SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 agosto 2021

Já Começou

09 agosto 2021 5 Comentários

NA PRIMEIRA JORNADA A NORMALIDADE. OS QUATRO CLASSIFICADOS EM 2020/2021 VENCERAM.



O Benfica (em Moreira de Cónegos) e o SC Braga (Funchal) tiveram vitórias mais significativas pois foram no terreno dos adversários.

 

Ainda falta um jogo dos nove

Que constituem cada uma das 34 jornadas. Como é normal no início destas “competições-maratona” a pontuar a duas voltas, só lá para a quinta/sexta jornada haverá lideranças isoladas ou a dois. Na primeira jornada lideram oito clubes a que se podem juntar o Gil Vicente FC ou o Boavista FC.

 


Na próxima jornada dois dos clubes da frente têm de ceder pontos: um deles ou os dois

Pois haverá um SC Braga frente ao Sporting CP. O FC Porto desloca-se a Famalicão e o Benfica recebe o FC Arouca.



Há sempre mudanças menos uma: as criticas às arbitragens

Pinto da Costa “formatou” os adeptos de todos os clubes que têm a mania da perseguição. E formatou treinadores e futebolistas portugueses que cresceram a ver os pais, familiares e amigos a insultarem os árbitros. Nunca ninguém está contente e havendo nove jogos e 18 clubes todos vão dizer que foram prejudicados durante as 34 jornadas. E virá a velha teoria do “Futeluso” nunca provada: «os clubes pequenos são os mais prejudicados»! Azar deles. Coitadinhos. Um campeonato faz-se a 90 por cento de jogos entre clubes pequenos que sendo os mais prejudicados então os seus adeptos terão razão. Em 90 por cento dos jogos – serão 306 (9 x 34) – os dois clubes que se defrontam serão prejudicados. A menos que haja alguns pequenos ainda mais pequenos que os pequenos.

 


Arbitragem em Moreira de Cónegos

Se considerarmos que na actualidade a arbitragem é, ou são, os quatro árbitros mais os dois videoárbitros, não considero que o Benfica tenha razões de queixa, embora este jogo tenha de servir de “bitola” para todos os outros em que estejam presentes o Sporting CP, FC Porto e SC Braga.

Casos:

1. O árbitro anula (reverter no Futebol é entregar a receita de um jogo a alguém ou a uma instituição) o cartão vermelho a um futebolista do Moreirense FC. Com a quantidade de imagens (de vários ângulos) que actualmente existem não podia fazer outra coisa. O futebolista adversário “corta” a bola a Waldschmidt embora depois prenda as pernas do «Glorioso Futebolista». Eu interpreto que se isso não tem ocorrido Waldschmidt conseguiria apossar-se da bola e ficar isolado perante o guarda-redes contrário. Mas é apenas um «achamento». O árbitro teve outro e tenho de aceitar;

 2. O árbitro abula a admoestação com cartão amarelo a Diogo Gonçalves após ser chamado pelo VAR a visionar as imagens. Concordo. Diogo Gonçalves denotava cansaço (mais um «achamento» meu) e tem uma entrada para afastar o adversário da jogada. Depois provou-se que também do jogo. Se eu mandasse neste caso, tal como noutros semelhantes, o jogador que lesiona um colega por um ou mais jogos devia ficar afastado da competição onde ocorreu o lance até que o colega regresse;

3. Oito minutos de compensação no segundo tempo. Concordo. O jogo esteve mais de dois minutos, talvez três, parado para assistir o futebolista do Moreirense FC que foi lesionado por Diogo Gonçalves – e neste caso a consulta às imagens pelo árbitro até foi durante este período – depois houve cinco momentos para fazer nove substituições. Todos os árbitros deviam “descontar” 30 segundos para cada substituição. No caso de um capitão ir colocar a braçadeira no capitão que continua em jogo – num gesto de cortesia que se sabe é para queimar tempo, pois só o fazem quando estão a vencer – devia ser um minuto. Depois houve a marcação daquele livre favorável ao Benfica - Meité atirou contra a barreira - cuja falta só se viu numa repetição. Parecem-me acertados os oito minutos (3 + 0.5 + 0.5 + 1,5 + 1);

4. O único cartão amarelo que não me pareceu acertado foi ao extraordinário – que classe, dos poucos no plantel do Benfica com nível para a fase de grupos da Liga dos Campeões – Weigl pois este até sofre falta e é ao desequilibrar-se que atinge o futebolista adversário.

 


Que o jogo Moreirense FC – SL Benfica sirva para dar o mote em todas as arbitragens do campeonato. É que não havendo dois lances iguais haverá lances semelhantes. Que o julgamento que foi feito neste encontro seja feito nos jogos onde estejam a jogar o Sporting CP, o FC Porto e o SC Braga.

 

CAMPEONATO NACIONAL 2021/22

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

V 2-1

F

Moreirense FC

=

=

=

02

 

C

FC Arouca


 

 

03

 

F

Gil Vicente FC


 

 

04

 

C

CD Tondela

 

 

 

05

 

F

CD Santa Clara

 

 

 

06

 

C

Boavista FC

 

 

 

07

 

F

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

08

 

C

Portimonense SC

 

 

 

09

 

F

FC Vizela


 

 

10

 

F

GD Estoril Praia


 

 

11

 

C

SC Braga


 

 

12

 

F

Belenenses - SAD


 


13

 

C

Sporting CP


 


14

 

F

FC Famalicão


 


15

 

C

CS Marítimo

 

 

 

16

 

F

FC Porto

 

 

 

17

 

C

FC Paços de Ferreira

 

 

 

18

 

C

Moreirense FC

 

 

 

19

 

F

FC Arouca

 

 

 

20

 

C

Gil Vicente FC

 

 

 

21

 

F

CD Tondela

 

 

 

22

 

C

CD Santa Clara

 

 

 

23

 

F

Boavista FC

 

 

 

24

 

C

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

25

 

F

Portimonense SC


 

 

26

 

C

FC Vizela

 

 

 

27

 

C

GD Estoril Praia

 

 

 

28

 

F

SC Braga

 

 

 

29

 

C

Belenenses - SAD

 

 

 

30

 

F

Sporting CP

 

 

 

31

 

C

FC Famalicão

 

 

 

32

 

F

CS Marítimo

 

 

 

33

 

C

FC Porto

 

 

 

34

 

F

FC Paços de Ferreira

 

 

 

NOTA: as diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos e muito menos diferenças do dia da semana, entre sexta-feira e segunda-feira, em que os clubes jogam


Mudar de competição

Alterar a equipa de modo a assegurar os dois jogos frente ao PSV Eindhoven. Já se começa a perceber quem tem ou não tem classe para jogar a Liga dos Campeões. Não é quem quer. É quem pode.

 

2021/2022: TEMPORADA GLORIOSA 118

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

06 (63)

5

1

-

10

4

Primeira Liga

1.º (=)

01 (33)

1

-

-

2

1

Liga dos Campeões (Ap.)

3PE

1 (3)

1

-

-

2

0

Liga dos Campeões

 

00 (13)

-

-

-

-

-

Taça de Portugal

 

0 (7)

-

-

-

-

-

Taça da Liga

 

0 (5)

-

-

-

-

-

Particulares

--

4

3

1

-

6

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2021/22 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar

                           

Vamos Benfica!

 

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. A arbitragem acertou em 3 dos 4 lances mais influentes para o desfecho da partida (cartão vermelho ao Artur Jorge e Diogo Gonçalves e simulação do jogador do Moreirense). Contudo, foi capaz de ver o murro do Artur Jorge ao Gonçalo Ramos e ignorar que o lance foi uma agressão, o que é incompreensível - tal como é inacreditável os media ignorarem esse lance.
    Em erros menores, mas que facilmente condicionam os jogo e jogadores de uma equipa existe o aspecto disciplinar. Adicionalmente ao amarelo ao Weigl, que até foi empurrado nesse lance, o amarelo ao Taraabt é muito forçado (se fosse um jogador da equipa contrária ao Benfica a fazer essa falta não consideraria que fosse para amarelo).
    Finalmente, e para demonstrar a dualidade de critérios a nível disciplinar, a pisadela do Galego ao Vertonghen no aquiles não levou sanção disciplinar.

    Se considera isto uma arbitragem com nota positiva, eu até concordo, mas não o terá sido por muito.

    Felizmente, o Benfica foi capaz de lidar com as adversidades e trazer os 3 pontos de Moreira de Cónegos, que é o mais importante.

    ResponderEliminar
  2. Referir que o caso mais grave de dualidade de critérios do VAR foi a agressão de Artur Jorge a Gonçalo Ramos no final da 2ª parte. Onde estava o WALLY do Var??? Rui Costa devia pedir explicações ao C.A. e ao BARRASCO Fontelas.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto Minguéns,
    Sou um leitor assíduo do seu blog, tenho um enorme respeito pelos seus conhecimentos do Benfica... Mas há algo que me surpreende, a sua opinião sobre Weigl, ainda por cima porque tem na sua posse imensos dados estatísticos.
    Pessoalmente acho que a contratação do Alemão foi um dos piores erros da história recente do Benfica, foi indiscutivelmente um dos responsáveis pela quebra do ciclo fabuloso de Bruno Lage... Na semana passada o Benfica com ele a titular venceu pela primeira vez um jogo Europeu... Pelo que pude verificar até agora, o Benfica nunca havia perdido três finais consecutivas a nível interno, ele foi o único titular nas 3 !!!
    Um bom jogador é aquele faz a diferença, é aquele que potencia o jogo dos colegas, é aquele que dá mais valias À equipa, é aquele que faz jogos memoráveis que recordamos anos mais tarde... Ora Weigl não é nada disto. Inclusivamente a dada altura os apostadores profissionais deram-lhe uma alcunha "candy bet", com ele a titular as probabilidades de o Benfica vencer desciam, originando bons ganhos aos apostadores. Felizmente esta época já temos alternativas para a posição.
    Um abraço glorioso,
    Pedro Freire

    ResponderEliminar
  4. Admito que o árbitro não tenha visto a agressão a Gonçalo Santos, mas o "VAR ...co" do Luís
    Godinho, não acredito eu nem ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Discordo da avaliação que faz do Weigl - é talvez dos piores médios defensivos que já vi no Benfica. Nem para o campeonato português serve. Lento, sem capacidade física, sem capacidade para acelerar o jogo, não faz um passe que desequilibre.
    Há quem acredite que o descalabro do Benfica que coincidiu com a sua chegada é mera coincidência, mas na verdade o Benfica com Weigl tem menos um a defender. ´

    Quanto a arbitragem foi medíocre, como são quase todas em Portugal, porque os árbitros sentem-se condicionados pelo ambiente que como bem diz foi criado por Pedroto e depois seguido por PC. Não sei qual o critério para que certos árbitros estejam na 1ª categoria, mas a competência não deve ser. Eu fui arbitro de basquetebol, é uma função difícil, mas acontece que para se ser um bom arbitro é preciso independência de quem está nas estruturas de arbitragem, e que a meritocracia tenha a prioridade, algo que não acontece.

    Também concordo que um jogador que lesione outro fique parado o mesmo tempo do que quem lesionou, mas só em caso de agressão ou um lance nítido e violento para lesionar - mas aqui já ia haver um largo campo para mais polémicas. As lesões traumáticas são muito recorrentes no futebol, e essa visão não é de fácil aplicação.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: