

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. Alberto Miguéns...Na minha singela opinião o Sr. Rui Costa deveria ser só DIRECTOR DESPORTIVO DO CLUBE (mas não na contratação de treinadores, veja-se o flop que foi a sua intervenção na contratação de um tal Quique Flores) e NÃO SEU PRESIDENTE...Isto ser Presidente de um clube com a dimensão do nosso Benfica não é para todos!!!! Ser um líder desta magnitude de instituições tem de possuir, não só, bons conhecimentos ao nível financeiro, mas que seja essencialmente um grande gestor de relações humanas - deveria ser uma espécie de DUARTE BORGES COUTINHO do Século XXI - CARISMA E FORTE LIDERANÇA...Claro que um Presidente deste tipo tem de ser acompanhado de membros da Direcção/SAD em que tenha plena confiança, essencialmente em serem HONESTOS, o que parece não ser o caso, infelizmente, no que está a acontecer, neste momento, no nosso BENFICA...Mas será que no UNIVERSO BENFIQUISTA EXISTIRÁ ESSA PESSOA....Tenho as minhas dúvidas!!!!...Um Abraço GLORIOSO..

    ResponderEliminar
  7. Eu não sei o que se passou como tal eu como sócio o que Rui Costa decidir irei apoiar porque não consigo julgar quem não conheço mas, Luis Mendes poderia sair depois das assembleias já marcadas
    porque a apresentação do relatório e contas é da sua responsabilidade estranha a sua demissão e poderia em plena assembleia os seus motivos agora
    demitir-se não é compreensível.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: