ESTAR A ESPECULAR PROBABILIDADES NUM JOGO DE FUTEBOL É TENTADOR NÃO O FAZER.
No «futebolês" é vulgar andarem com teorias em que um clube (embora digam equipa) tem 60 ou 50/50 ou 80 por cento de probabilidades de vencer um jogo, uma final, um campeonato, uma qualquer competição ou ultrapassar uma eliminatória.
Há até quem se atreva a ir até aos "cincos"
Com 55, 75 e até 95 (já ouvi) por cento a favor. Uma grande estupidez pois não se consegue quantificar percentagens num jogo com este rigor. E estou sempre à espera de um dia ainda ouvir alguém, tipo Futre, falar em 78,35 por cento, por exemplo.
Mas a estupidez é afrodisíaca
Por isso vamos - vou - lá ser estúpido procurando reduzir de grande estupidez (1 a 100), até média estupidez (1 a 10) para a estupidez mínima: 1 a 5. Isto para dar a ideia dos quatro clubes "mais próximos" de chegarem às meias-finais da Liga dos Campeões.
JOGOS NA TERÇA-FEIRA (12)
Desde que o Real Madrid esteja na Liga dos Campeões
Tenha que plantel tiver, para mim, são sempre favoritos a vencê-la. Foram ganhar, por 1-3, ao terreno do último Campeão Europeu, por isso as probabilidades de estarem nas maias-finais são de 4 em 5! E não me admirava, mesmo nada, de deixarem o Chelsea FC assumir o jogo e vencer à vontade o jogo no mítico estádio Santiago Bernabéu.
O penúltimo Campeão Europeu vai ter tarefa complexa
O FC Bayern Munique vai ter que assumir o jogo e ser eficiente. A vantagem está do lado do Villarreal CF que tem 90 minutos para defender o 1-0 e se marca primeiro...adeus ao "super-favorito-futuro-campeão-europeu" clube de Munique. Dois em cinco!
Em situação idêntica está o outro super-favorito futuro campeão europeu
Com uma vitória caseira por 1-0 terá 3 em 5. Como o Villarreal CF. Mas o Club Atlético de Madrid vai continuar a jogar com dois autocarros, mesmo em desvantagem por 0-1 e esperar que o Manchester City FC jogue como sabe: tentar marcar o máximo de golos possível. Se sofre um golo tudo se irá complicar.
Quanto ao Benfica está tudo dito
Pará já, um em cinco. Jogar a defender como na «Catedral» e esperar que os futebolistas do Liverpul FC sejam "emocionalmente ou subconscientemente" displicentes e fazer um golo em Anfield colocando o clube anfitrião sob pressão. Com 2-3 (agregado) passará a dois em cinco. Logo - quarta-feira - se verá!
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns