SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 maio 2021

Assembleia Geral (AGE). É de Extraordinária ou de Escondida?

03 maio 2021 7 Comentários

AS ASSEMBLEIAS GERAIS DO SPORT LISBOA E BENFICA TÊM CONVOCATÓRIAS PÚBLICAS E SÃO PARA TODOS OS ASSOCIADOS.



Mesmo que sejam requeridas extraordinariamente (AGE) e por um número de associados que perfaçam, no mínimo dez mil votos (ponto 3 do artigo 55.º da actual revisão estatutária de 2010).

 

Antes de mais

1. Um agradecimento muito especial ao «Movimento "Servir o Benfica"» que perante condições tão adversas - ausência de associados nos jogos - conseguiu o que parecia impossível: reunir dez mil votos entre associados com direito a 20 e a 50 votos. Já se escreveu acerca disso em 8 de Abril aqui neste blogue (clicar). Em qualquer organização resultante de «um número ilimitado de sócios cuja qualificação resulta apenas da respetiva antiguidade...» (ponto 1 do artigo 2.º) uma parte, definida pelos Estatutos, dos seus associados têm sempre o direito de solicitar uma assembleia-geral (AG). E o presidente da mesa da AG de a aceitar. Depois os associados que estiverem presentes serão soberanos nas decisões.

2. O presidente da mesa da assembleia geral (PMAG) também merece ser elogiado por ter sido diligente pois a actual revisão estatutária é "manhosa" e dá-lhe poderes quase ilimitados para decidir o que quiser. Felizmente imperou o bom senso.    

 

Não há bela sem senão

O que custa a entender é que sendo a AGE do Clube, ou seja, para todos os associados - mesmo para os que não a solicitaram - não tenha sido notícia em nenhuma plataforma do Clube, nem tenha chegado aos associados informação acerca da realização da mesma. Até descrevendo o processo. É inadmissível um associado "descobrir" que vai realizar-se uma AGE pelo facto de ter estado atento ao grupo que tomou a iniciativa. E os associados que não estão atentos a esse grupo mas sim às plataformas de comunicação do Clube? Nada sabem. É evidente que mesmo não havendo uma data em concreto há a certeza que haverá AGE em Junho. Deveria ter havido um comunicado. Até dois. Um para divulgar a TODOS que foi feito um pedido para a convocação de uma AGE (e os motivos para a realização da mesma) e outro a informar TODOS que será realizada em data a anunciar. O que se conhece é uma nota do movimento que liderou a iniciativa. Mas que não pode, nem deve, substituir-se ao Clube.



A Mesa da Assembleia Geral tem a obrigação de informar os associados: alínea c) do ponto 1 do artigo 50.º

De que se irá realizar uma AGE em breve. E quantos foram os votos validados, bem como o número de associados que a requereram e estão validados? Chama-se a isto transparência, responsabilidade e boas práticas. A AGE não é para servir o movimento "Servir o Benfica" nem sequer para o número x de associados com direito a y votos que a requereram, mas para todos os associados do Clube. É bom que todos tenham consciência disso pois não se trata de uma AGE clandestina, mas "normal" em que cada um tem o dever e o direito de estar presente como em qualquer outra assembleia geral. E escrevo acerca disto pois já recebi "pedidos de esclarecimento" do tipo: é só para os requerentes? Só podem votar associados com direito a 20 e 50 votos? E também o "contrário". Eu informar: sabes que vai haver uma AGE proximamente? E responderem-me que não, só as AGO de Junho (Orçamento) e Setembro (Relatório e Contas). A mesa da assembleia geral não tem tempo para comunicar decisões fundamentais constantes das suas funções ou "tem mais que fazer"?   

 

A mesa da assembleia geral devia ser a primeira a dar o exemplo para haver mais participação dos associados na Vida do Clube

Os Estatutos não deviam ser um enfado e um incómodo. Devem ser uma garantia. 

Artigo 17.º; ponto 1; alínea c) (É direito do sócio) participar nas assembleias gerais, apresentar propostas, intervir na discussão e votar.

Artigo 18.º; ponto 1; alínea e) (É dever do sócio) participar de forma ativa e permanente na vida do Clube, nomeadamente prestando aos órgãos sociais informação acerca dos assuntos relevantes para a vida associativa.


A curiosidade está nas "cenas dos próximos capítulos"

A próxima AGE (algures em Junho de 2021) vai continuar a ser "noticiada" por quem, com classe, altruísmo, vontade (depois se a maioria dos associados presentes ratifica logo se verá) abnegação e acima de tudo Benfiquismo vai divulgando como, quando e onde vai ser ou passará para o domínio do Clube que é onde deveria ter estado sempre?

 

O que mais "custa"

É saber que o Benfica já foi exemplo de Democracia e estava acima de qualquer outra instituição no respeito pelos direitos dos seus associados que são a razão da sua existência.

 

Assim vai o Benfica!

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Suponho que a data será anunciada juntamente com um comunicado do clube logo apos a final da taca de Portugal. E imagino que a data da AGE dependerá desse mesmo resultado... Em caso de vitoria, a AGE sera realizada rapidamente para capitalizar esse resultado e "matar" a contestação. Por outro lado, um resultado negativo fará com que a AGE seja marcada para finais de Junho ou até Julho para que o calor da contestacao acalme...entretanto começa-se a preparar a nova época, vendem-se uns e compram-se outros (um ou 2 sonantes...se der) e para o ano é que é!

    Aproveito para dizer que estou expectante em relação ao final da época e a uma avaliação a mesma do presidente do SLB. Ainda hoje estou a espera de um esclarecimento acerca do descalabro da época passada. Temos um presidente que só fala quando não consegue escapar e em ambiente controlado (a ultima vez foi no aniversario do clube). É deveras impressionante o vazio de liderança e falta de voz do representante máximo do clube! Até Rui Costa já raramente fala (pelos vistos esta a aprender bem) e é o treinador que todas as semanas dá a cara pelo clube respondendo a questoes que sao fora da sua competência!

    Os socios sao os donos do clube e merecem ser respeitados e esclarecidos acerca dos assuntos e do destino do seu clube. Havia de haver uma AG a cada 3 meses com a presença da direccao e o seu presidente para que estes possam, cara a cara responder as questões dos sócios! Chega de se esconderem!

    ResponderEliminar
  2. Diz muito bem, caro Alberto Miguens.
    Assim vai o Benfica.
    LFV nao gosta da democracia aberta e participativa que faz parte da tradicao e dos valores essenciais do SLB.
    O que nao admira, ja que LFV tambem nao gosta do Benfica nem dos seus socios, que ve como uma especie de clientes chatos e dificeis, e a quem tem desrespeitado demasiadas vezes.
    Vivemos numa ditadura encapotada que tem como filosofia base o chico-espertismo de LFV.
    Tempos negros na nossa historia que acredito nao demorarao a chegar ao fim.

    ResponderEliminar
  3. Se os sócios recebem e-mails com propaganda lógico seria que o mesmo sucedesse em relação às convocatórias para as Assembleias Gerais,para além de outras formas de divulgação das mesmas,ao não ser feito, demonstra que há interesse em que não haja muitos sócios presentes nas questões em debate, não vá a coisa correr mal para os lados da Direcção actual.

    ResponderEliminar
  4. Assim vai mal, mas o povo benfiquista adora isto, portanto nada de novo

    ResponderEliminar
  5. O que é que aconteceria se a contagem dos votos em papel revelasse que os resultados electrónicos tinham sido manipulados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta de um milhão de dólares!

      Eliminar
    2. A culpa desse sim, é dos socios e da direcção, mas mais dos socios que deviam ter exigido ao boneco da assembleia geral que os votos fossem contados, mas aquela marioneta era um pau mandado, como parece ser o actual, em vez de defenderem os socios, defendem o sujeitinho

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: