SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 junho 2023

O Crime Compensa

13 junho 2023 12 Comentários

COM ESTAS ABÉCULAS A RIREM-SE APESAR DE CONDENADAS.



Só quem tem vergonha ficaria desagradado com a sentença de culpado, com prisão e indemnização. Ainda que suspenso (encarceramento) e simbólica (pagamento em euros). O Juca foi absolvido (clicar). São três personagens queirosianas, o que ilustra, quanto Portugal cresce do tamanho de um caracol a deslocar-se.

 


O Zé

«Só quem já lidou com ele sabe o que ele é» contam-me Benfiquistas da agência "Lusa". Chico Zé Marques é, para ele, mais marquês, que marques. É o Artur Corvelo, da novela inacabada «A Capital» de Eça de Queirós. Acha-se muito importante, mas desprezado e vilipendiado pelos seus, é um «pau-mandado».



O Dioguito

Com custo fez-se notado. Diogo de frete e Faria do que não consegue fazer. É o Raposão de «A Relíquia». Teodorico Raposo para cair em graça (arranjar bom emprego pouco ou nada fazendo) é manhoso e ardiloso. Nem tem qualquer problema ou remorso de aldrabar transformando o que é vulgar (pau ou mail) numa lasca da cruz onde Cristo foi crucificado ou palrando "mails" à desfilada, mesmo salteando-os ou atrapalhando o trânsito que vai de caminho.

 


O Sonso

Com muitos recursos como o Jacinto mimado de «A Cidade e as Serras». Saltita que nem uma batata frita. Nem ele sabe bem o que é, se nome próprio ou apelido. Está em todo o lado (ou quer estar) mas depois não é de lugar algum. Oscila entre a cidade (RTP, SIC e TVI/CNN) e as Serras (Porto Canal). Tal como o personagem queirosiano tem a mania que é mais esperto que os outros, mas afinal, nunca ouviu, leu, nem viu nada. Um autêntico zero, à esquerda ou à direita. É gente desta que é erva daninha, enquanto Portugal definha. 



FC Porto

A troco de uns grãos de areia (euritos) conseguiram o que queriam com vilania. Tentar arrumar uns textos, para denegrir o Benfica. O «Apito Dourado» pesa-lhes na testa e por isso qualquer oportunidade faz o ladrão. Não são, não. São como o cão.



A pena é não ter pena deles. Cada vez que o Benfica vence e conquista é que verdadeiramente os condena.

 

Alberto Miguéns

12 comentários
  1. Sr Alberto, excelente. E pensar que o Eça de Queiroz era exímio na ironia... Faz deste texto uma resposta exemplar.

    ResponderEliminar
  2. Grande texto. O Juca deve ser uma das personagens do Ensaio sobre a Cegueira de Saramago.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,
    Na mouche.
    Que falta que faz um Eca de Queiros.
    Quanto a estes personagens nao passam de lixo, gente sem vergonha nem um pingo de dignidade, criados da seita de contumil.
    Quanto a justica em Portugal, principalmente na zona geografica da seita, e mais um exemplo de condicionamento mafioso, siciliano.
    Diz muito bem. Pesa-lhes a cabeca. Foram apanhados em plena actividade corrupta.
    Corruptos. Assumidamente corruptos.
    Nem com idas a Fatima conseguem aliviar o peso.

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto a lembrar o grande Eça.
    Entretanto, os cartilheiros do clube da fruta já articulam entre si a cantilena de que o que interessa é a mensagem (aquilo que eles "acham" o interesse público) não o mensageiro, desvalorizando as condenações. O melhor está para vir...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela bela farpa espetada até ao osso nos cachaços dos fajardos que ouviram a condenação e do outro manhoso que escapou ileso, caro Alberto. Da justiça, direi que não foi feita a justiça proporcional aos prejuízos causados ao SLB. Fica-nos o consolo da prova de culpa dos criminosos - dessa não se livram.

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. Alberto Miguéns....Maravilhosa a sua associação a algumas personagens queirosianas, cómicas e desprezíveis, destes também personagens queirosianos que além de também eles desprezíveis, são ladrões, manipuladores e mentirosos, que podem acabar com a honradez de uma instituição ou de pessoas em particular... A pena foi muito leve para este tipo de gente criminosa...No seu artigo, ao mesmo tempo, fartei me de rir e também de chorar com este tipo de gente que sobrevive na nossa sociedade...Um abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  7. Há dias que vou à net e leio coisas maravilhosas. Este texto justifica imensa partilha, especialmente para central nuclear do mal, logo ali em Contumil. Digno! Digno!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Miguéns, pelo grande texto que escreveu. Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. "Para o colectivo de juízes, a omissão de certas frases dos emails sugere que o director de comunicação do FC Porto tinha a crença de que o conteúdo da correspondência não seria suficiente para associar o clube da Luz às práticas de corrupção imputadas. De modo a criar um ambiente em que o Benfica aderia aos juízos e opiniões expressas na troca de correspondência, os magistrados dizem que Francisco J. Marques fazia “supressões de passagens”. Se as passagens ocultadas fossem lidas, defende o tribunal, a associação a práticas ilícitas não poderia ser feita."

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: