SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 junho 2022

E Agora Presidente Rui Costa?

10 junho 2022 7 Comentários

INFELIZMENTE A ASSEMBLEIA GERAL DO «GLORIOSO» PARA DISCUTIR O ORÇAMENTO FICOU MARCADA PELAS DUAS APARIÇÕES DO ANTERIOR PRESIDENTE DA DIRECÇÃO EM DOIS SERÕES TELEVISIVOS NO TAL CANAL.



E digo infelizmente porque apesar da assembleia geral ter decorrido melhor do que pensava isso ficou a dever-se à indignação por esses dois serões. Entre decorrer melhor do que pensava (ainda bem) preferia que os dois serões televisivos nunca tivessem ocorrido, principalmente o primeiro.

 

O texto de hoje está cheio de suposições

Mais do que o normal mesmo tratando-se de um blogue que por si só é um meio de dar opinião mesmo não fundamentada. Procurarei fundamentar.

 

Conheço Luís Filipe Vieira razoavelmente bem para saber como é incoerente mas por outro lado previsível. Paradoxo.

Falei com o 33.º presidente da Direcção do «Glorioso» umas trinta vezes e, entre essas, umas dez vezes a sós, em diálogo sem qualquer outra pessoa a ouvir. Estas conversas não as revelarei, mas havendo terceiros - testemunhas - estou à vontade para o fazer, ainda que não me pareça que seja hoje, porque desejo que o texto que tenho pela frente não resvale para aí. 

1. É incoerente porque num momento pode dizer "uma coisa" e pouco tempo depois o seu contrário;

2. É previsível por ser presunçoso. Tem um achamento (vê mais luzes que outros) muito forte. Acha que é o maior "chicoesperto português" (só não se achará o melhor do Mundo porque não "fala" inglês). Isto faz com que não perceba que escorrega com facilidade para um modo de dialogar que é possível perceber onde quer chegar (vulgarmente ler nas entrelinhas, neste caso, ouvir entrefrases) mesmo que esteja a fazer considerações acerca de outros assuntos. Por isso dá "cachas" jornalísticas famosas como "O Vieirismo é o Benfica", entre outras. 

 

Do passado

Luís Filipe Vieira em criança era do Benfica. Inquestionável. Quando soube, aí por meados de 2003, que podia ser presidente do Clube e devido a um encontro desagradável em Alverca - eu como "repórter" do programa de jogo "O Glorioso" e ele como presidente do FC Alverca - fiquei atónito e tratei de ir saber do seu passado clubista ao bairro das Furnas, procurando homens da sua idade ou aproximada, ou seja, nascidos algum tempo antes ou depois de 1949 (22 de Junho). Falei com cerca de uma dezena e todos disseram - Benfiquistas e sportinguistas - que ele, quando jovem no Bairro, assumia-se Benfiquista e até ia ver os jogos. Embora alguns insinuassem que ele gostava mais de ir "na penda" do elétrico n.º 1 (Restauradores - Benfica/ Grão Vasco) ou seja, sem pagar bilhete viajando pendurado que propriamente dos jogos. Os jogos seriam um pretexto, mas isso pode ter sido por alguns quererem mostar "serviço contrário". Em meados de 2003, a informação era de que, quando jovem habitante no bairro (em casa dos pais) não há dúvida que era Benfiquista. Depois confirmei que entrara para associado, proposto pelo pai, em 31 de Dezembro de 1965, ou seja, com 16 anos e seis meses. Quando deixou o bairro os amigos perderam-lhe o rasto até ser conhecido no FC Alverca. Pode ter deixado de ser Benfiquista. Que deixou de pagar quotas...deixou. Em 1990 não recebeu o "emblema dededicação - classe prata" pois não figura na habitual listagem. E por aqui me fico. Eu tive amigos que eram Benfiquistas aos dez anos e uma década depois fervorosos sportinguistas. É possível mudar-se de clube? É! Eu sei disso pois assisti a essas mudanças com pessoas minhas conhecidas. Conversando com Luís Filipe Vieira percebe-se que ele não é Benfiquista, mas pode ser do Benfica. Eu tenho familiares que são do Benfica e não são Benfiquistas, ou seja, não ligam ao dia-a-dia do Clube. Nem sabem quando e com quem joga, a não ser se for um jogo "mediático" que seja muito falado, em antevisões, nas televisões.

 


Tendo em conta o enunciado anteriormente (as tais três dezenas de conversas) e as entrevistas - escritas e televisionadas - principalmente as dos dois últimos serões 

Luís Filipe Vieira tinha Rui Costa como reserva "física" para algum caso que surgisse - justiça, familiar, saúde, etc - não pensando tão cedo sair da presidência. Arranjaria sempre um motivo: acabar a obra feita, querer sair pela porta grande depois de um "penta", os tempos estão difíceis para quem não tenha experiência, etc (ele aqui é suficientemente bom) para ir inventando justificações para 2024 (75 anos), 2028 (79 anos), 2032 (83 anos), 2036 (87 anos), 2040 (91 anos). Surgindo algum imponderável colocaria Rui Costa como marioneta sendo ele a gerir o clube mesmo afastado "oficialmente". Ora isto falhou. Parece que sim e deve ser mesmo verdade. Rui Costa recusa ser manipulado e manietado por ele. Ficou furioso.

 

Agora Luís Filipe Vieira deve ser o único associado do Benfica que não quer que Rui Costa tenha sucesso

E de pensar que Rui Costa pode facilmente ofuscá-lo conseguindo melhores percentagens de conquistas que ele deve enfurecê-lo como um louco. Ainda tentará regressar ao Clube podendo dizer que ninguém conseguiu ser campeão depois dele. Ou ganhar um "Tetra" que para Luís Filipe Vieira vale mais que conquistar 15 campeonatos nacionais em 19 anos, em sequências de três, por exemplo (3 + 3 + 3 + 3 + 3). Na asembleia geral ficou provado que mesmo quem - efectivos, suplentes e votantes nestes - apresentou listas para gestões alternativas, quer em 2020, quer em 2021, às Direcções de continuidade querem o sucesso de Rui Costa. Todos - até o verme - nem refiro o nome, quererá o sucesso do Benfica. Todos menos um. O ex-presidente que tentará ser obstáculo, procurará dificultar o sucesso a Rui Costa. É a ideia com que fiquei.


Síntese e antítese

Bogalho e Vieira são o oposto. Bogalho dizia que se preocupava pouco em o Benfica só ter conquistado dois títulos de campeão nacional nas suas cinco gerências desde que a seguir conquistasse muito. Ele era Benfiquista, por isso todas as conquistas eram iguais, estando ou não na presidência. E se o Benfica conquistou. Até Bicampeão Europeu foi, muito pela organização que Bogalho deu ao Futebol do Clube. Uma ideia, um rumo e sentido de contenção para ser campeão. Luís Filipe Vieira quer é que os seus sucessos sejam exaltados perante a erosão de quem se segue até ele poder voltar. Está é preocupado consigo e não com o Benfica. Percebe-se, muito bem, daí ter achincalhado Rui Costa sempre que surgiram oportunidades nos dois serões televisivos.

 

Rui Costa só tem uma solução... conquistar

Se é verdade que recusa (como penso) ser marioneta e se for verdade (a ideia que tenho) que vai ter a vida muito dificultada pelo seu antecessor, só ganhando "desarmará" quem está a mais, fazendo com que este leve os tiros que envia... de volta. Pela culatra.

 

Assim é à Benfica! Um púlpito alinhado, fisicamente, entre os componentes da Direcção e a Mesa da Assembleia Geral. A poder falar, tendo à direita o presidente da Direcção do «Glorioso» e à esquerda o presidente do órgão máximo e supremo quando está reunido, a Assembleia Geral de todos os associados (que podem e devem estar presentes) tal como nos actos eleitorais. Em ambas as abstenções são demasiado elevadas, cerca de 70 por cento nas eleições e 99 por cento das assembleias gerais não eleitorais

Se eu acredito no sucesso de Rui Costa?

Não pois está mal acompanhado e foi demasiado tempo "muleta mediática" de quem lhe quer mal. Mas volto a repetir. Não acredito, mas quero que tenha. Para mim, Rui Costa não conquistará qualquer campeonato, embora eu deseje que vença e conquiste tudo. Mas, se Rui Costa conquistar dois títulos de campeão nacional, até 2024/25 votarei nele, em 2025, se ele entender recandidatar-se. E para mim há muitos outros valores acima da aritmética, mas neste momento o Benfica necessita de vencer mais no Futebol. Fundamental para alavancar tudo o resto no Clube, pois terá estabilidade para proceder à verdadeira modernização do Benfica à semelhança dos outros clubes da sua dimensão, dos "Clubes Míticos".


Avante, Benfica!

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Este é o cerne da questao: Não pois está mal acompanhado e foi demasiados anos "muleta mediática" de quem lhe quer mal. Obviamente que só a equipa de futebol ganhando, as modalidades contam mas muito pouco, as coisas poderam ser diferentes, eu também não acredito muito e relativamente ao que se viu está semana a procissao ainda agora começou. Rui Costa nunca se devia ter candidatado nesta altura , mas a ambição de ser presidente era maior, e explica porque razão foi 13 anos ofendido, humilhado por Vieira e dso e depois ainda leva este e 90% da anterior direcção, quando o Benfica precisava cortar radicalmente com o passado deste século, como acham que ele sabe tanto não estando lá? Eu disse que isto aconteceria antes de começar a acontecer, e nunca mudei nem quero com Vieira, penso que teremos tempos difíceis pela frente e que só épocas muito boas podem minimizar a situação, será muito muito difícil

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguens,
    Mais um excelente texto.
    Clarificador.
    Para mim e mais que claro que o testa de ferro nao e Benfiquista.
    Acho mesmo que nao e nada por conviccao. Apenas, como o Alberto diz, um chico-esperto, convencido pela sua ignorance, um criado dos Salgados desta vida.
    Quanto a Rui Costa subscrevo totalmente as suas ideias. Estou na expectativa, desejando muito que tenha sucesso.
    Mas tambem consciente que sem a recuperacao dos nossos valores historicos e sem se completar a limpeza interna das metastases do "testismo", muito dificilmente voltaremos a ganhar com regularidade.
    Abraco

    ResponderEliminar
  3. Nos anos 90 havia um individuo que quando não lhe vendiam um terreno que ele gostava, mandava uns capangas apertar com o proprietário, se isso não resultasse, o proprietário era avisado que o PDM da zona ia ser alterado e nunca lá conseguiria construir o que quer que fosse... O timing das entrevistas é demasiado óbvio, como alguém me disse, quase parecia o rei de Espanha a abdicar do trono em nome do filho para salvar a monarquia.

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde Alberto, podia-me esclarecer sobre a identidade do "verme"? ;-) Obrigado. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Qual? O mais pesado ou o mais leve?

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. O mais pesado já apanhei, o mais leve ainda não ;-). Mas tinha idea de que o mais pesado até continuava fiel ao ex-presidente. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Sérgio Pinto

      Esse é salgado a mais. Perigo iminente. Verme é sinónimo na Língua Portuguesa, mas no Benfica passa a plural.

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: