SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 abril 2021

Montanha Russa

24 abril 2021 1 Comentários

COM O BENFICA A SER DECISIVO NA ATRIBUIÇÃO DO 87.º TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL.



Depois do Sporting CP ter esbanjado seis pontos nas últimas quatro jornadas: empatou três e venceu apenas uma vez! O meu "achamento" é:

Sporting CP - 1.º ou 2.º;

FC Porto - 1.º, 2.º ou 3.º;

SL BENFICA - 2.º ou 3.º;

SC Braga - 4.º.

 

O Sporting CP que tinha o "campeonato no bolso" colocou-se à mercê

Do FC Porto que está a quatro pontos de alcançar o SCP tendo vantagem no confronto directo: empatou a dois golos em Lisboa e sem golos na cidade do Porto. A seis rondas do final (18 pontos) o Sporting CP teoricamente é o que tem os jogos com maior grau de dificuldade: deslocações ao terreno do quarto classificado (SC Braga) e do terceiro (BENFICA)! Assim o SC Braga (a doze pontos da liderança) é o primeiro a testar o Sporting CP. O Benfica será o clube que vai decidir o campeão em 2020/2021 podendo ainda sagrar-se Campeão Nacional, embora dependa do SCP perder dez pontos (terá vantagem no confronto directo vencendo o SCP na penúltima jornada) e do FC Porto perder seis pontos (terá, também, vantagem no confronto directo vencendo o FCP na 30.ª jornada). 





 ACIMA 


Sporting CP (continua a ser o principal candidato ao título)

Pode perder o título para o FC Porto (diferença de quatro pontos) pois em seis jogos significam dois empates. O SCP até pode terminar o campeonato invicto e não conquistar o título. Vamos ao que interessa, o Benfica. O Sporting CP com dez pontos de vantagem (três vitórias) pode afastar o «Glorioso» definitivamente da conquista do título na 31.ª jornada a manterem-se os dez pontos de diferença. "Teoricamente" a próxima jornada (29.ª) é favorável ao Benfica (jogará na «Catedral» com o CD Santa Clara) enquanto o Sporting CP jogará em Braga. Sporting CP a jogar amanhã (domingo) e o Benfica/FC Porto na segunda-feira (depois de amanhã). 

 


FC Porto (tem vantagem para ficar em segundo lugar)

Com a derrota frente ao Gil Vicente FC, na penúltima jornada, o «Glorioso» entregou o segundo lugar ao FC Porto. Este clube se vencer todos os seis encontros (até pode empatar um) - mesmo perdendo na «Catedral» - conseguirá ser segundo classificado. E pode ser primeiro beneficiando do "plantel curto" do líder que tem duas deslocações para perder (Braga e «Catedral») além de ter seis jornadas em três semanas. Vai ser interessante perceber como vai conseguir um plantel "construído" para ser terceiro classificado poder ser campeão nacional depois de 19 títulos consecutivos perdidos (2001/02 - 2019/20)! Em "teoria" os calendários de Benfica e FC Porto são semelhantes no grau de dificuldade (retirando o confronto aprazado entre os dois para a 31.ª jornada). Benfica com jogos em Tondela, Choupana e Guimarães. FC Porto com jogos em Moreira de Cónegos, «Catedral» e Vila do Conde. Se a diferença fosse apenas de três pontos... 



Este campeonato 2020/2021 será sempre um "caso de estudo"

O Benfica era o principal candidato - desde que Pedro Proença deixou de arbitrar que o é - mas os dirigentes e técnicos têm deitado tudo "borda fora" com negligência (desinvestimento em 2017/18) arrogância (vamos arrasar) e sobranceria (dez anos à frente). 

O FC Porto "sem saber ler nem escrever" arrisca-se a conquistar três títulos de campeão nacional nas últimas quatro temporadas.

O Sporting CP beneficiou da ausência dos adeptos nos estádios (que tinham destruído o plantel, em menos de nada, logo no início da época) amealhou e esbanjou. Se perder o título será a maior vergonha "futebolística" de uma História de grandeza no Futebol que chegou a ombrear com o Benfica, entre os Anos 20 e meados da década de 50. Nunca em popularidade, mas tornando-se um clube de âmbito nacional e um baluarte do desporto português (contabilizando todas as modalidades) claramente superior ao FC Porto (este apenas ultrapassou o SCP, no Futebol, na década de 80 do século passado) mas sempre inferior, na globalidade, ao Benfica.

 

CAMPEONATO NACIONAL 2020/21

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

V 5-1

F

FC Famalicão

=

=

+ 3

02

V 2-0

C

Moreirense FC

=

=

+ 6

03

V 3-2

C

SC Farense

 =

+ 3

+ 6

04

V 3-0

F

Rio Ave FC

+ 2

+ 5

+ 6

05

V 2-0

C

B - SAD

+ 2

+ 5

+ 6

06

D 0-3

F

Boavista FC

- 1

+ 5

+ 3

07

D 2-3

C

SC Braga

- 4

+ 2

=

08

V 2-1

F

CS Marítimo

- 4

+ 2

=

09

V 2-1

C

FC Paços de Ferreira

- 2

+ 2

+ 3

10

V 2-0

F

Gil Vicente FC

- 2

+ 2

+ 3

11

V 2-1

C

Portimonense SC

- 2

+ 2

+ 3

12

E 1-1

F

CD Santa Clara

- 4

=

+ 4

13

V 2-0

C

CD Tondela

- 4

=

+ 4

14

E 1-1

F

FC Porto

- 4

=

+ 5

15

E 1-1

C

CD Nacional

- 6

- 2

+ 3

16

D 0-1

F

Sporting CP

- 9

- 5

=

17

E 0-0

C

Vitória SC (Guimarães)

- 11

- 5

- 2

18

V 2-0

C

FC Famalicão

- 11

- 3

=

19

E 1-1

F

Moreirense FC

- 13

- 3

- 2

20

E 0-0

F

SC Farense

- 15

- 5

- 4

21

V 2-0

C

Rio Ave FC

- 13

- 3

- 4

22

V 3-0

F

B - SAD

- 13

- 3

- 4

23

V 2-0

C

Boavista FC

- 13

- 3

- 2

24

V 2-0

F

SC Braga

- 13

- 3

+ 1

25

V 1-0

C

CS Marítimo

- 11

- 3

+ 1

26

V 5-0

F

FC Paços de Ferreira

- 9

- 3

+ 3

27

D 1-2

C

Gil Vicente FC

- 12

- 6

+ 2

28

V 5-1

F

Portimonense SC

- 10

- 6

+ 2

29

 

C

CD Santa Clara



 

30

 

F

CD Tondela



 

31

 

C

FC Porto


 

 

32

 

F

CD Nacional

 

 

 

33

 

C

Sporting CP

 

 

 

34

 

F

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

NOTA: as diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos e muito menos diferenças do dia da semana, entre sexta-feira e segunda-feira, em que os clubes jogam


 

  ABAIXO 


SC Braga (atrás mas pode alterar tudo)

O próximo jogo, recepção ao Sporting CP, será decisivo na caminhada do adversário para a conquista do título. Se o SCB perder ficará em quarto lugar e o SCP consolida a sua candidatura à conquista do título, pois mesmo que o FC Porto vença o Moreirense FC continuará uma diferença de quatro pontos, para o FCP, com quinze por disputar. O Sporting CP terá deslocações a Vila do Conde (Rio Ave FC) e «Catedral».



Isto acreditando que o Benfica terá (pelo menos...) cinco vitórias

Restam os dois jogos na 31.ª jornada («Clássico de Portugal») e 33.ª vitória («Dérbi de Lisboa») que pode "dar empates" ou vitórias. Derrotas não acredito pois o SLB joga mais e melhor frente aos da...frente que aos do "fundo da tabela". Até tenho um "achamento» - se o Sporting CP vencer em Braga - que após a 33.ª jornada a classificação estará:

Sporting CP - 82 pontos (perderá com o Benfica);

FC Porto - 78 pontos (perderá com o Benfica);

SL BENFICA - 75 pontos.

Se o Sporting CP empatar ou perder em Braga isso "embrulhará" o trio da frente e vai ser um fartote de notícias, informação e contra-informação! 

 

2020/2021: TEMPORADA GLORIOSA 117

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

49 (7)

30

11

8

102

43

Primeira Liga

3.º

28 (6)

18

6

4

54

20

Taça de Portugal

F

6 (1)

6

-

-

18

1

Liga Europa

1/16

8

3

4

1

21

13

Taça da Liga

1/2

2

-

1

1

2

3

Supertaça

D

1

-

-

1

0

2

Liga dos Campeões (Ap.)

3PE

1

-

-

1

1

2

Particulares

-

3

3

-

-

6

2

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2020/21

                           

Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Caro Alberto Miguéns,
    "A montanha russa", poderia ser o título do filme deste campeonato do Benfica: um constante - irregular e imprevisível!... ou não! - sobe e desce, tanto nas exibições como nos resultados, sem que exista uma explicação minimamente racional para o facto.
    Do "sobe" inicial, ao "desce" no momento seguinte (com a vergonhosa não qualificação para a Champions League...), ao "desce ainda mais" no Covid, ao "sobe pouco" (ou quase nada) no pós-Covid, e ao "sobe qualquer coisa" no confinamento, e depois ao "desce ao fundo" com o Gil Vicente e ao "sobe ainda que aos tombos" de Portimão, há algo que é uma constante: a caprichosa postura dos jogadores, independentemente dos devaneios, humores e incompetências do treinador! Não tenho qualquer pejo em afirmar que as nossas "donzelas" são despudoradamente caprichosas e, pior do que isso, estão sem freio de espécie alguma, porque quem o devia impor não está disposto a assumir isso, talvez por sentir-se com falta de legitimidade - moral e material - para o fazer.
    Ou seja, estamos entregues aos humores de uns quantos que, por via das situações criadas, estão cobertos pelas inépcias, insuficiências e incompetências de outros!
    Esta época pode ser, ainda, o que vier a ser, que nunca deixará de ser uma época miserável, em termos desportivos, e que envergonha a história gloriosa do Benfica. Mesmo nos tempos mais miseráveis da nossa história recente (aqueles a que alguns chamam de "Vietname"...), nunca se viu tanta falta de entrega, de atitude e de profissionalismo, como agora. Têm sorte por os estádios estarem nus, porque de contrário já muitos estariam arredados dos relvados...
    Depois da era "de ouro" do Bruno Lage (com uma sequência de 19 vitórias), as "donzelas" desaprenderam de jogar futebol. E esta época, depois de um "cheirinho" de futebol minimamente consistente, voltaram a desaprender. Raios partam ao Covid e a todas as outras desgraças que (embora não se saibam quais foram!...) nos têm caído em cima, "levando-nos" a estar atrás de duas equipas que nem nos seus íntimos sonhos mais otimistas esperariam estar onde estão!
    Vai uma apostinha que, com o Santa Clara, vamos voltar a ver o que vimos com o Gil Vicente?...
    Porque benfiquistas somos nós, e poucos mais, ainda me permito terminar com um...
    Viva o Benfica!
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: