EM RELAÇÃO AOS JOGOS PARA OS QUARTOS-DE-FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES.
Não vou colocar aqui percentagens para os oito clubes, pois isso é estar a quantificar e tal não é possível fazer com rigor. Para chegar a percentagens só com valores objectivos e idealizar os valores da qualidade de um clube não é possível por isso quando tal se faz - sempre com elas terminadas em 0 ou 5, por exemplo 65 % ou 40 % - é por "achamento". E "achamento" por "achamento" prefiro o qualitativo.
Um clube vale mais pelo seu colectivo (a soma das individualidade é maior que o somatório um a um) que pelos seus futebolistas. Os melhores clubes são os que tendo os melhores futebolistas, também têm um excelente colectivo.
O Benfica entre os oito clubes dos quartos-de-final vale pelo seu colectivo. Eu vejo pouco futebol além dos jogos do «Glorioso», mas não me parece que haja colectivo melhor que o do Benfica. Há é clubes com um clectivo igualmente excelente e com melhores futebolistas (em termos de plantel que não apenas de onze). Esses são os favoritos à conquista da Liga dos Campeões em 2022/2023. São quatro:
Real Madrid CF
FC Bayern Munique
Manchester City FC
SSSC Nápoles
Felizmente um deles (FC Bayern Munique ou Manchester City FC) sairá da competição já nestes quartos-de-final.
Há depois quatro clubes que se equivalem, embora três tenham melhor plantel, mas o Benfica equilibra por ter melhor futebol - mais consistente, versátil e eficaz - e como só podem jogar onze de cada vez...
SL BENFICA
Chelsea FC
AC Milan
FC Inter Milão
Acredita, Benfica!
Alberto Miguéns