FALECEU NO SÁBADO, AOS 85 ANOS, ESTE EXTRAORDINÁRIO BASQUETEBOLISTA PORTUGUÊS.
Com carreira sénior, exclusivamente no Benfica.
Infelizmente procurei durante todo o fim-de-semana os dois artigos que em tempos fiz para o jornal «O Benfica» mas não os encontrei
Um destacando-o como basquetebolista e outro como treinador do Basquetebol do «Glorioso»
Entretanto encontrei por essa internet um texto que parece reproduzir informação estatística retirada de um desses artigos, o de Basquetebolista
(Clicar) Quando conseguir encontrar o texto feito para o semanário «O Benfica» será efectuada neste blogue uma justa homenagem. Para elaborar esse texto tive uma longa conversa com ele para que a informação biográfica encaixasse na informação estatística.
Há ainda um outro texto que merece ser conhecido
(Clicar) Uma entrevista posterior ao meu encontro com ele, numa esplanada em Cascais.
Também falei com o professor Teotónio Lima que foi o melhor treinador de Basquetebol do Benfica (e que foi destaque no mesmo jornal aquando da publicação da História do Glorioso Basquetebol) talvez em 2006
(Clicar) Eis a opinião do seu treinador, que ele considerava a grande referência para o seu desenvolvimento como basquetebolista. Quando entrevistei o professor Teotónio Lima a opinião deste acerca de Zé Alberto foi igual, como é óbvio.
Obrigado, Zé Alberto
Alberto
Miguéns
Tive a honra de o defrontar no início da década de 70 (ganhámos ao Benfica em 70/71 :) ) depois de ter passado uma década a assistir a vitórias sucessivas daquela brilhante equipa que tinha o Zé Alberto como expoente (ser selecionado para o resto da Europa na década de 60 é, creio, o maoir feito do nosso basquetebol). Recordo, com humor, a "perseguição" do árbitro Alberto Costa. Jogo que ele apitasse o Zé Alberto tinha 5 faltas em poucos minutos.
ResponderEliminarRIP Zé Alberto!
Obrigado Alberto Miguens por exaltar a memória das lendas benfiquistas!!
Hoje, partiu o Pedro Fiúza, o nosso ex-capitão do vólei.
ResponderEliminarO Benfica é grande por ter tido não apenas grandes dirigentes e presidentes, mas sobretudo por ter tido atletas da craveira de José Alberto. Dezassete temporadas a envergar o Manto Sagrado, 32 títulos oficiais. Muito obrigado, José Alberto. Para sempre connosco. Os meus sentimentos à família e amigos.
ResponderEliminarCaro Sr. Alberto Miguéns....Peço desculpa mas como tenho andado ocupado profissionalmente, só hoje vi que faleceu o Sr. José Alberto, um basquetebolista de grande dimensão nacional e que não vi jogar, infelizmente...Os meus sentimentos à família...e a nós benfiquistas de coração resta-nos recordá-lo eternamente...Um Abraço GLORIOSO.
ResponderEliminar