SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 fevereiro 2021

O Que se Passa com a Memória do Nosso Treinador?

20 fevereiro 2021 10 Comentários

SÃO DEMASIADOS ESQUECIMENTOS EM POUCO TEMPO!



Desta vez não sabia de imediato que o Benfica está a 13 pontos do Sporting CP! Indicou d.., onze pontos! (03:14 minutos)

 


Ainda no jogo em Moreira de Cónegos

Não se apercebeu que o jogo estava a terminar e ainda queria utilizar o Cervi!

 

E antes houve mais duas ou três situações

Que a minha memória também já anda com a "fita gasta"! Mas Jorge Jesus parece cansado e com dificuldades de perceber o passado próximo. Oxalá eu esteja completamente enganado!

 

Considero Jorge Jesus um dos dez melhores treinadores do Benfica (em 50, contando com os treinadores de recurso, o último Nélson Veríssimo)

Se fosse "obrigado" a escolher os treinadores por ordem qualitativa, seria (e isto é apenas opinião) pois é impossível comparar treinadores em situações completamente díspares (Cosme Damião não pode contar - é "de Outra Dimensão", por isso são 49):

1/2. Otto Glória/Béla Guttmann (aqui sou manifestamente incompetente para definir qual é melhor que outro) 

3. Sven-Goran Eriksson

4. Jimmy Hagan

5. Fernando Riera

6. Janos Biri

7/8/9. John Mortimore/Toni/Jorge Jesus (não consigo ordenar a não ser por ordem cronológica)

10. Lipo Herczka


Aquando do final de 2012/2013

Para mim tinha sido dispensado. Depois de perder três campeonatos consecutivos - 2010/11 a 2012/13 - embora o FC Porto fosse arrasador com uma derrota em 90 jogos (cada campeonato jogava-se com 30 jornadas) e apenas 15 empates (3+6+6). Os campeonatos Proença! Reza a história que só Luís Filipe Vieira quis mantê-lo. Foi a melhor decisão. Eu estava errado, embora pense que o FC Porto se deslumbrou e lembrou-se de contratar um imberbe treinador Paulo Fonseca, Josués, Ghilas e Carlos Eduardos, "entulho" que eu não via no FC Porto desde...nunca!...mas isso será sempre suposições da minha parte. O certo é que Luís Filipe Vieira (sendo verdade que era o único) esteve muito bem. 

 

Aquando do final de 2014/15

Fiquei, deveras, irritado com o modo rocambolesco como foi empurrado para fora do Benfica. Não passará de suposição que nunca será confirmada, mas com Jorge Jesus o Benfica esta temporada (2020/2021) seria - mantendo-se ele no Clube - Octocampeão Nacional. A história da mudança de paradigma (apostar na Formação para ter 80/90 por cento do plantel formado no Seixal) foi para mim sempre "treta". Apenas um pretexto para afastar um treinador que "batia o pé" à administração da Benfica Futebol SAD e contratar outro(s) que aceitavam tudo até serem despedidos por terem aceitado mais do que deviam. Aqui nunca se poderá saber se terei razão! 


O caricato de 2020/2021

É que Jorge Jesus poderá através do Benfica ceder tantos pontos no campeonato nacional, e assim conseguir para o Sporting CP (ser campeão nacional) o que não conseguiu em 2015/16, quando o treinou, a única temporada em que teve condições, nesse clube, para sagrar-se campeão nacional. Nas outras um lunático tratou de "esbardalhar" o clube de que era presidente do Conselho Directivo, que o SCP não tem Direcção! Isso é para clubes de bairro. Conselho Directivo é muito mais fino! Felizmente o campeão nacional foi o Benfica, com Rui Vitória. O destino, por vezes, é tramado... 


Preocupa-me a memória, para factos a ocorrer no momento, de Jorge Jesus.

 

Alberto Miguéns

10 comentários
  1. Caro Miguéns, tenho para mim que essa decisão de Vieira manter JJ foi uma de duas ou três decisões "à Presidente" (outra que recordo foi comprar a lotação do Bessa em 2005,ainda antes de jogarmos o famoso derby com o golo de Luisão). De resto são muitas mais as hesitações, tiros nos pés e pouca emotividade genuína pelo desporto rei.

    Quanto a Jesus também mantenho essa ideia: confortavelmente octocampeões. Mas também é verdade que este JJ não é o mesmo. Remetendo-me apenas ao período pré-casos de covid, sempre pareceu amorfo, anestesiado, sem chama. Provavelmente falta-lhe o público para ele demonstrar aquele show off tão característico, aquela adrenalina que mantém tudo e todos alerta.

    Numa visão otimista, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal fariam desta uma época bem sucedida. Mas realisticamente não vejo ali capacidade para nos reerguermos a tempo, e terminar com mais uma Taça de Portugal (oxalá cumpram aqui) saberá sempre a pouco na "época dos 100M". O que transportará uma pressão absurda para a próxima época.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Concordo. Com o Benfiquista sem conquistar uma competição europeia eu até troco um campeonato - mesmo que implique duas temporadas em branco - por uma Liga Europa. O "problema" é que na Liga Europa é tudo ou nada. Só interessa se for conquistada. Se ser finalista é sempre o eliminado que "chega mais longe" na Liga dos Campeões ainda há dezenas de milhões de euros. Na Liga Europa ser finalista é receber muito pouco.

      Viva o Benfica

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Se ganhassemos a taça e a Liga Europa a epoca era um sucesso.

      Ganhar a Liga Europa quebrava o enguiço das finais europeias, e é um titulo europeu, que mesmo assim tem mais valor que ganhar 4 ou 5 campeonatos nacionais. Dá acesso à champions e acesso a disputar a supertaça europeia, mas a jogar o que jogamos não acredito muito, mas nunca se sabe, na proxima semana já o saberemos, esperança existe sempre, mas as prespectivas não são muito animadoras

      Eliminar
  2. Caro Alberto, concordo com a sua lista dos 10 melhores treinadores mas não deixo de lhe fazer uma provocação, que não o deve surpreender... Então e Cosme Damião? Olhe que o homem fartou-se de ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Victor Carocha

      Pois..por isso fiz batota. Escrevi que ele não entrava na lista! Puxa! Ele é sempre primeiro!

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Alberto, e porque achas que isso ocorre? Efeitos do Covid, ou existe um acordo de não cavalheiros para o SCP ser campeão, feito pela direcção do SLB, de forma a evitar que o Bruno de Carvalho volte para o Lumiar?Ou pressão da banca que é verde para que se repita a vergonha da época do penta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista João Figueiredo

      Na relação directa quanto a estes lapsos de memória que aparenta, penso que podem ser efeitos da doença. Mas também que a aposta inicial da SAD na má abordagem para a época foi por incompetência pois havia que ter mais atenção aos futebolistas que já jogavam em Portugal - o Benfica sempre fez isso - e deve haver pouca preocupação que o Sporting CP seja campeão. Há quem na nossa SAD vá festejar, em privado, isso lhe garanto.

      Qualquer adepto com bom senso sabe que para reforçar o plantel tem que haver sempre três áreas de mercado, equilibrado o plantel: Formação (os melhores), Interno (futebolistas que mostrem ser consistentes na época anterior) e Externo (oportunidades de conseguir bons futebolistas já experientes que se adaptem com facilidade). Falhámos. Colocámo-nos a jeito para desperdiçar pontos perante situações adversas - covid, arbitragens, ... Aquela eliminação em Salonica marcou esta temporada. Foi uma desiluisão geral.

      Isto é a minha opinião que é falível, como é evidente.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Grande resposta Alberto.
      Não acredito que a incompetência seja tal que tenham desdenhado de um candidato crónico, o SCP.Nem acredito que a incompetência na abordagem ao mercado, o seja.
      Fico revoltado e enojado com essa ideia de alguém na nossa SAD poder comemorar vitórias alheias.

      Saudações Benfiquistas
      JF

      Eliminar
    3. De facto eu próprio nunca acreditei que o Sporting tivesse equipa, mesmo que o treinador tivesse já demonstrado ser competente. À partida (e continuo a pensar da mesma forma) sempre achei que o Sp.Braga tinha melhor equipa e treinador, e iria discutir o segundo lugar com o clube do crime.

      Agora vejo o quão iludido eu entrei nesta temporada. Honestamente acreditei que o nosso clube ia passear neste campeonato e limpar as taças todas e na verdade corremos o risco de sermos o que vai ficar em quarto lugar, ou pior.

      À partida achei que o clube do crime ia ficar mais fraco com as saídas de jogadores importantes e sem capacidade para contratar, puro engano. E essa cantilena de não terem capacidade para fazer boas aquisições é também muito falaciosa. Acreditei seriamente que eles iam ser varridos na fase de grupos e estão com sérias possibilidades de passar a Juventus.


      Como é que chegámos a este degredo depois de todas as condições favoráveis que o clube atingiu durante o ciclo do tetra?

      Eliminar
  4. Houve outra gafe em que reparei, até por tantas vezes ser chamada à baila (a par do "arrasar").:

    Ao minuto 4:16 afirma "Eu lembro-me perfeitamente do que é que disse, vou pôr o Benfica a jogar o dobro [..]"

    Na verdade o que disse na apresentação foi que o Benfica iria jogar o triplo, como podemos constatar na notícia que descreve a sua apresentação:
    https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/08/03/futebol-benfica-equipa-principal-apresentacao-jorge-jesus-novo-treinador-2020-2021

    Depois dos onze pontos, que afinal são treze, veio esta. É estranho e espero que seja apenas querer desvalorizar o mau momento.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: