SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 junho 2022

O Ser e o Nada 3

19 junho 2022 3 Comentários

DE NADA VALERÁ TENTAR TRAZER CRAQUES FORÇADOS POIS DEPRESSA OS ADEPTOS VÃO PERCEBER QUE AFINAL SÃO PSEUDO-CRAQUES. 



E nem será necessário começar a perder pontos ou eliminatórias para que haja consciência disso. Um plantel terá sempre que ser superior à soma das individualidades, só assim podendo superar-se e ser melhor que os adversários.

 

Roger Schmidt conhece bem o plantel do Benfica de 2021/2022 

Pois estudou-o e defrontou-o, em Agosto de 2021, aquando da última pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Como «Treinador de Elite», por isso perito no assunto, sabe o que valiam a jogar no sistema que o Benfica utilizava e o que podem valer  no sistema (desenho táctico, ideia de jogo, o nome que lhe queiram dar no "futebolês moderno").




 

Ainda que não estivesse nada interessado em começar já a fazer "campinhos" e colocar futebolistas

Mas será o melhor para "explicar" o que Benfiquei ontem comigo mesmo. No fundo, no fundo, o que o Benfica fez até agora foi "remendar", depois da temporada terminar, o que devia ter feito em Janeiro de 2022 (adquirir mais um defesa-esquerdo: Ristic) e substituir os futebolistas que saíram: dois por estarem emprestados (Valentino por Bah e Nemanja) e dois por quererem "ir à vida deles" (Darwin por Musa e Everton por Neres). Há o caso de Svilar que ainda não tem substituto, aliás tal como Nemanja.

 


Um treinador sabe muito bem o que é querer e o que é ter

E acredito que queira melhorar todas as posições - baliza, defesa, meio-campo e ataque - com futebolistas de qualidade, o que implicará quatro bons futebolistas: um guarda-redes experiente, um defesa-central pois Lucas Veríssimo não estará apto antes do Mundial de Dezembro, um centro-campista e um avançado. Estes quatro futebolistas ainda não chegaram. Mas também irá observar os jovens com potencial que o Benfica tem entre os plantéis da Equipa B, sub-23 e Juniores. 



Em 27 deste mês no primeiro treino até acredito que queira ter 33 futebolistas

Três equipas para perceber potencialidades e vulnerabilidades. Aos 27 dos 28 (Lucas Veríssimo não está apto) tem seis jovens da formação que podem ocupar "as vagas": Kokubo, Rafael Brito, Sandro Cruz, Tiago Gouveia, Diego Moreira e Martim Neto, por exemplo.


Depois tem todo o mês de Julho

Para perceber os que são para manter, dispensar, emprestar e transferir. E  as aquisições obrigatórias e necessárias. Há que passar de 33 para 22/24 (dois futebolistas de valor idêntico por posição) e nem é só retirar nove a onze, vão ser mais pois haverá aquisições a realizar. Que tem muito trabalho pela frente... tem. Mas certamente que ele já sabe disso há muito tempo.

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Pouco mais de uma semana para o início da temporada, ainda não foram anunciados os principais reforços. Presume-se que alguns serão só anunciados em julho, por via das implicações do exercício orçamental. Presume-se...

    É fundamental acertar nessas contratações mais dispendiosas. O treinador terá muito trabalho pela frente mas sem material humano de qualidade, e um plantel equilibrado em todas as posições, terá problemas inaceitáveis para as responsabilidades do início de temporada. Contratar bem e a tempo.

    ResponderEliminar
  2. Como dizes e bem, deve conhecer bem a equipa. Estudou-a em pormenor no início da época passada e obviamente presumo que deva ter estudado os restantes jogos desta segunda metade do campeonato. Até porque se a equipa jogava numa disposição táctica na 1ª volta, alterou na segunda.
    Pela fumaça que se tem lido, há uma ideia comum, que tem sido dada nos jornais amiúde. Quer outro médio-centro. Agora, resta saber se tem carácter para bater o pé ou se se vai deixar "cantar" pela direcção, pois também Jesus quería outro médio centro e o melhor que conseguiu foi um 8 para adaptar.

    ResponderEliminar
  3. Eu já passo aqui no site com frequência. Com Escher, passo a estar cá sempre...

    Força Alberto!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: