SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 abril 2021

Vencer Para Manter a Diferença

26 abril 2021 3 Comentários

DE DEZ PONTOS PARA A LIDERANÇA E QUATRO PARA O FC PORTO.

 


O jogo em Moreira de Cónegos está, praticamente, ganho tal a limpeza com que o FC Porto se passeia pelos campos de futebol.

 

Eu felizmente não sou sportinguista

Mas se fosse tinha muito orgulho no plantel e equipa técnica desta temporada de 2020/2021 se forem campeões nacionais. Ontem foi o segundo jogo, de fio a pavio, que vi do clube esta época e impressiona como compensam tanta limitação com atitude e organização. Uma entreajuda de quem merece ter sorte. O treinador fez as cinco substituições conseguindo sempre melhorar a equipa em campo. A sorte dá muito trabalho. Eu desejo/quero que percam os cinco jogos que ainda há para jogar.  




A vitória do «Glorioso» permitirá assegurar, definitivamente, o terceiro lugar

Os cinco pontos (e vantagem no confronto directo) garantem, pelo menos, o acesso à terceira pré-eliminatória (penúltima) que permitem jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Agora é esperar pelas sete da tarde/noite!

 


NOTA: assim que for divulgada, nesta segunda-feira, a lista dos futebolistas convocados será feita a habitual previsão de um treinador agora sem poder sair do sofá.

 

Com convocatórias no dia do jogo

Permite aos adeptos tentarem adivinhar as mesmas quando o que é hábito é tentar adivinhar o onze inicial. O plantel está praticamente todo disponível (tendo em consideração a longa lesão de André Almeida). Gabriel cumpre um jogo de suspensão por acumulação de admoestações com cartões amarelos. Os 20 escolhidos devem ser:


2 (1) Helton Odysseas (um guarda-redes da Equipa B também deverá estar convocado);

6 (5)Diogo Gonçalves, Gilberto, Lucas VeríssimoOtamendi, Vertonghen e Grimaldo;

9 (3): Weigl, Taarabt, Chiquinho, Waldschmidt e Pizzi; RafaPedrinho, Cervi e Everton;

3 (2)SeferovicDarwin e Gonçalo Ramos.


Grandes incógnitas

Vai manter-se Vertonghen como defesa-central ao lado de Lucas Veríssimo e Otamendi? Vão jogar dois avançados: Darwin e Seferovic; ou apenas Seferovic? Com dois avançados, os dois médios-mais-ofensivos serão Taarabt, Pizzi ou Rafa? 

 

      ASSIM VAI O PLANTEL DE 28 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; Convocado dispensado; L - Lesionado; L* - Lesionado durante o aquecimento; S – Convocados para as Seleções Nacionais; NC – Não Convocado (só jogos na pré-temporada); N – Não estava contratado; NI – Não Inscrito na UEFA; V – Suspenso com cartão vermelho directo; A – Suspenso por acumulação de cartões amarelos; A – Assistências para goloG – Golos


 

Benfica micaelense

O nosso adversário das 19:00 horas é a actual Delegação n.º 5 do SL Benfica. Mas, ao contrário do que seria normal as relações entre as duas instituições – maior clube português e emblema mais representativo do arquipélago açoriano – nunca foram muitas, antes pelo contrário…

 

Como se sabe, uma Delegação SLB, é um clube já fundado ao qual foi concedido, a seu pedido, a filiação no Benfica. Ou seja, um clube já existente, que por interesse pediu para fazer parte da família desportiva (e foi aceite) no “Glorioso”!

 

Pequena história do CD Santa Clara

O CD Santa Clara, em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel foi fundado, em 31 de Janeiro de 1921, num bairro operário da maior cidade dos Açores. Tinha como símbolos um emblema com uma bola e um leão a encimá-la. Os equipamentos eram constituídos por camisolas listadas horizontalmente a vermelho e branco, calções brancos e meias pretas.

 

Na primeira digressão do clube micaelense a Lisboa, em Maio de 1935, realizou o primeiro jogo - 22 de Maio de 1935 - com o SL Benfica no Estádio das Amoreiras, com a vitória, por 11-2, do “Glorioso”. Depois seguiu-se o pedido de filiação no Benfica com alteração dos equipamentos (iguais aos do Benfica) e do emblema com um «Açor» no lugar da nossa Águia.

 

Em 1 de Novembro de 1937 estreiam o “equipamento à Benfica” na primeira jornada do Campeonato Regional de 1937/38 frente ao Clube União Sportivo (CUS) que equipava de... verde-e-branco. Se bem que o grande rival do CD Santa Clara fosse o Clube União Micaelense (CUM) que equipava de preto e vermelho... desde 1911!

 

O CD Santa Clara recebeu ajuda do Benfica, limitada mas muita... pelas condições existentes nos anos 30 e face ao que era usual nesse tempo. O “Glorioso” nunca teve – também não o procurou – retorno, em nenhum futebolista significativo vindo de São Miguel. Por exemplo, quer o SC Angrense (ilha Terceira) quer o Angústias AC (ilha do Faial) sempre foram emblemas (Delegações) com maior ligação ao Clube-Sede.

 

Benfica esmagador (mas já esteve mais…)

A vantagem do «Glorioso» frente ao CD Santa Clara é avassaladora. Em quinze encontros, são onze sucessos (73 por cento) e quatro insucessos: três empates e uma derrota. Em golos, estão marcados 39 para catorze sofridos. Mais 25 golos marcados que sofridos, com 2.6 marcados por jogo e 0.9 sofridos por encontro. Na principal competição, o campeonato nacional, oito vitórias (73 por cento), dois empates e uma derrota, com 21/9 em golos, ou seja, uma diferença de 12 tentos: 1.9 marcados para 0.8 sofridos.  

 

         JOGOS TOTAIS POR COMPETIÇÃO

         com CD Santa Clara

Competição

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

15

11

3

1

39

14

Campeonato Nacional

11

8

2

1

21

9

Taça da Liga

1

1

-

-

  2

0

Troféu Pedro Pauleta

1

-

1

-

  1

1

Particulares

2

2

-

-

15

4

 

Benfica …. E agora?

Em nossa "casa" contamos com seis vitórias e uma derrota em todos os sete jogos realizados em Lisboa, em dois estádios: 11-2 nas Amoreiras (num jogo particular); e quatro vitórias e uma derrota (em 5 jornadas) para o Campeonato Nacional, com a curiosidade do antepenúltimo jogo (V 1-0) significar a despedida (física, que não da memória de todos os que por lá passaram, do relvado às bancadas) no MONUMENTAL (E IMENSO) ADEUS À «SAUDOSA CATEDRAL».

 

         JOGOS TOTAIS POR COMPETIÇÃO COMO VISITADO  com CD Santa Clara   

Competição

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

7

6

0

1

24

8

Campeonato Nacional

5

4

-

1

11

6

Taça da Liga

1

1

-

-

  2

0

Particulares

1

1

-

-

 11

2


Certamente - face à necessidade de pontuar para não perder, definitivamente, o campeonato nacional - só há um resultado possível: a vitória.

 

OS 15 SLB vs CD Santa Clara

Jogo

N.º

Época

Comp

Sit

V

E

D

001

1934/35

Par

C

11-2

002

1999/

2000

CN

F

3-0

003

CN

C

1-0

004

2000/01

Par

N

4-2

005

2001/

2002

CN

C

2-1

006

CN

F

0-0

007

2002/

2003

CN

F

2-1

008

CN

C

1-0

009

09/10

Trof *

F

1-1

010

11/12

TL

C

2-0

011

2018/

2019

CN

F

2-0

012

CN

C

4-1

013

2019/

2020

CN

F

2-1

 

 

014

CN

C

 

 

3-4

015

2020/

2021

CN

F

1-1

 

 

016

CN

C

 

 

 

TOTAIS

15 J - 11 3 - 1 (39/14)

NOTA: em destaque nas épocas os clubes campeões nacionais; em destaque jogos para o campeonato nacional no terreno do "Glorioso"; em destaque jogos para outras competições no terreno do Benfica; * Troféu Pedro Pauleta (Vitória no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, por 5-3)

 

Carrega Benfica


Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Antes de mais quero desejar lhe boa noite. Sou sportinguista mas gosto de, de quando em quando, vir cá dá um saltinho e ler o que escreve.
    Posto isto, houve uma palavra que me saltou á vista neste seu post.
    O sr. Alberto considera mesmo a equipa do SCP limitada?! Posso e admito que até esteja a ser tendencioso mas discordo totalmente. Creio até que, podendo fazer um onze combinado, o SCP colocaria um número equiparado de atletas quando comparado com o seu SLB. Como tal, deixo aqui a minha opinião.

    Considero Adan melhor que qualquer Gr do Benfica.
    Nuno Mendes, para mim, mesmo sendo bastante mais novo, é superior a Grimaldo, fora o potencial.
    O mesmo se aplica a Pedro Porro na ala direita
    Em termos de centrais creio que o equilíbrio é total, embora Coates esteja a ser o melhor central deste campeonato.
    No meio campo defensivo, embora Weigl esteja muito melhor agora, considero João Palhinha superior.
    Considero também Pedro Gonçalves superior quer a Pizzi quer a Taarabt. Considero Nuno Santos superior a Rafa. Sei que é uma opinião polémica mas, do meu ponto de vista, Nuno Santos tem mais golo que Rafa e faz igualmente muitas assistência. Não é tão vistoso como Rafa mas compensa por ser mais jogador de equipa. Nas restantes opções ofensivas o Benfica sim tem mais soluções e mais qualidade. Mas está longe de ser limitado como referiu. Ainda deixei de fora Matheus Nunes e João Mário. Gostaria de saber a sua opinião.

    Saudações leoninas

    Espero que derrotem o Porto na luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Considero que o plantel do Sporting CP é mais limitado que o do Benfica e isso é importante numa competição com 34 jogos.

      Depois a equipa (onze futebolistas de cada vez em campo) reduz a diferença.

      O treinador do Sporting CP é nesta fase das carreiras melhor que o do Benfica.

      Não gosto de fazer comparações jogador a jogador pois funcionam num todo e isso induz em erro. Por exemplo, no jogo em Braga o pior jogador em campo (para mim evidentemente) foi o Paulinho!

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Acaba por também ter razão. O colectivo pode, ou não, potenciar as qualidades dos jogadores. Comentei apenas por ter usado a terminologia "tanta limitação"
      Votos de um bom dia

      Saudações sportinguistas

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: