SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 outubro 2022

Domingo de Apuramento dos Adversários do «Glorioso»

02 outubro 2022 5 Comentários

COM A REALIZAÇÃO DOS 34 JOGOS QUE RESTAM DOS 46 QUE COMPÕEM STA ELIMINATÓRIA.



Ontem realizaram-se doze, por isso já há 12 emblemas que podem ser adversários do Benfica na eliminatória a disputar entre 14 (sexta-feira) e 17 de Outubro (em princípio o jogo do SC Braga) de 2022.

 

Durante o domingo será composto o quadro dos adversários para a eliminatória de estreia do Benfica

Que jogará no terreno do adversário de um escalão inferior.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (OUTUBRO/2022)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

O

U

T

U

B

R

O

1

SÁB

E 0-0

Vitória SC (G)/ 89.º campeonato nacional/J.8

Guimarães/F

5

QUA

20:00

Paris SG FC

68.ª Liga Campeões/J.3

SLB/C

8

SÁB

18:00

Rio Ave FC

89.º campeonato nacional/J.9

SLB/C

11

TER

20:00

Paris SG FC

68.ª Liga Campeões/J.4

Paris/F

16

DOM

00:00

 

100.ª Taça de Portugal: 1/32

F/?

19

QUA

 

 

 

21

SEX

20:15

FC Porto

89.º campeonato nacional/J.10

Porto/F

25

TER

20:00

Juventus FC

68.ª Liga Campeões/J.5

SLB/C

29

SÁB

18:00

GD Chaves

89.º campeonato nacional/J.11

SLB/C

NOTA: sorteio dos 32-avos-de-final previsto para 4 de Outubro, terça-feira, pelas 17:30 horas


Com os doze jogos de sábado há adversários de três dos quatro escalões em competição

Em doze: quatro do segundo escalão (Liga qualquer coisa berg), cinco do terceiro escalão (Liga 3) e três do Campeonato de Portugal (quarto escalão). Faltam 34 jogos. Este quadro irá sendo actualizado às 13:00 horas (três encontros), 16:00 horas (um jogo), 17:00 horas (25 encontros), 18:00 horas (dois jogos), 19:00 horas (dois jogos) e 2:00 horas (um encontro, o último).

34 ocorrências neste domingo:


TRÊS JOGOS DAS ONZE DA MANHÃ

01. Normalidade - SC São João de Ver/Aveiro (Liga 3) recebe e elimina clube do escalão inferior: CF Esperança de Lagos/Algarve (Campeonato de Portugal).

02. Normalidade - FC Penafiel/Porto (Liga 2) elimina em terreno alheio clube de escalão inferior: Gondomar SC/Porto (Campeonato de Portugal);

03. Normalidade - AD Camacha/Madeira (Campeonato de Portugal) elimina no terreno do adversário o ACDR Lamelas do Campeonato Distrital de Viseu.


JOGO DAS DUAS DA TARDE

04. Normalidade - CD Mafra/Lisboa (Liga 2) elimina no terreno do adversário o UD Santarém (Campeonato de Portugal/quarto escalão)


VINTE E CINCO JOGOS DAS TRÊS DA TARDE

05. Normalidade - CD Trofense (segundo escalão elimina no terreno do adversário, o GD "O Coruchense"/Santarém a disputar o terceiro escalão (Campeonato de Portugal) 

06. Normalidade - Académico Viseu FC (segundo escalão elimina no terreno do adversário, o GD Fabril/CUF Barreiro/Setúbal a disputar o terceiro escalão (Campeonato de Portugal) 

07. Normalidade. Anadia FC como forasteiro elimina o GD Fafe, ambos a disputar a Liga 3, na série A, mas o clube de Anadia é sexto classificado e o GD Fafe é décimo. 

08. Normalidade - O GD Bragança (Campeonato de Portugal/quarto escalão) elimina no seu campo um clube do campeonato distrital de Setúbal (Clube Olímpico do Montijo).

09. Normalidade - o renascido FC Felgueiras 1932 (Liga 3/terceiro escalão) elimina no terreno do adversário o GD Resende, a disputar o Campeonato de Portugal (quarto escalão).

10. Normalidade - o clube do segundo escalão (UD Vilafranquense) foi eliminar o adversário no seu terreno que compete no quarto escalão/Campeonato de Portugal (Juventude SC Évora).

11. Normalidade - o Lank FC Vilaverdense (Liga 3/terceiro escalão) afastou o clube forasteiro do Campeonato de Portugal (quarto escalão), o Atlético CP

12. Normalidade - o SC Beira-Mar/Aveiro (4.º classificado na série B do Campeonato de Portugal) vai ao terreno de outro clube do Campeonato de Portugal eliminar o GS Loures/Lisboa (13.º classificado na série C).

13. Surpresa - o AD Machico (Campeonato de Portugal/quarto escalão) afastou, no seu terreno (Madeira) um clube da Liga 3 (terceiro escalão) o FC Alverca.

14. Normalidade - entre clubes do quarto escalão (Campeonato de Portugal) o CR Rabo de Peixe foi ao terreno do adversário - Merelinense FC - eliminá-lo.

15. Normalidade - o Dumiense/João Paulo II (Campeonato de Portugal) foi ao terreno do Moura AC eliminar este clube a disputar o Campeonato Distrital de Beja. 

16. Normalidade -o SC Olhanense (Campeonato de Portugal/quarto escalão) eliminou um clube do Campeonato Distrital de Évora (GD Monte de Trigo).

17. Grande surpresa - o COL (Oriental) a disputar o campeonato distrital de Lisboa (uma espécie de quinto escalão) afastou no seu recinto um clube dois escalões acima, o USC Paredes/Porto da Liga 3 (terceiro escalão).

18. Normalidade - o refundado CF Canelas 2010/Porto (Liga 3) foi eliminar um clube do quarto escalão no terreno deste a disputar o Campeonato de Portugal (Oriental Dragon FC). 

19. Normalidade - o FC Tirsense/Porto (Campeonato de Portugal/quarto escalão) foi afastar no terreno do adversário um clube a disputar o campeonato Distrital de Aveiro (SC Paivense).

20. Normalidade - entre dois clubes a disputar o quarto escalão (Campeonato de Portugal) o que foi visitante (CA Pêro Pinheiro/Lisboa) eliminou o forasteiro (FC Ferreiras/Algarve).

21. Normalidade - entre dois clubes dos campeonatos distritais continua em competição o que foi visitado - SC Pombal (Leiria) - afastando o GR Vigor Mocidade (Coimbra). 

22. Normalidade - entre clubes do quarto escalão (Campeonato de Portugal) o AR São Martinho como visitado eliminou o Guarda Desportiva FC.

23. Normalidade - entre dois clubes a disputar o quarto escalão (Campeonato de Portugal) o que foi visitante (Sertanense FC) eliminou o forasteiro (AD Castro Daire).

24. Normalidade - entre dois clubes a competir nos campeonatos Distritais, o SC Courense (Viana do Castelo) foi eliminar o que disputa o Distrital do Algarve (Silves FC).

25. Normalidade - o Real SC (Massamá)/Lisboa a competir na Liga 3/terceiro escalão foi como forasteiro eliminar um clube do Campeonato de Portugal/quarto escalão, o SU Sintrense.

26. Normalidade - UD Oliveirense/Aveiro (Segunda Liga) foi eliminar ao terreno do adversário, o UD da Serra a disputar o Campeonato de Portugal/quarto escalão. 

27. Normalidade - o clube de escalão superior - Valadares Gaia FC/Porto (Campeonato de Portugal/quarto escalão) recebeu para eliminar o CD Olivais e Moscavide, a competir no Campeonato Distrital de Lisboa.

28. Normalidade - o Amora FC (Liga 3/terceiro escalão) foi eliminar no terreno do adversário o GDC de Vila Caiz a disputar o Campeonato Distrital do Porto. 

29. Normalidade - o Vitória FC Setúbal (Liga 3/terceiro escalão) eliminou o clube visitante (GD Vilar de Perdizes) a disputar o Campeonato de Portugal/quarto escalão.


DOIS JOGOS DAS QUATRO DA TARDE

30. Normalidade - o GF Fontinhas (Liga 3/terceiro escalão) afastou da Taça de Portugal o clube que o visitou sendo este de um escalão inferior: SC Praiense (Campeonato de Portugal/quarto escalão).

31. Normalidade - o clube do Campeonato de Portugal/quarto escalão (Imortal DC/Albufeira/Algarve) foi ao terreno de um clube do campeonato regional de São Miguel (Açores) afastar o CF Vasco da Gama de Vila Franca do Campo/Ponta Delgada.


DOIS JOGOS DAS CINCO DA TARDE

32. Surpresa - o Caldas SC (Liga 3/terceiro escalão) eliminou no seu terreno um clube do escalão acima, ou seja, segundo escalão (SC Covilhã).

33. Normalidade - o clube do segundo escalão (CD Nacional) foi ao terreno do adversário - SC Angrense, Delegação do Benfica em Angra do Heroísmo/Ilha Terceira/Açores a competir no Campeonato de Portugal/quarto escalão - afastá-lo nesta edição da Taça de Portugal.


JOGOS DAS OITO DA NOITE

34. Em Coimbra, jogar-se-á o encontro entre a equipa do OAF da Associação Académica de Coimbra (Liga 3/terceiro escalão) e o CD Tondela (4.º classificado na segunda Liga)


46 PROVÁVEIS ADVERSÁRIOS DO BENFICA NOS 32-AVOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL (JOGO NO TERRENO DO ADVERSÁRIO)

Segundo Escalão

(11/12)

Terceiro Escalão

(15/16)

Quarto Escalão

(16)

Quinto Escalão

(3)

Moreirense FC

1.º

AD Sanjoanense

1.º

FC Tirsense

1.º

SC Pombal

Lei

SC Farense

2.º

CF “Os Belenenses”

2.º

Valadares Gaia FC

2.º

SC Courense

VC 

UD Vilafranquense

3.º

FC Felgueiras 1932

2.º

Dumiense/CJP II

2.º

Oriental/COL

Lx 

FC Penafiel

7.º

Lank FC Vilaverdense

3.º

Sertanense FC

3.º

 

 

Leixões SC

10.º

GD Fontinhas

3.º

SC Vianense

4.º

 

 

CD Mafra

11.º

Varzim SC

4.º

SC Beira-Mar

4.º

 

 

CD Trofense

12.º

CF Canelas 2010

5.º

Pevidém SC

5.º

 

 

Acad. Viseu FC

13.º

Anadia FC

6.º

FC Serpa

6.º

 

 

CD Nacional

14.º

Vitória FC Setúbal

6.º

AD Machico

6.º

 

 

B-SAD

15.º

Caldas SC

7.º

CD Rabo de Peixe

7.º

 

 

UD Oliveirense

16.º

FC Oliveira Hospital

8.º

GD Bragança

8.º

 

 

 

 

SC São João de Ver

9.º

Imortal DC

8.º

 

 

 

 

Real SC Massamá

10.º

AR São Martinho

12.º

 

 

 

 

CDC Montalegre

11.º

AD Camacha

14.º

 

 

 

 

Amora FC

12.º

CA Pêro Pinheiro

14.º

 

 

 

 

 

 

SC Olhanense

14.º

 

 

NOTAS: Por exemplo (11/12) - Estão apurados onze clubes podendo ser apurados no máximo 12 que poderá ser o CD Tondela; Por exemplo (15/16) - Estão apurados quinze clubes podendo ser apurados no máximo 16 que poderá ser o clube conimbricense: Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol

 

Programa dos 34 jogos para domingo

Por ordem cronológica:



Interessante - por teoricamente apresentarem maior grau de dificuldade - serão os encontros onde jogam os clubes da Segunda Liga

Pois se nesta eliminatória são obrigados a jogar no terreno do adversário ocorrerá o inverso ao cruzarem-se com os clubes do primeiro escalão. Estes serão obrigados a deslocarem-se aos campos dos clubes dos escalões inferiores e não poderão realizar-se jogos entre clubes do primeiro escalão (Liga Bwin). 


DEZASSEIS JOGOS NA TAÇA DE PORTUGAL DOS CLUBES DO SEGUNDO ESCALÃO NA SEGUNDA ELIMINATÓRIA EM 2022/2023

Visitado

Res

Visitante *

JD Lajense

D 1-3

Moreirense FC

Sport Benfica Castelo Branco

D 0-1

SC Farense

Juventude SC (Évora)

D 2-3

UD Vilafranquense

Associação Académica Coimbra

02.Out

20:00

CD Tondela

FC Oliveira do Hospital

E 1-1

Vgp 4-1

C. Football Estrela

Gondomar SC

D 2-3

FC Penafiel

Varzim SC

V 1-0

CD Feirense

CF Vasco da Gama (Vidigueira)

D 0-5

Leixões SC

UD Santarém

D 0-1

CD Mafra

GD “O Coruchense”

D 0-2

CD Trofense

GD Fabril

D 2-6

Académico Viseu FC

SC Angrense

D 0-2

CD Nacional

GD Joane

D 0-3

B - SAD

União Desportiva da Serra

D 0-4

UD Oliveirense

Caldas SC

V 3-0

SC Covilhã

CF “Os Belenenses”

V 3-1

SCU Torreense

NOTAS: * Clubes da Liga Portugal 2 SABSEG ordenados pela classificação geral, excepto FC Porto B (5.º classificado) e SL BENFICA B (9.º classificado) e que estão impedidos de disputar a competição aquando destes encontros para a segunda eliminatória; a vermelho clubes da Liga 3 (terceiro escalão); a azul clubes do Campeonato de Portugal (quarto escalão); a verde clubes dos campeonatos distritais (quinto escalão)

 

Em 12 apuramentos houve três clubes que aproveitaram jogar no seu terreno para afastar clubes do segundo escalão

Ambos três emblemas do escalão imediatamente inferior. CF "Os Belenenses" - segundo classificado da série B da Liga 3 - eliminou o SCU Torreense (18.º da Liga SABSEG), Varzim SC - quarto classificado da série A da Liga 3 - que afastou um dos sétimos classificados da Liga SABSEG) e o FC Oliveira do Hospital - oitavo classificado da série B da Liga 3 - que deixou fora da competição o Club Football Estrela (sexto classificado da Liga SABSEG).

 

JOGOS PARA OS 64-AVOS-DE-FINAL NA TAÇA DE PORTUGAL (46 JOGOS)

Visitado

Esc

Res.

Visitante

Esc

Clubes de escalão superior como visitante (28)

JD Lajense

Açores

D 1-3

Moreirense FC

1.º

S. Benfica Castelo Branco

6.º s C

D 0-1

SC Farense

2.º (=)

Juventude SC (Évora)

1.º s D

D 2-3

UD Vilafranquense

2.º (=)

As. Académica Coimbra

12.º s B

02.Out

20:00

CD Tondela

4.º (=)

FC Oliveira do Hospital

8.º s B

E 1-1

Vgp 4-1

C. Football Estrela

6.º

Gondomar SC

9.º s B

D 2-3

FC Penafiel

7.º (=)

Varzim SC

4.º s A

V 1-0

CD Feirense

7.º (=)

CF Vasco da Gama

9.º s D

D 0-5

Leixões SC

10.º

UD Santarém

11.º s C

D 0-1

CD Mafra

11.º (=)

GD “O Coruchense”

10.º s C

D 0-2

CD Trofense

11.º (=)

GD Fabril

11.º s D

D 2-6

Académico Viseu FC

13.º (=)

SC Angrense

13.º s D

D 0-2

CD Nacional

13.º (=)

GD Joane

Braga

D 0-3

B – SAD

15.º (=)

União D. da Serra

4.º s C

D 0-4

UD Oliveirense

15.º (=)

Caldas SC

7.º s B

V 3-0

SC Covilhã

15.º (=)

CF “Os Belenenses”

2.º s B

V 3-1

SCU Torreense

18.º

GD Resende

13.º s B

D 1-2

FC Felgueiras 1932

2.º s A

AD Machico

6.º s B

E 1-1

Vgp 4-3

FC Alverca

4.º s B

Oriental Dragon FC

10.º s D

D 0-2

CF Canelas 2010

5.º s A

Clube Oriental Lisboa

Lisboa

E 1-1

Vgp 5-4

USC Paredes

8.º s A

SU Sintrense

8.º s C

D 2-3

Real SC (Massamá)

10.º s B

GCD de Vila Caiz

Porto

D 1-3

Amora FC

12.º s B

SC Paivense

Aveiro

D 1-2

FC Tirsense

1.º s A

Moura AC

Beja

D 0-5

Dumiense/CJP II

2.º s A

RD Águeda

Aveiro

D 0-1

Pevidém SC

5.º s A

CD 1.º Maio (Funchal)

Madeira

D 0-8

FC Serpa

6.º s D

CF Vasco Gama (P. D.)

Açores

D 0-1

Imortal DC

8.º s D

ACDR Lamelas

Viseu

E 0-0

Dgp 5-6

AD Camacha

14.º s B

Clubes do mesmo escalão (10)

UD Leiria

1.º s B

D 0-1

CDC Montalegre

11.º s A

AD Fafe

10.º s A

D 1-2

Anadia FC

6.º s A

Sertanense FC

3.º s C

V 3-0

AD Castro de Aire

5.º s B

S. Arronches e Benfica

12.º s C

D 0-2

SC Vianense

4.º s A

GS Loures

13.º s C

D 0-3

SC Beira-Mar

4.º s B

AR São Martinho

12.º s A

E 3-3

Vgp 4-3

Guarda Desportiva FC

7.º s B

Merelinense FC

13.º s A

D 3-4

CD Rabo de Peixe

7.º s D

CA Pêro Pinheiro

14.º s C

V 2-1

FC Ferreiras

12.º s D

SC Pombal

Leiria

V 2-0

GR Vigor Mocidade

Coimbra

Silves FC

Algarve

D 3-5

SC Courense

V. Castelo

Clubes de escalão superior como visitados (8)

AD Sanjoanense

1.º s A

V 3-1

CF “Os Marialvas”

Coimbra

Lank FC Vilaverdense

3.º s A

V 2-1

Atlético CP

2.º s D

GD Fontinhas

3.º s B

V 5-0

SC Praiense

5.º s D

Vitória FC (Setúbal)

6.º s B

V 4-0

GD Vilar Perdizes

14.º s A

SC de São João Ver

9.º s A

V 3-0

CF Esperança Lagos

3.º s D

Valadares Gaia FC

1.º s B

V 2-0

CD Olivais e Moscavide

Lisboa

GD Bragança

8.º s A

V 1-0

C. Olímpico Montijo

Setúbal

SC Olhanense

14.º s D

V 1-0

GD Monte de Trigo

Évora

NOTAS: Classificações aquando do sorteio; Segundo escalão; Terceiro escalão; Quarto escalão; Quinto escalão


O modelo da Taça de Portugal vai sendo alterado (felizmente já não há repescagens de clubes eliminados, mas há uma legião de isentos para a primeira eliminatória)

Interessante quantos serão os sobreviventes de cada escalão desta segunda eliminatória para a próxima onde já jogará o «Glorioso».



E o Benfica à Espera

 

Alberto Miguéns

 

5 comentários
  1. Que grande trabalho que o Miguéns fez! Muito bom para consultar mas que reflete todo o seu conhecimento e muita minúcia. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Alberto. O record diz que Rui Costa abordou 4 assuntos fundamentais no discurso de encerramento da última assembleia geral do Benfica: "a relação do clube com o adepto, a centralização dos direitos televisivos, as claques e as comissões nas transferências." Artigo premium, evidentemente!? Sabe alguma coisa sobre este discurso (estes assuntos) que possa e queira partilhar connosco? Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Jaime Palha

      Infelizmente nada poderei dizer pois por motivos profissionais foi impossível estar presente. Há noites assim.

      Vou procurar informar-me com quem considero ser credível. Se conseguir obter informação escreverei um texto acerca do assunto.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Boa tarde, Caro Sr. Alberto Miguéns.... Lá terei que ir ver o nosso Benfica ao meu mitico Campo da Mata, ver um Caldas Sport Clube vs Sport Lisboa e Benfica 😁😁😁😁😁... Um abrço Glorioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo Pereira

      Grande resultado do histórico Caldas SC a aproveitar o Campo da Mata para deitar para fora da competição um clube do segundo escalão: SC Covilhã. Entre 1955/1956 e 1958/1959 foram dois clubes que animaram o campeonato nacional da I Divisão.

      Boa Sorte para o SC Caldas menos nesse jogo que esperamos possa ser o da... final.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: