SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 dezembro 2021

Mudar de Vida

06 dezembro 2021 4 Comentários

COM ESTE MÊS DE DEZEMBRO IMPORTANTE NA TEMPORADA DE 2021/22.



E decisivo em três competições, embora a Taça da Liga seja menos importante mas se existe é para conquistar.

 

Com Rui Costa a tentar afirmar-se como presidente tem uma tarefa complexa

Não se sabe a opinião que teve, enquanto dirigente da Benfica Futebol SAD, aquando do regresso do treinador Jorge Jesus, no início de 2020/21. Quando se autointitulou presidente (7 de Julho de 2021) e depois foi legitimado (9 de Outubro de 2021) o que se conhece é o que qualquer Benfiquista diria, mesmo pensando completamente o contrário, já com a temporada em preparação e depois das Eleições, com a época a decorrer: «Este é o treinador indicado para o Benfica conquistar títulos». Resta saber o que pensa realmente Rui Costa de Jorge Jesus!

 

Rui Costa sujeita-se a ter o FC Porto a "encostar" nos principais títulos 

E passar à história como o presidente que permitiu que o FC Porto ultrapassasse o Benfica em títulos no campeonato nacional (faltam oito) e na Taça de Portugal (faltam oito). E continuar a ser superior nas competições europeias, em destaque, na Liga dos Campeões. É sempre bom recordar que Rui Costa herda um legado lastimável vindo do mandato anterior em que o FC Porto tinha apenas uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma Taça UEFA, estando a onze títulos de campeão nacional (30/19) e a dez Taças de Portugal (26/16). As proezas de conquistas sucessivas (Tris, Tetras, Pentas e tretas) só são valorizados por clubes que não têm recordes de conquistas. Como Benfiquista aprendi que vale mais conquistar doze títulos em quinze temporadas (3 + 3 + 3 + 3; perdendo três) que onze em quinze (6 + 5; perdendo quatro). Os sportinguistas é que diziam que o "seu" tetra valia mais que os cinco tris do «Glorioso» ou que vencer 7-1 era melhor que conquistar dois ou três campeonatos. Tretas. E nunca alterarei o que penso, pelo menos, desde 1979, talvez antes! Proezas não são títulos!



 

Dezembro sempre a jogar

Com duas decisões, uma indecisão e outra suposição.

Indecisão (Liga dos Campeões). Já nesta quarta-feira. Vencer o FC Dínamo de Kiev e esperar que o FC Barcelona não vença em Munique. Se o FC Barcelona vencer será este clube a classificar-se em segundo lugar no grupo E. O Benfica será despromovido para a Liga Europa onde terá de fazer uma eliminatória de repescagem com um dos oito classificados em segundo lugar nos grupos da Liga Europa com os primeiros classificados desta à espera dos vencedores para disputar os oitavos-de-final.

Primeira decisão (Taça da Liga). Uma semana depois derrotar por dois ou mais golos de diferença o SC Covilhã, desde que se marquem três golos, no mínimo. Um resultado de 2-0 implicará andar a fazer contas às idades médias dos futebolistas utilizados nos dois jogos para saber, entre Benfica e Vitória SC Guimarães, qual tem a menor média, ou seja, o plantel mais jovem utilizado. Que treta! Era preferível fazer-se como nos torneios triangulares: marcação de pontapés da marca de grande penalidade independentemente do resultado após os 90 minutos.

Segunda decisão (Taça de Portugal). Fundamental, não só, eliminar o FC Porto como todos os outros e conquistar o troféu depois de duas finais consecutivas perdidas. Já chega!

Suposição (campeonato nacional). Depois do jogo de final de ano, no estádio do FC Porto quantos pontos de diferença para o Sporting CP e para o FC Porto? É que não há grandes recuperações, para dois adversários, sempre que se cai na pontuação, como em 2015/16! Mesmo só para um (FCP) em 2018/19!


 CALENDÁRIO DE JOGOS (DEZEMBRO/2021)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

D

E

Z

E

M

B

R

O

1

QUA

 

 

 

3

SEX

D 1-3

 

Sporting CP/ 88.º campeonato nacional/J.13

C/ SLB

8

QUA

20:00

FC Dínamo Kiev

67.ª Liga Campeões/J.6

C/ SLB

12

DOM

18:00

FC Famalicão

88.º campeonato nacional/J.14

F/ Famalicão

15

QUA

19:00

SC Covilhã

15.ª Taça da Liga/J.3

C/ SLB

19

DOM

17:00

CS Marítimo

88.º campeonato nacional/J.15

C/ SLB

23

QUI

20:45

FC Porto

99.ª Taça de Portugal: 1/8

F/ Porto

25

SÁB

NATAL

26

DOM

30

QUI

21:00

FC Porto

88.º campeonato nacional/J.16

F/ Porto

 

Rui Costa vai ter que tomar decisões

E quem tem unhas é que toca viola. Que a saiba tocar pois é uma "viola" Bem Gloriosa.


Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Curiosidades:
    1- Há 6 anos o Benfica levou 3 do Sporting e os benfiquistas uniram-se contra Jesus. Voltou a levar 3 do Sporting e os benfiquistas, ao que parece, unidos contra Jesus.
    2- Há 3 anos o Benfica deu 6 ao Braga e o treinador foi despedido na jornada seguinte. Voltou a dar 6 ao Braga e o treinador só não é despedido na jornada seguinte, a anterior não conta, porque...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário

      Na curiosidade 1. Os Benfiquistas mais que se unirem contra Jorge Jesus, uniram-se a favor de Rui Vitória solidários com este pelo modo como o treinador do Sporting CP o destratou que era estar a achincalhar todos.

      Abraço

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. JJ é apenas um dos cancros do Benfica. O nosso benfiquismo, muitas vezes e não só por vezes, impede-nos de ver aquilo que salta aos olhos de qualquer um. O Benfica não é só um clube mítico e está a perder este misticismo até naqueles que assistem aos jogos no próprio estádio da Luz! O Estádio da Luz já não é o inferno da Luz, já ninguém treme quando pisam aquela relva rodeada de 1000 ou 80000 pessoas e isso deve-se à falta de qualidade do treinador e dos plantéis que ultimamente têm vestido aquela camisola que nos enche de orgulho! O Benfica hoje é uma grande empresa, muito grande, para ser gerida por quem não tem qualidade de gestão, conhecimento económico, financeiro e desportivo!

    ResponderEliminar
  3. Estamos a viver tempos de ressaca do longo periodo de vieirismo com tudo o que de mau esse governo fez ao SLB.
    Rui Costa esteve la, concordando ou nao, esteve la e participou.
    Nao sei se tem ideias diferentes, liberdade e coragem para dar outro e novo rumo ao Benfica.
    Se tem, entao e comecar a tomar decisoes, nao tanto para o imediato, porque infelizmente penso que a equipa de futebol nao tem qualidade para muito mais.
    Mas para comecar a preparar um futuro diferente.
    Nao se pode perder mais tempo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: