SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 agosto 2023

Que Se Passa?

20 agosto 2023 16 Comentários

COM UM GRUPO QUE SE MOSTROU INEXCEDÍVEL EM 2022/2023!



Há muita confusão à volta do Benfica, criada dentro do Clube! E isto não é bom. Isto não é nada bom.

 

Em vez de tentarem arranjar soluções para os problemas

Parece que querem arranjar problemas para as soluções.

 

O Campeonato Nacional vai ser muito mais complexo

E o Benfica não tem margem de erro até receber o FC Porto (7.ª jornada) e depois continuará com margem de erro muito eduzida mesmo derrotando os portistas.

 


O FC Porto vai fazer seis pontos, em dois jogos, neste domingo

Ainda vai no começo, mas Boavista FC, Sporting CP, Vitória SC Guimarães (estes de certeza), FC Porto, Rio Ave FC, FC Arouca e FC Famalicão devem liderar a classificação com seis pontos. Em 8.º ex-aequo surgirá o Benfica, na melhor das hipóteses, em 5.º lugar, com três pontos.  

 


Mas depois vem uma deslocação complexa a Barcelos

Enquanto o Benfica não fizer exibições categóricas tudo é incógnita, ainda maior incógnita, embora o «Glorioso», seja sempre favorito antes de se iniciar qualquer jogo. E jogará, sábado, antes do Sporting CP (domingo) e do FC Porto (segunda-feira).

 


Depois vêm as questões do plantel (e neste assunto o treinador é soberano) mas os adeptos não têm que ser mentecaptos

Era o que mais havia de faltar.


Guarda-redes

Não acredito que Odysseas fique. Um problema. Trubin pode ser titular mas será necessário contratar outro guarda-redes que seja alternativa a Trubin (e Odysseas era).  

 

Defesas

Uma enorme confusão. O facto de Gilberto ter sido mal "gerido" em 2022/23 tirou-o do Benfica, pois ficou sem condições pelo facto do treinador preferir adaptar Aursnes. João Victor não é melhor que o melhor Gilberto, o do início da temporada passada. Antes pelo contrário. Agora vamos ter o mesmo problema, em 2023/24, com o defesa-esquerdo. Mihailo deixa de ter condições se Aursnes até jogar adaptado a lateral-esquerdo. "Outro Gilberto" agora do lado contrário. O quarteto de defesas-centrais parece consolidado mas Morato pode "transviar" por não ser utilizado, até porque Roger Schmidt irá fazer "rotação" de suplentes, provavelmente, com Tomás Araújo quando Jurásek regressar da lesão. E Mihailo poderá sentir-se insatisfeito e pedir para sair.


Meio-campo

O "caso Neres". Um futebolista criativo não é titular para jogarem médios-centro (Aursnes e João Mário) adaptados às laterais. Depois o centro do terreno - o motor da equipa - não parece funcionar, pois o futebol não flui com João Neves, Kökcü e Rafa ou Florentino, Kökcü e Rafa ou Aursnes, Kökcü e Rafa. As alas - caixa de velocidades - só funciona do lado direito (Di María) que até é o futebolista menos jovem. O lado esquerdo só funciona quando Neres entra. Roger Schmidt parece estar muito preocupado com defender bem e pouco em atacar, também, bem! Faz confusão, mas considerando que ele é um bom treinador saberá voltar a fazer do Benfica uma máquina de jogar bem. Continuo a pensar que prolongar o contrato mais duas temporada quando se ia a meio da primeira de duas foi um erro. Vai ter muito que provar e os adeptos que "penar" se o Benfica for adiando jogar o Futebol Sério e a Sério da temporada passada.  

 

Avançados

Tengstedt há oito meses no Benfica foi preterido para jogar A. Cabral que parece fora de forma e fora da equipa. Musa não se percebe como regressará depois do que se passou no estádio do Bessa. Eu desconfiarei da fiabilidade dele, principalmente, no jogos em terreno alheio. Até prova em contrário.

 

Cuidado, Benfica!

 

Alberto Miguéns

16 comentários
  1. Eu digo desde o início que Schmidt é bom treinador mas demasiado teimoso, pouca capacidade de se adaptar. Meteu o gegenpressen na gaveta, por causa das vezes que os oponentes passaram a passar a bola por cima para sair da zona de pressão. Agora Roger, não tem sistema alternativo, muito menos rotinas no mesmo.A equipa foi novamente mal escalada, falta um trinco e dois defesas. Se Ody de facto quer ser titular, e discutiu com o treinador, temos de ir ao mercado buscar outro. Na pior das hipóteses, podemos ter de mandar embora um guarda redes e um treinador, espero que não. Não temos meio campo, e Kokçu não está em forma. Nem Aursnes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com equipas fechadas, à espera da sorte para serem felizes, temos que jogar com Rafa, Di Maria e Neres, atrás de um PL (Musa/Arthur/Casper/Benchimol).
      Meio campo tem de ser Florentino e Kocsu ou J. Neves.
      Se não confia no LE joga com 3 centrais e aí joga com mais um médio Florentino Kocsu e J.Neves.
      Nos jogos mais eqilibrados já pode jogar com o Aursenes e J. Mário.

      Eliminar
    2. Kokcu não está em forma? Não está ainda ao melhor nível, mas ontem já fez um óptimo jogo. Acho que até foi eleito o melhor em campo. Sabe quem esteve em grande? Foi o guarda-redes do Estrela, a lembrar um tal de Cássio, que parecia um super-homem contra o Benfica e cometia erros surreais contra o Porto.

      Eliminar
  2. Tenho elogiado sempre Roger Schmidt, que, tenho para mim, é o homem certo no lugar certo. Hoje, porém, não o posso elogiar. Pelo contrário.
    Gestão desastrosa do caso Vlachodimos. Aceito que se pretenda mudar o dono da baliza: ninguém é dono dela e Vlachodimos também não. A titularidade de todos os jogadores é disputada entre eles. Ponto. Mas há maneiras e maneiras de se fazerem as coisas e Roger Schmidt esteve muito mal na gestão da substituição do guarda redes. Vlachodimos não merecia isto ao fim de tantos anos como titular.
    Não percebo a teimosia com Ristic, que me parece um razoável lateral esquerdo. Aursnes é certamente bem pior na posição. E não tem de jogar sempre, nomeadamente, quando manifestamente não está em forma.
    Como também não está em forma João Mário.
    Já Neres está em forma, e que forma! Se não fosse ele ontem ...
    Um excelente treinador, e inteligente, como Roger Schmidt é tem muito para reflectir sobre estes últimos desenvolvimentos, emendar os erros cometidos, e projectar a equipa para os próximos jogos, menos a partir das lealdades com os jogadores preferidos (que manifestamente os tem) e mais com os que têm mais e melhor rendimento.
    O Benfica agradece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jose Vieira,
      Penso o mesmo no essencial.
      Acho que ainda teremos que ir ao mercado para equilibrar o plantel.
      Para mim seria um bom lateral-direito e um bom medio 6-8.

      Eliminar
    2. Concordo consigo no que se refere a Ristic, que terá, nesta altura, sérias razões para ponderar se estará no lugar certo para dar continuidade à sua carreira.
      Não concordo consigo no caso do Vlachodimos. Independentemente da opinião que tenho dele - que, quanto a mim, é um guarda-redes mediano, "curto" para o Benfica, que não faz realmente a diferença e tem diversos aspectos em que é pior que mediano, e que , mau grado nos ter feito ganhar alguns pontos, já nos fez perder muitos mais... - a ser verdade que confrontou a opção do treinador não o pôr a titular e se recusou a ir para o banco como suplente, não deixou a Roger Schmidt outra alternativa que não fosse retirá-lo da convocatória. Se todos tivessem essa prerrogativa, seria impossível definir a equipa titular e os suplentes...
      Além disso, o treinador apenas se referiu à exibição de Vlachodimos no Bessa como não tendo sido a melhor, reconhecendo assim, implicitamente, que teve outras superiores à do Bessa. Além disso, não se tem escusado de dizer que o Benfica tem três bons guarda-redes (o que é contrário à opinião que tenho, mas...), e que acredita em todos.
      Por último, haverá algum benfiquista que, objectivamente, ache que Vlachodimos é o guarda-redes que o Benfica precisa?...

      Eliminar
    3. este gajo é execrável 🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤢

      Eliminar
  3. Tenho um "feeling" que neste "Caso Odysseas" há conhecimento e mesmo aval da Direcção. O Roger Schmidt poderá ter muitos defeitos, mas não acredito que fosse "queimar" um atleta (ou activo) do clube sem o conhecimento/consentimento da Direcção. Para mim Odysseas já era para sair a mal ou a bem há já algum tempo, talvez não tenha aceite ir a bem, e agora terá que ir a mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      O quê? Então ainda em 8 de março de 2023 renovaram o contrato. https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/gallery/2023/03/08/futebol-benfica-renovacao-contrato-odysseas-2027-fotos#:~:text=O%20guarda%2Dredes%20Odysseas%2C%20de,jogador%20%C3%A9%20v%C3%A1lido%20at%C3%A9%202027.

      Não gosto de dar conselhos, mas penso que estar bem informado é bom para se comentar com mais rigor. Opiniões são sensações, mas juízos de valor carecem de informação. Renovam o contrato em março de 2023 (já com Roger Schmidt) até 2027 e estavam a pensar em que ele já devia, até, ter saído?

      Não percebo o seu comentário, ou, considera que o Benfica é um clube sem nexo. Não faz sentido. Respeito qualquer opinião, desde que não insulte pessoas, mas não consigo entender o que escreveu à luz da racionalidade.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Caro Alberto, estou perfeitamente ciente que renovaram recentemente com o Odysseas, mas quantos e quantos não renovam para depois serem colocados no mercado? Sinceramente como também considero que o Benfica seja um clube com nexo, não acredito que o Roger Schmidt fosse fazer uma crítica pública e personalizada a um jogador se não tivesse as "costas quentes" quanto ao só que dizer dele. Deverá ter havido alguma proposta que o Odysseas terá rejeitado, e agora convém que aceite pois não tem condições para jogar. Atente aos timings, o Trubin só pertence ao Benfica desde há coisa de duas semanas, só a partir daí é que o Odysseas deixou de ser imprescindível. Depois (há uma semana) tivemos o jogo desastrado no Bessa (desastrado da parte do Odysseas mas não só, a começar pelo Schmidt), e estão reunidas as condições para "despacharem" o atleta. Não nos esqueçamos que o mercado fecha daqui a 10 dias, se é para vender/despachar alguém é agora.

      Eliminar
    4. Caro

      O que me fez duvidar da coerência da sua opinião foi esta frase «Para mim Odysseas já era para sair a mal ou a bem há já algum tempo, talvez não tenha aceite ir a bem....» Se era para ter saído "há já algum tempo" seria no final de 2021/22 ou 2022/23, daí não fazer sentido renovar a meio de 2023/24 até 2026/27. Digo eu. Renovam-se contratos com quem vai sair para não o fazer a "custo 0", mas nunca se renova com quem já se tentou "mandar embora". Aliás Roger Schmidt sempre disse que admirava Odysseas, tanto que nem quis uma alternativa quando Helton saiu!

      Agora está consumado. O Benfica tem de ir contratar outro guarda-redes pois não podem fazer a Trubin o que fizeram a Weigl, Grimaldo e Odysseas e estão a fazer a Bah e Jarásek. Não haver alternativas.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    5. Tem toda a razão, Alberto. Essa frase que (lhe) gerou dúvidas pode ser interpretada dessa forma, pois é algo dúbia, espero ter esclarecido essa questão.

      Atenção que apesar de ser um crítico dos desempenhos mais recentes do atleta, não concordo com qualquer exposição pública de um jogador em particular por parte do treinador, chame-se o jogador Vlachodymos, Bossio, ou Roberto. Agora, infelizmente o futebol hoje em dia é um negócio, e apesar da nossa dita pujança financeira precisamos mesmo de vender para manter as contas equilibradas.

      Em relação ao Roger Schmidt, para além de algumas opções questionáveis, esta crítica pública não lhe ficou bem, tal como o facto de não ter utilizado o Ristic, que quanto a mim foi algo infeliz. Friso que não me esqueço que Roger Schmidt deu-nos um futebol como há alguns anos não tínhamos, e devolveu-nos a capacidade de sonhar com o Benfica que parecia perdida por e para alguns anos, mas já "andamos" (todos) nisto há tempo suficiente para saber que muito rapidamente se passa de bestial a besta (e vice-versa).

      Eliminar
    6. Caro

      Depois no seu prezado segundo comentário já entendi, só referi o porquê de ter feito o reparo ao seu primeiro comentário.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. . o treinador germânico contratou o redes ukranazi para jogar a titular e, agora, não sabe como calçar e/ou descalçar esta bota (bem simples, neh ?!)

    . um greco-latino entender um germânico não é para todos, é para muito poucos ⚡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou convencido que no regresso da paragem do Campeonato o Trubin irá assumi a baliza. Samu tem que rodar porque está longe de estar preparado, e tenho muitas dúvidas se alguma vez mais voltará a jogar pela equipa principal.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: