SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 julho 2021

Eleições: Entre o Dever e o Ter

14 julho 2021 9 Comentários

COMUNICADO DO PLENÁRIO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS.



Ao ler fica-se com a ideia que haverá consulta eleitoral aos associados até final de 2021.

 

Mas considero que o texto devia ser mais explícito

Não percebo o porquê de se utilizarem expressões que de algum modo não dão certezas absolutas mas sim relativas. Posso ser eu que estou a ser preciosista. Eis o comunicado (clicar).

 


Onde se escreve "irá promover/ tendentes" e "deverá ocorrer"

Colocaria: 

1. "...serão realizadas todas as diligências necessárias e - cumpridos os Estatutos - com a renúncia dos atuais Órgãos Sociais para a consulta aos associados na qual estes vão eleger os Órgãos Sociais para o próximo quadriénio 2021/2025";

2. O ato eleitoral será realizado (ou ocorrerá) até ao final do corrente ano civil."


Outro reparo (embora de pormenor)

O Presidente da Direção, sr. Rui Costa. O presidente interino. O presidente em exercício. O presidente designado. Rui Costa não é o presidente da Direção pois este é Luís Filipe Ferreira Vieira. É presidente mas transitoriamente ou temporariamente. Se Luís Filipe Vieira quiser pode regressar ao cargo (da qual o advogado diz que se suspendeu) - que nem existe nos Estatutos do Clube - pois nas medidas de coação não está impedido de contactar nenhum vice-presidente. Só não pode contactar os dirigentes da Benfica Futebol SAD. Curiosamente não pode contactar Rui Costa por este presidir ao Conselho de Administração da Benfica Futebol SAD. Mas os restantes cinco vice-presidentes efectivos e os dois presidentes suplentes podem ser contactados, bem como todos os funcionários do Clube e da SAD (aqui excepto Conselho de Administração). Luís Filipe Vieira pode ser presidente da Direcção (em exercício) do Clube. Não pode é ser da SAD.

 

Faltou analisar a reunião da assembleia Geral Extraordinária solicitada por 334 associados 

Que totalizando 11 060 votos deixaram para trás o comodismo e colocaram o Benfiquismo como prioridade: 188 associados com direito a 20 votos (3 760 votos) e 146 sócios com direito a 50 votos (7 300 votos). Havendo Eleições "até ao final do corrente ano" é fundamental ter um Regulamento Eleitoral aprovado em assembleia geral pelos associados do Clube para evitar confusão. É assim que se promove, de facto, a união, concórdia e gera estabilidade e tranquilidade. Quem tem que agregar é quem dirige, não é quem é dirigido. Quem é dirigido deve, apenas, facilitar que os dirigentes possam gerir com eficácia e eficiência o Clube.

 

Quanto aos sete objectivos

Parece-me uma boa sistematização:

1. Preparação da época desportiva no futebol:

Continua em Julho e prolongar-se-á por Agosto, pois o "mercado de transferências" encerrará em 31 de Agosto (clicarna maior parte dos países, embora haja outras datas. Em Portugal, será só em 22 de Setembro ao que consta (clicar). 

2. Qualificação para a Liga dos Campeões:

Será todo o mês de Agosto a colocar o «Glorioso» à prova, como se sabe. Duas mãos na terceira pré-eliminatória e depois mais duas. Adversários possíveis: KRC Genk (Bélgica) e FK Spartak Moscovo (Rússia) com entrada directa na mesma pré-eliminatória que o «Glorioso». Talvez, PSV Eindhoven (Holanda/Países Baixos) e AC Sparta Praga (República Checa/Chéquia) apurando-se na segunda pré-eliminatória. Com o Benfica apurado para os dois jogos finais, os adversários prováveis serão: AS Mónaco FC (França) e Celtic FC (Escócia) tendo este clube que se apurar na segunda (20/21 e 27/28 de Julho) e depois na terceira pré-eliminatória, nesta já com o Benfica.



3. Preparação da época desportiva nas diversas modalidades:

Está a decorrer e muito há para fazer. Estabelecer prioridades e dotar as Secções com orçamentos adequados face aos dos principais adversários. Contratações criteriosos podem colocar o Benfica no rumo das conquistas sem desperdício financeiro.

4. Garantir a normalidade na gestão:

O Orçamento foi aprovado, em 15 de Junho de 2021, por isso é aplicá-lo. Pior foi em 2020/2021 em que o Orçamento foi reprovado!

5. Assegurar um adequado  fecho do mercado de contratações e vendas:

Muito há a fazer - e pensando apenas no Futebol - até 31 de Agosto de 2021 (na maior parte dos países). O Benfica tem, com João Mário, 40 futebolistas a treinar - ou em vias de chegarem de férias (Seferovic, Vertonghen, Everton e Otamendi) e de lesão (Darwin) - para um plantel de 24/25 futebolistas e tendo em conta que haverá mais contratações as dispensas serão cerca de duas dezenas.

6. Conclusão, com sucesso, do empréstimo obrigacionista em curso:

Está previsto encerrar pelas 15:00 horas, em 23 de Julho, ou seja, desta sexta-feira a uma semana.

7. Unidade no universo Benfiquista:

Tem que ser fomentada por quem dirige. É necessário sentido de responsabilidade e gerar a confiança. 


Não se pode ter tudo

Se houver acto eleitoral até 31 de Dezembro de 2021 e um Regulamento Eleitoral para fazer decorrer o acto com nobreza e transparência já fico satisfeito. Eu preferia que o Plenário dos Órgãos Sociais tivesse sido mais incisivo e concreto mas saber que o acto eleitoral foi discutido e acertado já é bem bom (como diriam/cantavam as "Doce").

 

Avante, Benfica!

 

Alberto Miguéns

9 comentários
  1. Só deixo uma pergunta, como se pode avancar seja com o que for sem que seja feita uma auditoria interna às contas e a todos os negocios do Benfica e da sad?

    Nao me venham falar de estabilidade e de unidade

    Nao acredito que as noticias sobre o Benfica parem tao depressa, e se para a semana ou daqui a uns meses saem mais noticias a envolver futuros directores? Marcamos eleições outra vez? Pensem bem no que andam a fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora como eu disse nem foi preciso esperar mais um dia, as pessoas da SAD sabiam daquilo que se estava a fazer, como eu disse o detido não fez tudo sozinho é só ver a noticia:
      https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-confirma-acordo-de-rei-dos-frangos-para-vender-25-da-sad-a-john-textor

      É o próprio Benfica confirmar

      Eliminar
  2. Concordo genericamente com o que foi dado a conhecer neste comunicado oficial.

    A situação em que o Clube se encontra é preocupante e desprestigiante para a Direção do Clube.

    É positiva a declaração de que os membros dos Órgãos Sociais colocam o Clube acima de qualquer pessoa. É menos positivo o uso do condicional no que diz respeito à realização de eleições até ao final do ano. É fundamental que sejam realizadas.

    Não sei se quem redigiu o documento teve menos atenção ou menos capacidade para fazer um comunicado mais explícito. Concordo plenamente com duas outras reservas que o Alberto refere:

    1- neste comunicado oficial, Rui Costa é designado como Presidente do SL Benfica, algo que em rigor não é legítimo. É um documento oficial e deveria ser mais rigoroso. Rui Costa é um vice-presidente que exerce funções de presidência por impedimento do presidente. Pode haver uma preocupação em legitimar a situação passando uma ideia de força e cobertura estatutária

    2- neste comunicado não é referida a realização da Assembleia Geral Extraordinária solicitada por um conjunto de sócios que satisfizeram os requisitos estatutários. Uma vez mais o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deixa de assumir esta responsabilidade ou de dar qualquer justificação. E deve frisar-se que´é impensável que as futuras eleições se realizem nos moldes e com as práticas que vimos no anterior processo eleitoral.


    Por fim, é legítimo que se fale em unidade mas também se percebe que é perfeitamente natural existirem tantas clivagens. Há muitos Benfiquistas que estão seriamente preocupados e até ofendidos com as situações tornadas públicas nos últimos dias. Para mim ainda não está claro o que se passou e muito menos o que se passa. É ridículo julgar que Luís Filipe Vieira era um homem isolado no seu poder e que, ao nível da Direção, é o único responsável pelos atos ali praticados, alguns dos quais que estão na base deste processo de investigação judicial. Há muito ainda por se saber.

    Hoje foi um dia positivo mas há muito por fazer e muito por explicar.

    ResponderEliminar
  3. Eles farão tudo para se manterem, evitarão a AGE e as eleições, estão só à espera de que venham bons resultados para invocarem a necessária estabilidade e adiar as eleições um semestre depois outro, é a mesma estratégia me todo o lado onde as pessoas estão agarradas ao poder. Tem sido a suas forma de atuar, pensar que era só o Vieira é duma ingenuidade grotesca da nossa parte.

    ResponderEliminar
  4. O JJ devia estar preparar duas equipas para o mês de agosto.

    Uma para a champions e outra para o campeonato.

    Neste momento temos jogadores para isso.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, o comunicado é muito habilidoso e tem claramente um escrita ambígua. Quando se diz "(...) irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios" não significa necessariamente a demissão dos órgãos sociais e a consequente marcação de eleições antecipadas (razão pela qual isso não referido ao longo de todo o comunicado).

    Na verdade, o que os atuais órgãos sociais do clube pretendem com a redação ambígua deste comunicado é ganhar tempo. Se a pré-época futebolística correr bem e o Benfica entrar na Champions League é marcada uma Assembleia Geral Extraordinária em que a ordem de trabalhos será fazer uma espécie de plebiscito à direção do Rui Costa (que nessa fase estará em alta) e a massa adepta benfiquista seguirá mais um "querido líder", mais um salvador da pátria encarnada ao estilo LFV (imagem essa que será bem trabalhada na comunicação social "amiga" e pelos cartilheiros que continuam a pairar à volta do Benfica), cumprindo-se assim a promessa de consulta aos sócios!

    Caso as coisas corram mal, então não restará outra atitude que não seja a demissão dos atuais corpos sociais e a marcação de eleições. Mas, neste cenário, eleições sem uma auditoria externa independente ao clube e a todo o universo empresarial do Benfica de nada valerá. Assim como, a marcação de eleições sem a prévia aprovação de um Regulamento eleitoral que seja claro e digno de uma instituição democrática como devia ser o Sport Lisboa e Benfica (por exemplo: o voto eletrónico será devidamente auditado por entidade idónea e independente) também servirá de pouco. E, neste cenário, não creio que os atuais corpos sociais queiram qualquer auditoria ou um sistema eletrónico de voto auditado, pois deste modo irá descobrir-se que os mesmos não são assim tão ingénuos ou inocentes do que se vem passando no Benfica ao longo dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  6. malditas #sociedades_anónimas_desportivas deste capitalismo financeiro bolsista que quer naufragar a nossa sociedade ocidental ... ponto final parágrafo ...
    um abração benfiquista meu caro alberto miguéns ...
    #slb_sempre #et_pluribus_unum
    antonio paiva

    ResponderEliminar
  7. Está tudo em convulsão no "nosso" Benfica... Tempos ainda mais negros se avizinham.

    Acho que algo de novo tem de aparecer para salvar O Clube. Tudo o que leio é fait-divers de lóbis que querem caçar este gigante que se tornou presa fácil.

    Um grande abraço Alberto.

    ResponderEliminar
  8. Este comunicado não diz nada que tranquilize.

    Coisas óbvias, muitas. Decisões comunicadas de forma transparente e consequentes, nada.

    Mais do mesmo, com nova roupagem.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: