Defesas-Laterais | Em Defesa do Benfica -->
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21/06/2021

Defesas-Laterais

21/06/2021 + 6 Comentários

COM DOIS OU TRÊS DEFESAS-CENTRAIS?



Costuma-se dizer que o ataque ganha jogos e a defesa conquista campeonatos. Sectores defensivo e atacante que isso das entrelinhas era na disciplina de desenho! Cá para mim o que ganha jogos e títulos é ter um plantel com 22 futebolistas com capacidade para jogar no Benfica, mas fundamental é ter um excelente guarda-redes e um avançado goleador. E o plantel equilibrado para colocar o guarda-redes pouco exposto e colocar a bola de modo a permitir que o goleador possa mostrar a qualidade que deverá ter.

 

Espero que o treinador decida qual vai ser a táctica prioritária.

Será com três defesas-centrais (5.3.2) ou dois defesas-centrais (4.4.2 ou 4.5.1)? As características dos defesas-laterais têm de ser diferentes pensando que o Benfica 2021/2022 tem de chegar à fase a eliminar na Liga dos Campeões, sagrar-se campeão nacional e conquistar a Taça de Portugal e a Taça da Liga, esta dependendo do calendário, mas o Benfica já não a conquista desde 2015/16. A Taça de Portugal desde 2016/17 e o campeonato nacional desde 2018/19.

 

Defesas-laterais-direitos

Com a recuperação de André Almeida o Benfica bem podia dispensar Gilberto e ceder por empréstimo João Ferreira. Acredito que o titular será Diogo Gonçalves que após um ano a treinar e jogar como defesa deverá ter qualidade para discutir (e conquistar) o lugar a André Almeida. Gilberto dificilmente se adaptará ao futebol europeu a um nível mais elevado. O "terceiro" defesa-lateral-direito será o da Equipa B. Havendo algum problema com André Almeida ou Diogo Gonçalves a janela de transferências de Janeiro permite colmatar essa dificuldade (a existir).


 DEFESAS-DIREITOS EM 2020/2021

Futebolista

Jogos (56)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

S.U.

Gilberto

37

27

1 350

826

285

Diogo Gonçalves

28

19

720

804

195

André Almeida

6

6

360

83

-

João Ferreira

6

4

270

45

34

Nuno Tavares

3

-

-

-

67

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; S.U. – Suplente Utilizado


Defesas-laterais-esquerdos

O Benfica tem aqui um problema grave que se arrasta há demasiado tempo. Grimaldo é um bom defesa-esquerdo - o melhor marcador de livres-directos - mas tem de ter outro da mesma igualha e não tem tido. Nuno Tavares necessita de ser emprestado para "poder crescer" e não para "entrar no carrossel Mendiano". Grimaldo tem no entanto um "problema" que o vai desgastando. Tem seis temporadas no Clube e nunca conseguiu criar empatia com os adeptos. Com público nos estádios vai ser o «bode expiatório» de jogos menos conseguidos. Até os que têm empatia...sofrem!

 

DEFESAS-ESQUERDOS EM 2020/2021

Futebolista

Jogos (56)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

S.U.

Grimaldo

41

36

2 340

794

132

Nuno Tavares

25

17

810

549

93

Cervi

7

2

180

-

52

João Ferreira

1

1

-

89

-

Morato

1

-

-

-

1

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; S.U. – Suplente Utilizado


Defesas-laterais

O enfraquecimento continuado no plantel desde 2017/18 depauperou o sector defensivo. Os defesas-centrais e o médio mais defensivo têm tido trabalho redobrado. Além dos médios-ala. O Benfica tem sofrido muitos golos por falta de qualidade À Benfica!


Nem 8 nem 80

O Benfica não necessita de adquirir um plantel novinho em folha. Necessita de reforçar as posições mais debilitadas após muito tempo a fazer más escolhas.


Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

  1. O Grimaldo não sabe defender, enterra os colegas de equipa que têm de compensar os seus erros, e ainda refila com eles quando as coisas correm mal, limpando a água do capote. Se isto é um defesa, ou um defesa bom, e para o SLB, andamos a ver futebol diferente. Claramente que não há empatia por um jogador inflacionado.

    ResponderEliminar
  2. Equipa grande nunca joga com 3 centrais

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida.
    Mas qual tem sido o "criterio" para as mas escolhas e enfraquecimento do plantel?
    Nao pode ser so ignorancia e incompetencia.
    O que tem havido e muito e por outros interesses a frente dos desportivos do SLB.
    Por essas e por outras e que LFV nao serve.

    ResponderEliminar
  4. O Grimaldo não tem capacidade física, atlética e mental para jogar numa grande de equipa.

    Aliás, há vários jogadores no Benfica com esse perfil.

    Acho o plantel do Benfica desequilibrado, e com muita falta de qualidade, liderados por um treinador ultrapassado.

    Para sair - Helton, Odysseas e Svilar
    Gilberto, Grimaldo, Nuno Tavares
    Samaris, Taarabt, Chiqunho, Cervi e Pizzi (infelizmente chegou ao seu limite), e Weigl, nem que seja dado.
    Seferovic, Rafa (por uma boa verba) e talvez Luka.

    Há jogadores sem qualidade minima, outros atingiram o limite, e outros não têm mentalidade para um Clube tão grande como seria suposto ser o nosso ( a não ser que queiramos disputar só jogos nacionais, mas mesmo assim há alguns atletas que nem para isso tem capacidade).
    E mais, com um treinador com esta mentalidade ultrapassada, prepotente e narciscista, muito dificilmente iremos longe.

    E nem vou falar do que está mais acima.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  5. E esqueci o Gabriel, que segundo consta andou a trocar "galhardetes" com o Rui Costa, e está encostado. Mais um que não cumpre requesitos, embora quando em forma ( o que é dificil, ou são lesões ou é o excesso de peso) me parece o melhor médio que temos, e que nas mãos certas se poderia tornar um futebolista muito bom.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue

Apoio de: