E COMO CONSEGUIR CONCRETIZAR AQUILO QUE QUER.
Revelou depressa e bem o que se pensou e escreveu, aqui, neste blogue.
Como treinador de elite
Conhecia muito bem o plantel por o ter estudado, em Agosto de 2021, enquanto treinador do PSV Eindhoven, aquando dos dois jogos da última pré-eliminatória de acesso ao sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Sabia quais os futebolistas que conseguiam com facilidade cumprir o modo como quer jogar, aqueles que teriam mais dificuldade (mas podiam conseguir) e os que não o conseguiriam fazer. E quais as lacunas a completar com aquisições.
Como líder
Não tem receio de nenhum e de todos os que lidera, conseguindo ser inclusivo ao dar oportunidade a todos de modo a que alguns, até o possam surpreender.
Após tantos treinos (mais de meia centena), um jogo-treino (Reading FC) e dois jogos (OGC Nice e Fulham FC)
Parece que as decisões (se não todas, pelo menos, quase todas) estão tomadas. É só perceber o quadro de utilização dos futebolistas nos dois jogos.
ASSIM VAI O PLANTEL DE 40 GLORIOSOS
A propósito dos jogos
Foi inteligente em ter colocado de início Enzo. Vindo da Argentina, com a temporada a meio, é um peso-pluma face a colegas e adversários "pesados" com as cargas de treinos das pré-épocas. Enzo consegue fazer parecer que o Benfica, com ele em campo, joga com doze, tal a versatilidade e leveza que consegue imprimir ao meio-campo do «Glorioso».
A propósito do Campeonato Nacional
Aguardo com curiosidade o embate com o FC Porto. Este clube é tóxico, a maioria dos seus adeptos/comentadores são reles e tudo isto é uma mistura que faz do futebol português... um futebol à parte. O "Futeluso" do mete nojo!
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns
Estou a gostar do treinador caro Alberto, só espero que não seja torpedeado ou traído, já se viu ser competente e conhecer bem os jogadores mas quis ver o que davam no seu modelo de jogo
ResponderEliminarSem duvida.
ResponderEliminarRoger Schmidt tem ideias claras.
A gestao do plantel tem sido feita com respeito por todos e nota-se esse respeito e compromisso na atitude dos jogadores em campo.
E tambem sabe que ainda precisa de mais quantidade em qualidade para ter sucesso.
o Futeluso do mete nojo e reles e nao tardara a comecar a ataca-lo. Nessa altura espero que tenha a capacidade de estabelecer limites e de se proteger, deixando-os sozinhos a chafurdar na lama.
Não tardará? Já começaram há muito. Com a história dos 38 jogadores para estágio, foi um chorrilho de críticas. Depois, quando o Klopp levou 37, tiveram de meter a viola no saco. Mas hão-de arranjar outro motivo para criticar, sem dúvida,
EliminarCaro Antonio Viegas,
EliminarTem razao.
Eu deveria ter dito que nao tardara a lancar ataques cada vez mais ferozes e nojentos.
Como tenho dito e parece que o treinador pensa o mesmo, falta um GR, um DE, um MD ou trinco ou 6 como lhe queiram chamar, com andamento e que pressione bem, não vamos lá com Florentinos, um médio/ala esquerdo que possa atacar e defender bem e um ponta de lança diferente, tipo o Darwin, ou seja ainda falta meia equipa em reforços e dispensar mais uns quantos.
ResponderEliminarNão será fácil executar tudo nesta janela de de transferências.
Mas a base e os bons princípios já foram adquiridos pela equipa, agora só falta coloca-los em execução nos jogos a serio, porque neste o Benfica estava mais avançado na preparação que as equipas que defrontou, porque entra em competição bem mais cedo.
Pelo que deu a entender parece que o GR escolhido se não vier outro inicialmente será o Helton Leite.
Se fizerem o que o treinador pretende o Benfica pode-se dar bem, agora se tentarem dar jogadores como deram nos últimos anos aos treinadores, a coisa pode não correr bem.
Como já dizia há uns anos tragam um treinador estrangeiro, o Benfica quase sempre se deu bem com treinadores estrangeiros, isso de dizerem que não conhecem o nosso campeonato é uma falacia, até parece que isto é um grande campeonato, um campeonato difícil.
Schmidt pode ser uma lufada de ar fresco no Benfica e até no nosso futebol, um pouco à imagem do que foi o Eriksson na sua 1ª passagem, na 2ª nem tanto
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarGostaria de ter o otimismo do Alberto mas os últimos 3 anos foram tão maus que o meu entusiasmo ainda está a balões de soro. Continuamos com lacunas no plantel e com diversas posições sem um substituto à altura, e a época vai ser longa, muito longa. Por outro lado, se tivermos este ano arbitragens como em alguns jogos da época pasada (em alturas chave do campeonato) torna a tarefa de Schmidt quase hercúlea.
ResponderEliminarImaginem que não estourávamos o dinheiro de forma alucinante (como temos feito) e conseguíamos ir buscar o Renato (20), Guedes (20) e Horta (15), imaginem! POR ISSO EXIJO UMA GESTÃO RIGOROSA E INTELIGENTE e não esta demência, esta estupidez de se mandar dinheiro fora com as dezenas de atletas inúteis.
ResponderEliminarO Renato foi para o P.S.G. por 12 Milhões(BORLA), mas o principal problema são os ordenados...
EliminarTemos anos e anos de experiência dos embates com o FC Porto. Sabemos que até 2 cm bastam para anular golos e que colocar jagunços a tratar dos painéis publicitários para disfarçar agressões a jogadores adversários são possíveis no "Futeluso" sem grandes consequências - estes são os 2 últimos exemplos.
ResponderEliminarÉ de esperar tudo deles.
Saudações Benfiquistas.