SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 janeiro 2022

Quero Ver o Que Tem de Ser Visto

03 janeiro 2022 3 Comentários

PARA QUE EXISTA TRANSPARÊNCIA NO VAR (VIDEOÁRBITRO) POIS EM PORTUGUÊS SE ESTE FOSSE RESPEITADO SERIA AVA OU VAA.



Depois da introdução do VAR em Portugal, na temporada de 2017/18 - em que foi referido «à boca cheia" do pioneirismo mundial - esperava-se que houvesse evolução.

 

NOTA PRÉVIA

A utilização da imagem do capitão André Almeida para ilustrar o texto é apenas simbólica. Não interessa, agora, perante o tema abordado, estar a escrever acerca dele, da sua carreira e comportamento nesse jogo, bem como do que fez o treinador. Já foi abordado nas "considerações acerca do jogo" (Clicar) e será depois feito um balanço da sua carreira neste blogue aquando da sua despedida. Por isso não vale de nada comentar André Almeida pois o assunto abordado, hoje, é outro!

 

Após tantas temporadas não percebo o porquê de apenas serem exibidas as imagens que fundamentam uma decisão

A do fora-de-jogo. Durante as transmissões televisivas, algum tempo depois, dos lances estarem a ser analisados pelo VAR, é colocada a imagem que o VAR escolheu para tomar a decisão de considerar ou não posição irregular a um futebolista e acrescentadas as linhas que justificam essa tomada de decisão.



Mas...mas...mas...segundo o protocolo

O VAR tem muito mais lances em que pode (e deve) intervir. Só que nunca são apresentadas as imagens, durante as transmissões televisivas, que o VAR e o AVER (seu assistente) escolheram para validar a decisão tomada. Porquê?

 

Considera uma falta de respeito e de transparência

Colocar imagens de lances de pretensos fora-de-jogo mas não colocar as imagens de outros lances - expulsões, grandes penalidades ou jogar a bola com a mão, antebraço e braço, por exemplo - que são escolhidas pelo VAR/AVAR para certificarem uma decisão. Se têm tantas imagens, muito mais que aquelas a que nós mortais pagantes do «Futeluso» não dispomos, qual o motivo que não permite que se saiba qual a imagem que fez com que o VAR decidisse em determinado sentido?

 

Apenas um exemplo recente: com que imagem é que no jogo FC Porto versus SL Benfica. na 16.ª jornada (30 de Dezembro)

O VAR decidiu que o futebolista do FC Porto não utilizou o braço para controlar a bola no lance do primeiro golo. Com esta exibida na transmissão não foi de certeza. Com esta há controle da bola ilegalmente. Agora havendo uma imagem frontal - com uma câmara colocada na linha de fundo - será possível ter cem por cento de certeza. Até lá - não vendo essa imagem (se é que ela ainda não foi mostrada num qualquer programa da TV que me recuso a perder tempo a ver) - não acredito na justeza da decisão do VAR.



Quero um VAR: Ver Agora Repetido - o Que Interessa Saber! TUDO!

 

Alberto Miguéns


NOTA: Se entretanto me lembrar de mais algum assunto relacionado com o tema será acrescentado até ao início do dia 3.

3 comentários
  1. O VAR DA VERDADE OU DA CORRUPÇÃO

    No caso é da corrupção, não existiu qualquer vontade de mostrar a VERDADE, cegueira total, é tão evidente que nem merece muito comentar o caso, fomos descaradamente roubados, depois vem o CORRUPTO MÓR, desejar o melhor ao GLORIOSO etc. RC tem por missão esquecer o passado: LFV e a sua forma de se movimentar no futebol, a ganância dos negócios, as suas limitações académicas e pessoais, a sua falta de discurso, o seu compromisso com os poderes instalados, acredito que RC não é nada disso, é Benfiquista, é sério, entende de futebol, tem um sonho para o Benfica, só tem que acreditar nele próprio, rodear-se de outros Benfiquistas, não ter medo de decidir, isto é de marcar golos( no caso fora do campo), atacar o CORRUPTO ou outro quando tiver que defender o GLORIOSO, ser bem EDUCADO, mas não INGÉNUO, informar Benfiquistas que o abraço foi um gesto cordial , mas NUNCA de subserviência, que acha o CORRUPTO um manipulador, mas que já conhece as sus artimanhas, os seus truques, os quais no futebol de HOJE não dignificam o clube que representa e envergonham o futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jose,
      O SLB precisa tanto que tenha razao no que diz respeito a Rui Costa!!
      O nosso amado Clube nao aguenta mais malfeitorias.
      Rui Costa nao tem que andar a abracar os nossos maiores inimigos. Nem por cordialidade nem educacao.

      Rui Costa tem e que abracar os adeptos e os seus anseios, os valores e mistica do Glorioso, o respeito pela historia do SLB, e uma atitude de rigor, competencia e Benfiquismo.

      Eliminar
  2. No caso em apreço fico com poucas dúvidas sobre a ilegalidade do lance (o que sempre acontece quando não há imagens em câmara lenta, ou de outro ângulo - normalidade contra o Benfica). Além disso já tinha sido anulado um golo ao Porto. 2? A vida custa a ganhar e o corpinho e a casa são bens preciosos.
    Acresce que no Var estava, nomeação intencional, Tiago moedas Martins (o que se terá passado com ele depois de anular, mal, um golo ao Nacional, na Madeira, contra o Benfica que daria o empate?).
    Esteve no Var em 2 jogos que ajudaram a decidir 2 títulos e ajuizou contra o Benfica: Sporting na Luz 17-18 e Porto-Benfica 19/20.
    O Var em Portugal veio substituir, tecnologicamente, os Donatos Ramos, Fortunatos Azevedos, Antónios Costas, Proenças, Bertinos Mirandas, etc.etc.
    Var é em Inglaterra. Brentford-Manchester City. DeBruyne marca um livre lateral. Laporte marca de cabeça. Nem 30 segundos depois o golo é anulado. Sem cms, nem meios cms. Uma linha e siga o jogo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: