EM TEORIA O CALENDÁRIO DO BENFICA É O MAIS COMPLEXO COMPARANDO COM O DO FC PORTO E SC BRAGA.
Mas o «Glorioso» tem ampla vantagem pontual e a complexidade diminui por receber os dois clubes que estão em segundo e terceiro lugar.
O Benfica até vai ter interferência nessas duas classificações
Quanto ao Benfica. Tem a difícil deslocação ao recinto do Sporting CP (33.ª jornada) mas já deverá ser campeão nacional quando tal ocorrer pois ao jogar a 32.ª jornada (jogo em Portimão) faltarão dois jogos, ou seja, seis pontos. Acredito que o Benfica será campeão nacional em Barcelos, frente ao Gil Vicente FC (30.ª jornada). Mas terá de vencer os quatro jogos que faltam para a realização dessa jornada. Quatro encontros na «Catedral» e quatro jornadas nos terrenos dos adversários (GD Chaves, Gil Vicente FC, Portimonense SC e Sporting CP);
Quanto ao FC Porto. Jogo decisivo na Sexta-feira Santa para encurtar a distância de dez para sete pontos e continuar na frente do SC Braga, ou seja, a depender apenas dos seus jogos para ser segundo classificado, assegurando "entrada directa" na fase de grupos da Liga dos Campeões. Quatro jogos no seu estádio e outros quatro em estádios dos adversários (SL BENFICA, FC Paços de Ferreira, FC Arouca e FC Famalicão);
Quanto ao SC Braga. Teoricamente o calendário mais facilitado. Cinco jogos no seu - da Câmara - estádio (curiosamente com os últimos classificados) e três deslocações: Casa Pia AC, SL BENFICA e Boavista FC. O SC Braga jogando no sábado (8 de Abril) pode aproveitar a desejada derrota do FC Porto na «Catedral» no dia anterior (7 de Abril). Passaria a ter mais um ponto que o FC Porto, embora tenha a difícil deslocação à «Catedral» na 31.ª jornada.
Com oito jogos por realizar
O Benfica tem de ir conquistando os três pontos semana após semana até se consagrar campeão nacional. As jornadas estão separadas por uma semana. Por minha vontade "despachava-as já" antecipando para quartas-feiras livres, mas não é possível... Não há outra forma. A cada jogo e cada vitória ficarão a faltar menos uma jornada. Não há volta a dar.
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns