SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 agosto 2022

FCP: Fabricamos Corajosos com Patranhas

20 agosto 2022 5 Comentários

VÃO SEMPRE ACRESCENTANDO MENTIRAS PARA VER SE ESCONDEM AS VERDADES.



Agora até afirmam, inequivocamente, que desafiaram Salazar com o emblema.


Salazar devia ser alguém do Outro Mundo. Num País que se dizia ir do Minho a Timor controlava e ouvia tudo, desde licenças de isqueiro a centímetros de perna nos fatos de ir a banhos nas praias. Nem devia dormir, pois mandava em tudo até coisinhas do mais mesquinho que podia existir. Fiquei a saber que também andou a controlar dezenas de milhares de emblemas... dos clubes de Futebol. E o FCP fez-lhe frente. Só gostava de saber onde está o documento ou documentos que comprovem que foi Salazar que mandou uniformizar a heráldica das províncias, distritos e concelhos, bem como a intimação para que o FC Porto alterasse o seu emblema visto a edilidade portuense ter decidido alterar o seu (ver NOTA FINAL) fazendo com que o FC Porto continuasse com o anterior brasão da cidade do Porto, pois era o que estava instituído quando os dirigentes do FCP decidiram sobrepô-lo à "bolona" azul.


Esta não conseguem eles destruir (alterar). A primeira história do Clube publicada em 1933 por António Rodrigues Teles. Recorde-se que o suposto fundador, da patranha de 1893, António Nicolau de Almeida, estava ainda vivo pois faleceu em 1948. E nunca denunciou que estavam a viciar a data de fundação 

Vá lá que não obrigaram o clube a alterar o equipamento monárquico - também do Liberalismo - colocando o republicano. 


Como no FC Porto/O Jogo gostam de mentir então vamos a isso... O símbolo do FC Porto até parece inspirado na bola balnear da Nívea. Depois para marcar a diferença pois a nívea era mais conhecida/popular foi colocar-lhe o brasão do Município portuense pré-mudanças lá pelos Anos 40 do século XX

Isto nem tem nada a ver com o Benfica. Mas irrita. Porquê? Por que o que eles querem sei eu. Querem esconder que foram o único clube a beneficiar durante décadas com a implantação da Ditadura Militar e do Estado Novo, saído do golpe de 28 de Maio de 1926, conseguindo, à socapa, ser Instituição de Utilidade Pública. Logo em 13 de Março de 1928.



Os restantes clubes só souberam, nos Anos 50, que o FC Porto era o único clube desportivo com tal atributo, embora desconfiassem das benesses junto da tutela das Finanças e Educação. Finalmente conseguiram, em 6 de Setembro de 1960, o que o FC Porto já conseguira há 32 anos e seis meses. Mais de três décadas de antecipação. Salazarentos e mal agradecidos. 


Disto não falam ou escrevem eles!


Alberto Miguéns


NOTA FINAL: A edilidade portuense alterou de livre e espontânea vontade o brasão do Município não sendo obrigada a fazê-lo. A não ser que o FC Porto - sim, pois o jornal "O Jogo" é apenas "correia de transmissão" dos interesses do FCP - tenha feito uma descoberta que revolucionará a História de Portugal. O Estado Novo além de perseguir a foice e o martelo (símbolos do Comunismo) também perseguia e mandou destruir as "armas liberais" (símbolos do Liberalismo). Esse malandreco do doutor Oliveira Salazar. Além de anti-comunista era anti-liberalista primário. O Estado Novo era Nacionalista por isso não alterava nada na história portuguesa, podia era evidenciar mais determinadas efemérides, acontecimentos e "feitos heróicos", ou seja, mais as que lhe interessavam que outras. Nem as ruas com nomes de heróis republicanos ou monumentos da I República foram "beliscados". A que figuras ridículas esta gente pintodecostista (que já se confunde com o portismo) se presta. Presta? Não prestam... para nada, a não ser um caso de estudo do tipo "O Porquê de Odiar e Como!" Como se coloca a comida em cima de uma mesa! E ele diz: eu como!

5 comentários
  1. O Jornal "O Jogo" é um altifalante das direções do FCP.
    A reinvenção histórica é um dos métodos de trabalho das direções do FCP.
    o FCP foi o clube mais beneficiado pelo Antigo Regime. Os documentos não mentem.
    Acusam os outros daquilo que são. E, entre a ignorância e a má-fé, movem-se pelo ódio e deitam lama na ventoinha. É o FCP. Sempre foi e sempre será.

    ResponderEliminar
  2. Seria ótimo que os comentadores benfiquistas retivessem estes dois nomes, Urgel Horta e Ângelo César Machado, dois refinados fascistas, e que tendo oportunidade ou mesmo criando-a, pusessem a nu esta patranha do "anti regime de Salazar". Só dá para rir...

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, Sr. Alberto Miguéns... De manhã quando vi essa primeira página, como comentei no seu anterior artigo, também me irritei...Como historiador local/arquivista detesto as inverdades históricas intencionais... Excelente artigo da sua parte que repoem a VERDADE... Um abraço glorioso.

    ResponderEliminar
  4. Qualquer dia vão afirmar que foram eles que derrubaram o fascismo em Portugal . Que o Benfica alterou os documentos existentes ou que esses mesmos documentos não existem.
    Táticas usadas pelo fascismo/ nazismos em que se lava com Omo/Neoblanc o cérebro de pessoas que não sabem mais.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente é assim. Os factos alternativos inventados pelo FCP são aceites como se fossem verdades. É ultrajante.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: