SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 outubro 2022

Atípica Temporada do Antes e do Depois

28 outubro 2022 1 Comentários

FALTAM CINCO JOGOS PARA FECHAR A PRIMEIRA PARTE DESTA TEMPORADA QUE TEM DUAS: ANTES E DEPOIS DO CAMPEONATO DO MUNDO NO CATAR.



São cinco jogos em 16 dias para três competições. Todos decisivos, embora uns mais do que outros, como é óbvio. Em duas semanas uma decisão fundamental (eliminatória para a Taça de Portugal) e outros quatro encontros que interessa vencer. Interessa sempre triunfar, mas nestes casos ainda mais.

 


Calendário exigente, mas com adversários mais acessíveis do que os que já foram ultrapassados com sucesso num passado recente

Com cinco jogos, dois na «Catedral» e três no terreno dos adversários e consecutivos. As vitórias são sempre difíceis pois os jogos iniciam-se empatados e o Benfica terá de ser superior para poder marcar mais golos que o adversário.

 

 CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

O

U

T

U

B

R

O

1

SÁB

E 0-0

Vitória SC (G)/ 89.º campeonato nacional/J.8

Guimarães/F

5

QUA

E 1-1

Paris SG FC/ 68.ª Liga Campeões/J.3

SLB/C

8

SÁB

V 4-2

Rio Ave FC/ 89.º campeonato nacional/J.9

SLB/C

11

TER

E 1-1

Paris SG FC/ 68.ª Liga Campeões/J.4

Paris/F

15

SÁB

E 1-1

V5-3gp

Caldas SC/ 100.ª Taça de Portugal: 1/32

Caldas da Rainha/F

19

QUA

 

 

 

21

SEX

V 1-0

FC Porto/ 89.º campeonato nacional/J.10

Porto/F

25

TER

V 4-3

Juventus FC/ 68.ª Liga Campeões/J.5

SLB/C

29

SÁB

18:00

GD Chaves

89.º campeonato nacional/J.11

SLB/C

N

O

V

E

M

B

R

O

2

QUA

20:00

Maccabi Haifa FC

68.ª Liga Campeões/J.6

Haifa/F

6

DOM

20:30

GD Estoril Praia

89.º campeonato nacional/J.12

Estoril/F

9

QUA

20:45

GD Estoril Praia

100.ª Taça de Portugal: 1/16

Estoril/F

13

DOM

18:00

Gil Vicente FC

89.º campeonato nacional/J.13

SLB/C

16

QUA

19

SÁB

 

 

 

20

DOM

 

XXII Campeonato do Mundo/INÍCIO

Catar

21

SEG

20:45

C. Football Estrela

16.ª Taça da Liga/J.1

Rio Maior/F

23

QUA

 

 

 

26

SÁB

20:45

FC Penafiel

16.ª Taça da Liga/J.2

SLB/ C

27

DOM

 

 

 

30

QUA

 

NOTA: em 7 de Novembro, sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões; em 15 de Novembro, sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal


Na principal competição desta temporada e de todas

Pois o Benfica tem sempre obrigação de ser Campeão Nacional os únicos dois encontros (GD Chaves e Gil Vicente FC) na «Catedral» a iniciar e encerrar esta série de cinco jogos. Entre eles a deslocação ao terreno do GD Estoril Praia. São três jornadas para fazer nove pontos e manter os segundos classificados (FC Porto e SC Braga) no mínimo a seis pontos. Cada jogo tem as suas especificidades (dificuldades) podendo-se escrever que o «Glorioso» defrontará "clubes ou equipas - em futebolês moderno - do meio-da-tabela". Exigem-se nove pontos pois interessa ir para o descanso forçado pelo Mundial com a vantagem actual até porque logo após a final do Mundial no Catar o Benfica retoma os jogos - 14.ª jornada da Liga Bwin - com uma deslocação ao terreno do SC Braga.

 


Ao final desta sexta-feira tem início a 11.ª jornada com o jogo entre os dois únicos clubes sem vitórias, após dez jornadas, no campeonato nacional

Com o Benfica a jogar no sábado, depois do jogo do FC Porto em Ponta Delgada e antes do Sporting CP, em Arouca. O SC Braga jogará em Barcelos só ao final de domingo, frente ao Gil Vicente FC. 

 



Na Liga dos Campeões os dois principais objectivos foram amplamente obtidos: estar na fase de grupos e nesta conseguir o apuramento para a fase a eliminar

Resta tentar vencer o grupo, pois teoricamente, ser "cabeça-de-série" no sorteio dos oitavos-de-final é melhor que não o ser! E o Benfica merece chegar o mais longe possível em vez de cruzar-se logo com um dos quatro ou cinco clubes que mostram, actualmente, mais potencial que o «Glorioso» para conquistar a Liga dos Campeões. O Paris Saint-Germain FC tem vantagem de quatro golos, mas em princípio o seu jogo, em Turim, será mais complexo que o do Benfica, em Israel. O Benfica tem de fazer, sempre, melhor resultado que o PSG FC. Se este perder, em Turim, chega o empate frente ao Maccabi Haifa FC. Se o PSG FC empatar o Benfica tem que vencer. Os dois vencendo obrigaria o Benfica a marcar mais quatro golos, em Israel, que o PSG FC, em Turim. De qualquer modo o Benfica depende sempre do seu resultado, embora em caso do PSG FC vencer a epopeia ser enorme, gigantesca. Logo se verá, a 2 de Novembro. De qualquer modo a vitória, em Haifa, permitirá ao «Glorioso» fazer 14 pontos (em seis jogos) superando o actual melhor resultado do Clube na competição: 12 pontos na edição realizada em 2011/2012.



Com a Taça de Portugal regressam os jogos decisivos em que um deslize significa perder tudo

Com o Caldas SC o Benfica teve um obstáculo difícil de ultrapassar. Esta eliminatória é complicada (pelo menos) por dois motivos: dos clubes do primeiro escalão coube ao Benfica a tarefa mais complexa, pois desloca-se ao terreno do GD Estoril Praia que aquando do sorteio era oitavo classificado. Em relação os segundos classificados na Liga Bwin: o FC Porto joga em Mafra (segundo escalão) e o SC Braga recebe o líder do segundo escalão. A "segunda dificuldade": os sorteios "duplicarem" jogos - o mesmo adversário e no seu terreno, tal como para o campeonato nacional - causa mais ansiedade pois fica-se sempre com a sensação que ao vencer um haverá mais dificuldade em repetir o triunfo no seguinte. 


JOGOS PARA OS 16-AVOS-DE-FINAL NA TAÇA DE PORTUGAL

Visitado

Esc

Res.

Visitante

Esc

Clubes do mesmo escalão (8)

GD Estoril Praia

8.º

09.NOV

20:45

SL BENFICA

1.º

Vitória SC Guimarães

9.º

09.NOV

18:45

FC Vizela

12.º

Gil Vicente FC

14.º

08.NOV

18:45

FC Arouca

11.º

Leixões SC

10.º

09.NOV

15:00

SC Farense

2.º

CD Nacional

16.º

09.NOV

15:00

CD Tondela

5.º

Länk FC Vilaverdense

1.º s A

08.NOV

14:00

FC Oliveira do Hospital

8.º s B

Varzim SC

2.º s A

08.NOV

19:00

SC São João de Ver

9.º s A

SC Beira-Mar

1.º s B

09.NOV

16:00

Pevidém SC

2.º s A

Clubes de escalão superior como visitados (5)

SC Braga

3.º

10.NOV

19:45

Moreirense FC

1.º

Casa Pia AC

4.º

09.NOV

17:45

Valadares Gaia FC

6.º s B

FC Famalicão

15.º

09.NOV

15:00

Dumiense/CJP II

9.º s A

Académico Viseu FC

11.º

09.NOV

11:00

AD Camacha

8.º s B

B - SAD

17.º

10.NOV

11:00

AD Machico

9.º s B

Clubes de escalão superior como visitantes (3)

CD Mafra

12.º

08.NOV

20:45

FC Porto

2.º

CD Rabo de Peixe

5.º s D

09.NOV

15:00

AD Sanjoanense

3.º s A

CA Pêro Pinheiro

6.º s C

09.NOV

15:00

Vitória FC Setúbal

7.º s B

NOTAS: Classificações aquando do sorteio; Primeiro escalão; Segundo escalão; Terceiro escalão; Quarto escalão

 

São dezasseis encontros repartidos por três dias

Com quatro jogos na terça-feira, dez encontros na quarta-feira (Dia de Benfica no recinto do GD Estoril Praia) e dois encontros na quinta-feira.



"A Paragem", interregno ou intervalo

Ninguém deve saber que consequências trará um Campeonato do Mundo para Selecções Nacionais disputado a meio de uma temporada, aliás, quase a meio da época, pois em Portugal estarão jogadas 13 rondas (38 por cento) faltando disputar as restantes 21! E depois há as assimetrias. Clubes a disputar a Liga dos Campeões com quase todo o plantel envolvido nesse Mundial e outros praticamente só a treinar tendo poucos futebolistas convocados. Em Portugal, a Taça da Liga sempre irá entreter os Benfiquistas durante três - esperamos que quatro - jogos. Mas como reagirão, física e emocionalmente, os futebolistas à medida que forem abandonando o Catar e regressando à Europa e aos seus clubes? O comum dos mortais não sabe. Talvez haja quem esteja a estudar o "assunto"! Há peritos para tudo. Aqui no blogue, esses dias sem nada para fazer ou ver (Benficamente falando) sempre permitirá escrever mais uns "achamentos"!


Muito para jogar, outro tanto para conquistar

 

Alberto Miguéns



1 comentários
  1. Como alguém comentou em outro blogue, poderá eventualmente ser positivo termos treinadores alemães, que estarão familiarizados com as pausas de inverno. A diferença é que esta pausa é em tudo diferente, considerando que alguns jogadores ficarão por cá e outros irão para o Mundial, regressando a conta-gotas e com estados de espírito diferentes. Espectativa para ver.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: