SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 março 2022

FC Porto: a Banalidade do Mal

30 março 2022 7 Comentários

O SUCESSO DO FC PORTO BASEIA-SE EM FORTALECER-SE SEM DECORO PROVOCANDO FRAQUEZA NOS OPOSITORES.




Há muitas semelhanças entre o FC Porto de Pinto da Costa e o Nacional-Socialismo de Hitler. 

 

Claro que é apenas uma comparação de processos (atitudes e encobrimentos) que não de meios e resultados execráveis pois seria demagógico e estapafúrdio 

Comparar um dos Regimes mais cruéis que já estão registados na história da civilização humana com um clube de futebol ou desportivo que merece pouca consideração entre os seus pares, embora neste aspecto os dois até se assemelhem.

 

É lendo a magnífica obra da pensadora alemã (1906/1975) Hannah Arendt, «Eichmann em Jerusalém - Uma reportagem sobre a banalidade do mal» editado em 1963 

Que se percebe como é possível, desde que durante um longo período haja coerência e se siga um rumo, fazer com que o ódio e a falta de respeito para adversários se torne banal e tenha a cobertura, mesmo o elogio, dos media que se tornam pasquins ao serviço dessa causa sem o fazerem com intenção, mas apenas por oportunismo e complacência. Mas também com palermice.

 

A banalidade do mal

A prática continuada de atitudes indignas faz com que mesmo considerando, no início que são odiosas, tornam-se depois aceites por serem prática constante e não são questionadas. Mesmo considerando que são efectuadas por palermas ou arrogantes são consideradas normais por serem prática recorrente. Foi deste modo simplificado que a pensadora judia desprezou Eichmann e o nazismo. É assim que é o comportamento do FC Porto desde 1976 acentuando-se em 1982 quando Pedroto/Pinto da Costa passaram a ter o "Poder Absoluto" no clube. 

 

No FC Porto tudo o que não é FCP

É para odiar e se possível espezinhar. Por isso tantas provocações e "ajuntamentos" no final dos jogos, à descarada em Portugal (por se saberem impunes perante a FPF e a Liga) mas arruaceiros mais comedidos na UEFA (por temerem o poder desta, ainda que consigam ir para lá mandando "gente que sabe da poda")

 

No Benfica há muito que circula uma tese, embora minoritária mas que parece ser cada vez mais forte

Que o Benfica tem é que ser como o FC Porto, ou seja, ter dirigentes e atletas (em qualquer modalidade) que não vejam nos adversários gente que quer também vencer, mas odiá-los para lhes reduzir a margem de conforto. É como se pudessem existir dois partidos nazis, com sucesso e em simultâneo, na Alemanha. Impossível


Agora o que o Benfica não pode continuar a ter é quem seja conivente como é a imprensa portuguesa com um clube que semeia ódio e cria confusão

Quando se pensava que neste aspecto nunca mais haveria outro Manuel Damásio eis que surge um presidente (Luís Filipe Vieira) que foi muito pior que esse de quem se pensava nunca mais poder haver igual no Benfica. A questão agora é outra: será que Rui Costa deslumbrado com o seu passado de futebolista internacional português dos mais brilhantes da sua geração, percebe a génese do sucesso do FC Porto e a cobertura - banalidade do mal - que lhe dá a inacção nos media? Ou pensa que é com abraços e cumprimentos que vai recuperar a força de uma forma sustentada do «Glorioso» face ao FC Porto? Talvez esteja a contar com a diferença de idades (50/84,5). Mas eu não confiava nisso pois é fácil incubar "ovos de serpente"!

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. O PUTIN DO PORTO

    Existem semelhanças, claro que existem, só que em outra dimensão, acusam os outros daquilo que fazem;
    PUTIN: Que o inimigo é que os provocou, noticias falsas, que não fazem mal a ninguém, que são anjinhos, que não atacaram hospitais, civis, crianças, zonas habitacionais, que fazem tudo com a melhor das intenções, que existe o problema do nazismo na Ucrânia, etc.
    O CORRUPTO: Que nunca corromperam ninguém, que os outros controlam a arbitragem, que o presidente da FPF, não tem nada a ver com eles, saiu do clube em rota de colisão com a direção, que não sabe nada do que se passa no conselho de arbitragem, idem aspas com a liga, que o árbitro Artur da pastelaria, é do melhor que existe em portugal, que este mesmo árbitro já os prejudicou muitas vezes, quando ganham por gamanço, descobrem uma qualquer ldo adversário e acusam-nos de terem sido roubados, enfim um sem número de habilidades e trapaças dignas de um psicopata menor, isto é, igual ou pior que muitos dos que estão internados, mas nas consequências uns furos abaixo do PUTIN.

    ResponderEliminar
  2. Para mim está por provar que o presidente Rui Costa tem um pensamento estratégico sobre o Clube. E não falo em cenários de evolução e crescimento económico-financeiro mas sim numa visão global, desportiva e ética para o Clube, e a sua ação no desporto nacional. A única coisa que ouvi da sua boca até agora foi um mega-projeto de construção que supostamente correria em paralelo e sem prejuízo da competitividade desportiva do Clube. Para além dessa impossibilidade, facilmente comprovada por exemplos similares de diversos outros momentos históricos do nosso Clube, essa visão apenas representa a continuidade do modelo, das pessoas e das clientelas que o anterior presidente instalou no Clube. Ou seja, de algo que nos trouxe a este momento em que o FCP se aproxima do nosso Clube em conquistas nacionais e que nos ultrapassou em conquistas internacionais.

    O Sport Lisboa e Benfica não pode em circunstância alguma copiar processos criminosos e cultivar o ódio, como resposta ao crime e ao ódio. Sobre o lodo do FCP e do seu presidente já muitas vezes aqui disse o que penso, tendo aliás o Alberto sumariado de forma certeira e assertiva. Aos dirigentes nosso Clube compete a promoção do mérito desportivo e profissional, apostando em modelos desportivos sensatos mas ambiciosos. Prioridade ao desporto e não ao betão, que já existe que chegue. E de uma vez por todas extirpar a ganância e o mercantilismo das suas prioridades. Ser Benfiquista. Respeitar o dinheiro dos sócios ou seja do Clube. Honrar o Clube.Defender o Clube e o seu bom nome. Ser Benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vitor,
      Revejo-me totalmente no seu excelente comentario.
      O testa de ferro tentou ganhar ao seu mestre porco velho usando armas semelhantes. E perdeu.

      Rui Costa tera de ser Benfiquista. Fiel aos valores historicos que terao que ser a bussola orientadora de todos os comportamentos e decisoes.
      Tera capacidade para o fazer?
      Sabera mesmo o que isso significa?
      Tenho muitas duvidas.

      Eliminar
    2. Concordo e subscrevo. Ando tão desiludido com "este" Benfica que me tenho abstido de vir a blogues para não me tornar azedo e amargo.
      Depois do "melhor presidente de sempre do Benfica", temos agora o "melhor presidente ex-jogador de sempre do Benfica".
      Com RC vamos a caminho da irrelevancia.

      Viva o Benfica

      Eliminar
  3. Começo por dizer que qualquer NAZISMO OU PUTIZISMO OU JUNTA LETRAS LIGAS DISCIPLINA ARBRITAGEN F.P.F e APAF. todas estas gentinhas debaixo dom manto do sr. fernandinho das faturas, que saio em guerra com o papa maior para fazer o que tem feito, mas como sabem todos acabarão por cair e com muito estrondo, mas até cair semeia muita destruição ódio nas instituições e pessoas.
    Nota: todos os jornalistas mas digo todos, todos os adeptos do F.C.P ou S.L.B. ou S.C.P e todos os clubes todos os árbitros dirigentes policias juízes políticos etc. etc. gosta deste lamaçal e porque que gostam são coniventes com eles de uma maneira ou outra, podíamos acabar com estes monstros dizem vocês como, ora seria muito fácil deixar de os alimentar matado os lentamente mas dolorosamente, não comprar jornais, não subescrever spot tv não dar audiências a quem trata mal o futebol etc. etc. mas isso não acontece porque isso é o nosso oxigénio e precisamos dele para sobreviver, mas vamos por outras partes pedir au nosso presidente que defenda o Benfica destes abutres sanguinários denunciando sempre que um arbitro rouba descaradamente o nosso clube e dizem que esse arbitro vai para a jarra e ele vai apitar no estrangeiro como premio de ter roubado o Benfica ora essa jarra que tanto dinheiro dá temos muitos outros a fazer fila para essa mesma jarra

    ResponderEliminar
  4. Quando digo que neste país intituiu-se o racismo anti-Benfica como normalidade, tornando crime lesa-pátria ser do Benfica ou defender o Benfica, riem-se. Isto tudo aconteceu e acontece com o beneplácito dos próprios benfiquistas, diría até com a colaboração activa dos mesmos. Os constantes ataques que os próprios Benfiquistas insistem em fazer ao Benfica, usando muitas vezes armas e argumentos dos nossos antis, legitimou e legitima as suas estratégias. E se essas estratégias resultam, porque irão mudar. Quando os próprios benfiquistas colaboram. Basta ver como o Benfica é representado na comunicação social.
    Eu não vejo normalmente a televisão portuguesa, mas não sou ingénuo de pensar que os outros são como eu. Boa parte das pessoas vê. E é bombardeada dia sim dia sim com propaganda anti-Benfica.
    Lavam com sabão azul e branco todas as trafulhices e aldrabices que estes senhores fazem e ainda nos acusam daquilo que lhes garante a sobrevivência.
    O que me custa é ver benfiquistas a usarem os mesmos argumentos. Pior o que me custa é ver benfiquistas acreditarem que conseguimos lutar contra isso sendo bons meninos, educadinhos, sem fazer barulho. Nunca vi um bullie recuar porque falaram a bem com ele. Acham que é com newsletters fofinhas que se combate isto. Cambada de inocêntes.
    O Benfica deve ser defendido com mão firme e dando a cara sem medo. Mas o que se vê mais dentro do Benfica é medo de ofender quem tanto mal já nos fez e vem fazendo após uma campanha vergonhosa de lixeira.

    ResponderEliminar
  5. E é assim em todo o desporto.

    Porto é o oposto de Desporto.
    Desporto é o oposto de Porto.

    Quem gosta do Porto não gosta de desporto.
    Quem gosta de desporto não gosta do Porto.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: