SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 janeiro 2021

Uma Mentira Contada Muitas Vezes

14 janeiro 2021 10 Comentários
PARA FAZER ACREDITAR QUE É VERDADE.



António Simões de "A Bola" é o maior pantomineiro do jornalismo português. E marioneta amestrada de Pinto da Costa. Há anos que impinge a teoria que o FC Porto hibernou entre 1893 (agora é 1894) e 1906. Mais uma vez a contar mentiras (clicar). E vai sempre acrescentando um ponto. Desta vez até conhece um diálogo de José Monteiro da Costa. O Pinóquio viaja no tempo.



Isto é pura aldrabice

O FC Porto até 1988 comemorou sempre o aniversário do clube em 1906 (2 de Agosto) quando Pinto da Costa decidiu que o clube haveria de ser do século XIX e os pinóquios e pantomineiros adoraram a idiotice pois revêem-se nela. Só coloco três questões pois é uma palermice considerar o FCP fundado antes de 2 de Agosto.

 

1. Se o clube foi fundado por um e "refundado" por outro porque nunca se soube?

António Martins que foi contemporâneo da fundação do FC Porto nunca o descreveu e explicou como foi fundado o clube. Monteiro da Costa nem sabia o que era o Futebol antes de viajar a Inglaterra. E disse que assim que chegasse ao Porto iria explicar aos outros elementos do "Grupo do Destino" como fazer! 

 

Jornal "O Porto" n.º 1; última página; 24 de Maio de 1949; Semanário (terças-feiras)
Em 1970 com publicação ao sábado

2. Se Nicolau de Almeida fundou o clube e pediu depois para ser "refundado" porque não foi sócio do clube?

É que não consta da lista de associados! A mulher também não queria que fosse sócio de um clube do jogo do coice? Palhaçada!


Página 68 da História do FC Porto publicada por António Rodrigues Teles 


3. Se António Nicolau de Almeida sabia que tinha sido ele a fundar o clube porque nunca o disse?

É que viveu até 1948! Ora, entre 1906 e 1948, decorreram 42 anos. Nem associado, nem repor a "verdade", nem nada. Mas que fundador foi este? Que deixou repetir a suposta mentira quatro décadas?


 


Nunca o pantomineiro António Simões conseguirá ludibriar a história do desporto em Portugal

Só quem for da sua laia e quiser ser pinóquio o fará e permitirá!


 


Não percebo como se podem contar mentiras num jornal e repeti-las à exaustão. Por mim há muito que não existiam. Gente de bem pagar mentiras é idiotice!

 

Alberto Miguéns


10 comentários
  1. O Miguéns prova com provas, que a mentira tem perna curta!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguéns o f.c. do porto sempre foi uma mentira, e todos os que o rodeiam basta ver ou ouvir as tais escutas onde a compra de favores os denunciou, mas um jornalista desta era que em vez de trabalhar em prol das verdades e sua ética jornalística não, faz favores com mentiras como o seu clube que foi e é uma mentira que sobreviveu sempre com esquemas batota e muita fruta.

    ResponderEliminar
  3. ...e agora já percebemos como o dinheiro está a entrar (reportagem da Sic sobre o Chega). Um cadastrado recrutado pelo dono dos corruptos (Madureira) está a financiar o Boxe :) :) :)

    ResponderEliminar
  4. O clube do crime e da batota na sua expressão mais notória.
    Obrigado por lutar pela verdade caro amigo.
    Carrega Benfica vamos para cima deles!

    ResponderEliminar
  5. Grande Miguéns!
    É verdade Viriato, a mentira tem perna curta!

    ResponderEliminar
  6. Parecem-me claras três coisas: primeiro, existiu um clube fundado por Nicolau de Almeida em 1893 que teve um tempo de vida muito curto e precário; segundo, Monteiro da Costa funda outro clube em 1906, este sim, o actual FC Porto que todos conhecemos; terceiro, parece-me óbvio que os dois clubes, tendo eventualmente a mesma designação, nada têm a ver um com o outro. Se tivessem ligação, certamente Nicolau de Almeida e Monteiro da Costa teriam tido a oportunidade de se terem cruzado milhentas vezes. E isso não está documentado em lado nenhum.
    Inacreditável como certos jornalistas (vamos acreditar que são jornalistas) se deixam levar por certas historietas sem terem o mínimo brio profissional de arregaçarem mangas e fazerem um trabalho sério e honesto de investigação e pesquisa, como lhes compete fazer sempre.

    ResponderEliminar
  7. O Padre Marcelino da Conceição deve estar fartinho de dar voltas na urna ao ver as aldrabices protagonizadas pelos pulhas que assaltaram o club dos andrades há muitos anos.

    ResponderEliminar
  8. Mas, então, não foi o que os responsáveis do seu clube, o Sport Lisboa e Benfica, fizeram uns anos mais tarde?

    Como bem deve saber, o seu clube resultou da fusão de dois clubes: o Sport Lisboa, fundado em 1904, e o Grupo Sport Benfica, fundado em 1906.

    Em vias de declarar falência, os responsáveis do Sport Lisboa entraram em negociações com os do Grupo Sport Benfica para que ambos se fundissem e, no acordo, ficou decidido que o Grupo Sport Benfica saldaria as dívidas do Sport Lisboa e adotaria a sua equipa de futebol, que as instalações do novo clube seriam as do Grupo Sport Benfica, que o novo nome e emblema representariam a identidade de ambos, que os sócios de ambos se fundiriam e que o presidente seria o do Grupo Sport Benfica.

    Então, porque é que os responsáveis do seu clube dizem que a data de fundação é 1904 em vez de 1908?

    É uma pergunta legítima porque, quando duas instituições se fundem, a data de fundação da nova entidade é sempre o ano da fusão. Por exemplo, a data de fundação oficial da NOS é 2014 em vez de 1994 (ZON) ou 1998 (Optimus).

    Aliás, de acordo com os registos da época, em 1910 o Sport Lisboa e Benfica celebrou oficialmente o seu quarto aniversário, ou seja, assumiu como data de fundação a do Grupo Sport Benfica, o que nos deixa numa trapalhada ainda maior e só mostra que a suposta fundação em 1904 é sem dúvida mentira.

    Além disso, do documento aquando da fusão não consta sequer a assinatura de Cosme Damião apesar de garantirem que foi o principal fundador do novo clube, mas essa é outra história.

    Gostava de ler a sua opinião, que é para saber se é hipócrita e me diz que o Sport Lisboa e Benfica foi fundado em 1904 em vez de 1908.

    Uma coisa é certa: em 1893, havia um FCP, mas, em 1904, não havia nenhum SLB. Será que a mudança da data de fundação oficial uns anos mais tarde não tem que ver com o facto de querer ser mais antigo que o rival fundado em 1906, o Sporting Clube de Portugal?

    Passe bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Deixe de inventar estorietas da treta como essa "Em vias de declarar falência". Onde é que há um documento? Não havendo está a inventar mentiras.

      Em 13 de Setembro de 1908 foi decidido que a fundação e os principais símbolos seriam os do Sport Lisboa como está lavrado em acta. Eles é que ecidiram.

      Leia mais e interprete menos.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/01/1904-nao-e-1908-voces-sabem-do-que-eu.html

      Quanto ao Sporting Cp este é que fez revisionismo.

      Foi fundado em 8 de Maio de 1906 (quando José Alvalade disse a célebre frase) e depois em AG a 1 de Maio de 1920 (a sete dias de completar 14 anos sempre assinalados a 8 de Maio entre 1907 e 1919) decidiu que afinal foi em 1 de Julho de 1908. Inqualificável pois há uma frase dita a 8 de Maio e um clube com actividade que passou a ser ignorada. Isto foi aldrabar a verdade histórica dos fundadores e a memória de José Alvalade pois este não esteve nessa AG visto que faleceu em 19 de Outubro de 1918. Ou seja, José Alvalade que foi o principal fundador do clube comemorou sempre a sua fundação em 8 de Maio (quando disse a frase) e um ano e meio depois dele falecer decidiram alterar a data. Uma falta de respeito para com José Alvalade.

      Para se falar e escrever acerca de assuntos do passado é preciso ir ler os documentos que foram escritos - manuscritos ou impressos - nessas datas. Não é arranjar factos e interpretar acontecimentos.

      Tenha juízo.

      Alberto Miguéns

      NOTA: Se for sportinguista indigne-se é com o SCP para que reponha a verdade. O clube foi fundado em 8 de Maio de 1906 como José de Alvalade sempre pensou até morrer com pneumónica. Obrigue-os a honrar a memória do principal fundador.

      https://www.sporting.pt/pt/Clube


      Eliminar
    2. Depois de ler esse seu artigo sobre este tema, cheguei à conclusão de que querem à força que uma mentira se mantenha apenas porque decidiram em acta que a data de fundação seria 1904.

      Tal como disse, "mesmo que não tenha lógica" e não tem mesmo porque este clube não é nem o Sport Lisboa nem o Sport Benfica, mas sim uma nova entidade que tem características de ambos: o símbolo tem a roda de bicicleta do Grupo Sport Benfica, a sede do clube é em São Domingos de Benfica (Lisboa) e não em Belém como era a do Sport Lisboa, o clube é conhecido pelo nome de Benfica e não de Lisboa, etc., ou seja, muita da identidade do Grupo Sport Benfica está presente no seu clube bem como do Sport Lisboa também, então, quer queiram quer não, o clube foi fundado em 1908, a data da fusão, junção ou o que lhe quiser chamar.

      Procure por jornais da época e verá que em 1910 o clube celebrou o quarto aniversário e não o sexto, mas isso é irrelevante. Se acha que motivos filosóficos são válidos, então também terá de os aceitar também no caso do FCP porque há sim documentos que comprovam que António Nicolau de Almeida fundou um clube em 1893 com o mesmo nome e vários atletas que jogaram nesse FCP com pouco tempo de existência vieram a jogar no FCP que José Monteiro da Costa refundou. Se a filosofia conta para si, então porque não podem os responsáveis do FCP dizer que este FCP mantém vivas as aspirações desse FCP ou algo do género?

      Passe bem.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: