SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 maio 2023

O Bem Destronou o Mal

27 maio 2023 10 Comentários

O BENFICA CONQUISTAR UM TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL É UMA PROEZA FACE ÀS DIFICULDADES QUE LHE SÃO COLOCADAS PELO «FUTELUSO».


1-0        por Gonçalo Ramos. Golo-rioso n.º 13 778

 


 2-0        por Rafa. Golo-rioso n.º 13 779



 3-0        por Grimaldo. Golo-rioso n.º 13 780


NOTA: talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas. Agora é ir jantar umas «Amêijoas à Bulhão Pato» e beber o merecido conhaque. Depois (se houver justificação escrever acerca do "38"). NOTA: as apreciações são da minha inteira responsabilidade pois não oiço um segundo, sequer, de comentários de terceiros. Não há aqui «futebolês modernizado» de controle de profundidades, transições, verticalidade, entre e tira-linhas, corredores e outras "diarreias mentais". Nem ensaios de Teorias de Física Quântica. Análise simples a um desporto simples. 


Grimaldo e Guedes contribuem para o quarto título (passando a fazer do grupo dos 42.ºs futebolistas com quatro títulos), Rafa com três (grupo dos 64.ºs), Odysseas e Florentino com dois (grupo dos 109.ºs). Os restantes com um no grupo dos 184.ºs até aos 405.º (Samuel). A Maior Fábrica de Campeões.



Primeira parte (2-0)

O Benfica habitual desta "terceira parte" da temporada depois da derrota em Chaves. Jogar pelo seguro conseguindo fazer a diferença por ter melhores futebolistas. Um golo após um excelente cruzamento de Bah e outro no seguimento de um livre a favor do adversário num contra-ataque bem concluído no último e decisivo passa realizado por João Mário. 

 


Segunda parte (1-0)

O Benfica preocupou-se mais em controlar o jogo, a vitória e o título que em jogar bem. Jogo sem balizas, valendo uma grande penalidade. 

 

CD Santa Clara

Primeiro tempo: aproveitou para mostrar que consegue trocar a bola com três ou mais passes em progressão após futebolistas do «Glorioso» perderem a bola no meio-campo. Segunda parte: jogo sem balizas.

 

«Os betêvistas»

Com pouca paciência para “mais barulho, que tino e mais uma série de patacoadas” preferi ouvir duas horas de Steve Miller Band.

 


O senhor árbitro

Primeira parte: bem. Segundo tempo: bem.

 

Videoárbitro (VAR)

Primeiro tempo: bem, embora aquela entrada sobre Gonçalo Ramos (com mais câmaras e ângulos de visão) pudesse ser grande penalidade. Com o que e viu na transmissão é inconclusivo. Segunda parte: bem, a assinalar uma grande penalidade que só com repetições se percebe que a bola não ressalta da perna para a mão.

 

Como treinador de bancada

Escrito entre ser anunciado o onze titular e ter início o jogo. Em 60 jogos esta será a 39.ª equipa titular diferente. Além da saída forçada (suspensão devido ao acumular de cinco cartões amarelos) de António Silva (entra Morato) há ainda a ausência de Neres para poder colocar Aursnes no meio-campo depois de ser defesa-direito, entrando Bah. Roger Schmidt não abdica de João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos desde o início e por isso os outros futebolistas vão-se organizando em função destes. Que resulte.



Suplentes a utilizar

Com Neres, Chiquinho, Musa, Tengstedt e Schjelderup não há justificações para não haver as cinco substituições permitidas pelos Regulamentos das competições. Vamos Benfica!

 


Já vi o Benfica jogar mais em final de temporada e não ser campeão nacional

Embora nunca tenha conseguido na primeira volta jogar tanto como em 2022/2023 e ter obtido vantagens pontuais. Antes pelo contrário.


  CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

A

B

R

I

L

2

DOM

V 1-0

Rio Ave FC/ 89.º campeonato nacional/J.26

Vila Conde/F

5

QUA

7

SEX

D 1-2

FC Porto/ 89.º campeonato nacional/J.27

SLB/C

9

DOM

PÁSCOA

11

TER

D 0-2

FC Inter Milão / 68.ª Liga Campeões/Quartos. 1.ª mão

SLB/C

15

SÁB

D 0-1

GD Chaves / 89.º campeonato nacional/J.28

Chaves/F

19

QUA

E 3-3

FC Inter/ 68.ª Liga Campeões/Quartos. 2.ª mão

Milão/F

23

DOM

V 1-0

GD Estoril Praia / 89.º campeonato nacional/J.29

SLB/C

26

QUA

 

 

29

SÁB

V 2-0

Gil Vicente FC / 89.º campeonato nacional/J.30

Barcelos/F

M

A

I

O

3

QUA

6

SÁB

V 1-0

SC Braga / 89.º campeonato nacional/J.31

SLB/C

10

QUA

 

 

13

SÁB

V 5-1

Portimonense SC / 89.º campeonato nacional/J.32

Portimão/F

17

QUA

 

 

21

DOM

E 2-2

Sporting CP / 89.º campeonato nacional/J.33

Alvalade/F

24

QUA

28

DOM

V 3-0

CD Santa Clara / 89.º campeonato nacional/J.34

SLB/C

31

QUA

 

 


Terminou a época de 2022/2023

Como devem terminar todas. Com o Benfica campeão nacional.

 

2022/2023: TEMPORADA GLORIOSA 119

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

60

46

9

5

146

47

Primeira Liga

V

34

28

3

3

82

21

Liga dos Campeões

1.º - 1/4

10

6

3

1

26

13

Taça de Portugal

1/4

4

2

2

-

5

2

Taça da Liga

2.º C

3

2

1

-

6

3

Torneios

V

2

2

-

-

8

1

Troféus

V

1

1

-

-

3

2

Liga dos Campeões (Ap.)

FG

4

4

-

-

12

2

Particulares

 

2

1

-

1

4

3


Muito obrigado, Benfica!


Alberto Miguéns

10 comentários
  1. o Mal e a podridão. Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  2. O mal nao dorme e anda muito activo... Podemos festejar hoje, mas amanha e' para acordar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Amanhã é preciso acordar, para começar desde já a arrepiar caminho e a corrigir os erros e insuficiências...

      Eliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns.... Depois de tanto porque passámos esta época, especialmente esta parte final..... ASSUNTO ENCERRADO.... Somos CAMPEOES.... SLB... GLORIOSO... SLB.... Um abraço Glorioso para si e para todos os benfiquistas que sofrem pelo amor da nossa vida...

    ResponderEliminar
  4. Como sempre - já estamos, mais que habituados, talhados para isso!... - vitória muito sofrida, conseguida pela "margem mínima". O que ainda dói mais é que fomos muito melhores do que os outros!
    Com 10 pontos de vantagem, não podíamos ter terminado com o credo na boca...
    Muitos erros, individuais e de planeamento, fizeram-nos passar por um final de época penoso, e não nos deixaram tirar partido de um calendário internacional que nos deveria ter colocado, pelo menos, na final da Liga dos Campeões.
    Mas hoje é para festejar!
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um sabor amargo esta epoca por não termos conseguido ir mais longe na champions e não foi o titulo que amenizou isso. Este titulo deveria ter sido decidido há varias jornadas atrás e não na ultima jornada. Quanto ao resto eu não quero nem o 39 nem o 40, quero uma competição europeia e de preferencia o tri, que é como quem diz ser campeão europeu, para mim ser campeão é mais do mesmo

      Eliminar
    2. Caro Sr. Zihuatanejo....Pois... mas se nos próximos anos não formos campeões, não há possibilidade de ganharmos uma Liga dos Campeões, o que já por si é uma tarefa muito dificil...Não se esqueça que a partir da época de 2024-2025 só o campeão tem entrada direta na Champions..Por isso um abraço Glorioso e goze ser um Campeão Nacional...

      Eliminar
    3. Ser campeão não é obrigatorio para se estar na champions, já foi noutros tempos, mas a partir não sei se de 1998, ser campeão passou a não ser requisito obrigatorio para se particiapar na champions, claro que no nosso país não temos os 4 primeiros classificados na champions, pelo que no minimo teremos que ser segundos para pelo menos irmos à pre eliminatorias, como vai suceder já no proximo ano, em que o nosso 3º classificado deixa de ter acesso à champions.

      Mas actualmente os clubes portugueses precisam uns dos outros, por causa do ranking. Sem não é boas mas excelentes participações constantes, corremos o risco do campeão nem ter acesso directo à champions.

      Sinceramente ganhar campeonatos deixou de me dar tão grande satisfação, porque para mim isso é o normal para o Benfica em Portugal, e sei que se o Benfica não ganhar num ano acabará por ganhar noutro, é apenas uma questão de tempo, ao contrario na Europa já não é assim e não foi à toa que o Julio Cesar antigo gr disse o que disse. O que ele disse é verdade apesar de depois ter dito que não é bem assim.

      Benfica precisa de pensar de forma diferente e deixar de dizer que o campeonato é o objectivo principal, mas sim um dos grandes objectivos da epoca, porque eu preferia ganhar uma champions e estar 10 anos sem ganhar o campeonato, mas isso é a minha opinião, é que ver o Benfica ganhar campeonatos já vi muitos, competições europeias vi zero, e já vi 4 finais ao vivo e uma pela televisão, e as duas dos campeões custaram muito

      Eliminar
  5. CAMPEÕES com muita luta, muito sacrificio e a lutar contra tudo e todos.
    OBRIGADA BENFICA.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Mr.Schmidt, para mim o obreiro deste titulo, ser campeão com Chiquinho/Neres a meio-campo é obra.
    Futebol e atitude positiva, sem choraminguices e desculpas estapafurdias, um homem transparente, e colocou o Benfica a jogar futebol actrativo.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: