MESMO ACORDADO. ESTA NOITE E AMANHÃ NÃO QUERO SABER DE NADA MAIS.
Não sou nada saudosista, mas estas imagens fazem-me recordar. Podia ser a juventude - mas não é - prefiro acreditar que ainda vi o BENFICA e isso ninguém me conseguirá tirar até morrer. Mesmo que seja só na memória, enquanto a tiver.
Este era o jogo que mais me entusiasmava por um motivo "se calhar fútil" mas desde criança - talvez pelos cromos - a que sempre dei muita importância: os nomes, os símbolos e as cores dos equipamentos. Um Amesterdão Futebol Clube AJAX frente a um Sport Lisboa e BENFICA era todo ele imprevisível, entre resultados e como se iriam vestir os craques.
O BENFICA é vermelho-e-branco, mas o AJAX ainda mais...
Com fotografias apenas a preto-e-branco imaginava como se vestiria o AFC Ajax para jogar de traje de gala com o «Glorioso». Só há pouco tempo descobri.
Dois grandes clubes, os melhores dos respectivos países com as mesmas cores, embora a originalidade do equipamento do clube de Amesterdão sempre me fizesse suposições. Detesto equipamentos às riscas mas "aquilo" não pode ser riscas porque é "risca".
QUERO HOMENAGEAR O AFC AJAX (antes que chegue quarta-feira que quero golear sem dó nem piedade)
No primeiro (9 de Maio de 1965) mesmo a preto-e-branco é fácil imaginar. O traje de gala foi todo de branco oferecendo aos seus adeptos, em pleno estádio olímpico, o verdadeiro Benfica, o que deslumbrara em Berna (1961; 31 de Maio) e ali mesmo, naquele estádio, em 1962 (2 de Maio) frente ao Real Madrid CF.
Um dos três clubes estrangeiros que admiro, a par do Bayern e do Liverpool. Também quero golear, mas não consigo sonhar tão alto. Nem consigo sonhar com uma vitória, porque a tristeza e imprevisibilidade do nosso futebol tiraram-me essa capacidade. Já ficava contente se o Benfica voltasse a ser humilde e honesto, como no tempo em que essas fotos fora tiradas.
ResponderEliminarCaro Ned Kelly,
Eliminar"Já ficava contente se o Benfica voltasse a ser humilde e honesto, como no tempo em que essas fotos foram tiradas."
Esta sua frase resume muito do que sinto.
Engana-se quem acredite que o SLB podera voltar a ganhar com frequencia senao incorporar de novo os valores essenciais do Clube.
A traumatica experiencia com os "valores" de LFV, o testa de ferro, escroque, chico esperto, esta bem a vista para quem quiser olhar. Deixou-nos um Clube morto por dentro, sem alma nem mistica, entregue a gestores que foram seus servos e capachos.
Vai longa - e agudizou-se - esta deriva destrutiva do Sport Lisboa e Benfica. Desde 1994, dirigentes desastrosos e a incapacidade dos sócios de discernirem as poucas alternativas de valor que existiram, pontualmente.
ResponderEliminarO Sport Lisboa e Benfica terá lugar novamente na galeria dos Clubes mítiocos, de grande nobreza de processos e capacidade desportiva, quando souber purgar toda esta gente que ainda nos dirige. Toda.
E ainda assim será preciso reconstruir quase tudo. Um desafio para décadas. Eu sonho porque sei que o Clube ainda vive. E viverá.
Que o jogo com o Ajax ainda possa ser um raio de sol nesta escuridão. Viva o Benfica! Benfica do povo! Benfica da classe! Clube mítico e campeão!
Caro Sr. Alberto Miguéns... Mais uma vez, um excelente artigo da sua parte... O Benfica, a par do Real Madrid, Barcelona, Liverpool, AC Milan, Internacionale, Juventus, Bayern de Munique e o nosso adversário de amanhã é que são os verdadeiros clubes que mais fizeram história na Taça dos Campeões Europeus..Amanhã teremos um clássico do futebol europeu em que se opuseram dois jogadores miticos e lendas desses clubes Eusébio e Cruijjf, com jogos memoráveis, que até teve uma finalissima, em Paris para decidir quem passava, infelizmente passou o nosso oponente holandês.... Amanhã só peço que dignifiquem esses nossos jogadores, que jogaram de igual para igual, com essa grande equipa holandesa. Um abraço Glorioso....
ResponderEliminarCaro Sr. Alberto Miguéns... Peço desculpa por não referir no meu anterior comentário, mas para vermos da importância destes dois clubes no futebol europeu... O Benfica de 1960 a 1968 jogou 5 finais da Taça dos Campeões Europeus...e o Ajax de 1968 a 1973 jogou 4 finais... Um renovado abraço Glorioso...
ResponderEliminarQue possamos fazer aquilo que nunca fizemos, ganhar em casa e depois elimina-los, noutras circunstancias acreditava que os pudéssemos elimina-los, assim ainda acredito porque nunca deixo de acreditar, mas pode ser uma eliminatória desastrosa, O Benfica não joga nada, não tem equipa, não tem treinador e muito menos direcção, é um clube à deriva e no abismo.
ResponderEliminarQue a historia do clube possa fazer com que aquela gente sinta orgulho e lute como o Benfica sempre nos habituou nas 4ª feiras europeias do seculo XX