SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 janeiro 2021

Entre o Oito e o Oitenta

05 janeiro 2021 6 Comentários

ESTE JANEIRO É MUITO IMPORTANTE PARA O FUTURO IMEDIATO DO «GLORIOSO».


Mas há absurdos que se ouvem e vêem!

O Benfica não é apenas mais um clube entre milhões de clubes

É um Clube entre poucos clubes, por que é um «Clube Mítico». E no Mundo não há mais de três dezenas destes clubes que fazem sonhar e amar. Não se pode ter temor, muito menos reverência, deixar de acreditar e nunca mostrar pequenez que o Benfica nunca teve, não tem e nunca terá. 

 

Ao contrário do que ouvi na BTV

O Benfica continua a depender de si próprio para ser campeão nacional. O ter ficado a quatro pontos do Sporting CP não lhe retira essa possibilidade pelo "simples" facto de ainda ter que jogar os dois encontros com esse adversário onde se disputarão seis pontos. Tal como com o FC Porto embora esteja com este clube em igualdade pontual! É o que faz pensar em títulos ou não títulos quando ainda nem se chegou ao final da primeira volta. E depois há a preocupação de quem está à frente ou atrás tendo os mesmos pontos. Isto quando faltam 22 jornadas para terminar a competição! Na 12.ª jornada - e o primeiro dos dois jogos entre as equipas dos dois clubes será na 14.ª jornada - o Benfica e FC Porto estão em segundo lugar ex-aequo. Como há que mostrar imagens terá de estar regulamentado como estabelecer prioridades, nada mais do que isso.  

 


Os valores do Benfica no campeonato estão abaixo do necessário para ser campeão nacional

Mas faltam 22 jornadas, pois ontem disputou-se a 12.ª ronda. Claro que é preocupante o Benfica ter 13 golos sofridos em 12 jogos, ou seja, mais de um golo por jornada. Neste momento (12.ª jornada) o Sporting CP regista os "valores estatísticos indicados" para ser campeão nacional. Mais dois golos marcados que o Benfica e menos cinco tentos sofridos. Mas...o que conta é o final da primeira volta (já jogaram todos contra todos). E o que interessa de facto é o final da segunda volta (já jogaram todos contra todos "em casa" e fora dela).

 

Não venham com a estória do próximo jogo, na sexta-feira, ser já uma final

Quando é a 13.ª jornada das 34 que compõem esta edição do campeonato nacional. Isso é pensar pequeno. Para o Benfica finais são jogos decisivos, os jogos que decidem títulos ou troféus. Num campeonato só há uma jornada que é uma final. É a jornada em que o Benfica joga para, empatando ou vencendo, conquistar o título. Todas as restantes jornadas são apenas jogos para conquistar três pontos. Os clubes pequenos é que jogam determinados encontros empolgando-se e motivando-se como se alguns fossem finais. Para o Benfica é mais um jogo. E é mais um jogo em que tem de vencer. Seja qual for o jogo se o Benfica não vencer será sempre uma vergonha. Em Portugal o Benfica tem obrigação de vencer todos os jogos mesmo que se saiba que é uma impossibilidade. A nível internacional são poucos os clubes aos quais o «Glorioso» não tem como obrigação vencer. Não vou indicar nomes pois os Benfiquistas sabem de que clubes estou a falar. Qualquer jogo é sempre uma final para o Benfica e não há finais em finais...por isso dizer que o encontro com o CD Tondela é uma final é uma redundância. O Benfica tem de jogar À Benfica e se assim for...ganhará. E não ganha uma final. Ganha mais um jogo em que tem obrigação de conquistar três pontos. Por este caminha um dia destes ao iniciar um campeonato nacional vamos aceitar que o «Glorioso» tem 34 finais pela frente! Absurdo para um clube que em 86 edições conquistou 37 campeonatos nacionais (perdeu 49).


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2020/2021)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

J

A

N

E

I

R

O

1

SEX

ANO NOVO

3

DOM

E 1-1

CD Santa Clara /J.12

F/Açores

7

SEX

19:00

CD Tondela

87.º campeonato nacional/J.13

C/SLB

10

DOM

 

 

 

12

TER

21:15

CF Estrela

98.ª Taça de Portugal: 1/8

F/Amadora

15

SEX

21:00

FC Porto

87.º campeonato nacional/J.14

F/Dragão

20

QUA

19:45

SC Braga

14.ª Taça da Liga: Meia-final

N/Leiria

23

SÁB

19:45

FC Porto/Sporting CP (?)

14.ª Taça da Liga: FINAL

N/Leiria

24

DOM

00:00

CD Nacional

87.º campeonato nacional/J.15

C/SLB

27

QUA

00:00

Venc. AD Fafe/B-SAD (?)

98.ª Taça de Portugal: 1/4

C/SLB

31

DOM

00:00

Sporting CP

87.º campeonato nacional/J.16

F/J. Alvalade


Plantel

Não vou abrir excepção tornando públicas opiniões acerca deste ou daquele futebolista pois apesar de as ter pessoalmente - como qualquer adepto - não tem, minimamente interesse, estar a divagar. Não tenho conhecimento suficiente para tal. Nem técnicos relacionados com um jogo como é o futebol, nem sei o que se passa no Clube, ou seja, os relacionamentos e atitudes. Por isso, apenas me interessa escrever no global. Este mês tem de ser entendido a duas dimensões. Competitiva e organizativa.  Janeiro tem um calendário muito exigente. Decide-se uma competição (Taça da Liga) e o Benfica tem duas deslocações complexas, aos estádios dos "candidatos ao título". Duas derrotas serão suicídio, pois colocariam o FC Porto com mais seis pontos, mas principalmente o Sporting CP com mais dez pontos! Arrepiar caminho, já! Janeiro terá de ser mês para perceber o que falta para se cumprir, em 2020/2021, o Benfica! Correcções para o que tem estado mal e medidas para melhorar. E não é tudo questões materiais, ou seja, monetárias. Atitude e compromisso também contam e por vezes contam muito. Muitíssimo! 

 

Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns 

6 comentários
  1. A direcção, conhecendo os sócios, hipotecou esta época desportiva. Contratou um treinador ultrapassado tecnicamente, e que não só nada faz para reverter uma situação que lhe foi imposta à revelia, como está a sofrer boicote dos jogadores, tal como Lage e Vitória. Os sócios escolheram a menorização do clube a interesses não desportivos, esperemos que isso não tenha consequências mais graves que o insucesso desportivo, que não se resume ao futebol. Algo de sinistro se passa no Glorioso.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,

    Somos um Reims da Europa. Fizemos um brilharete no tempo dos afonsinhos de que já ninguém quer saber.

    A nível nacional seremos um sunderland. Grande nos anos 10 e 20 do século passado e a decair desde então.

    A realidade deve ser enfrentada. A fonte de vitalidade, brio e independência de espírito que gerou o Benfica está seca há muito. Não é o uso de uma camisola vermelha que o impede ou contraria.

    É preciso coragem para depois de espantar o mundo, acomodar-se ao destino da vulgaridade e mediocridade. Mas esse caminho é irreversível.

    Cumprimentos

    PP

    ResponderEliminar
  3. Tudo isso é uma verdade mas nao prevejo melhorias os jogadores estão descrentes desanimados jogam com o coração desgasta se mais o treinador tem muitas baixas e nada pode fazer mas esperando que vamos dar a volta e começar já seta feira assim o espero.

    ResponderEliminar
  4. Onde andam os 62% de sócios que votaram para a continuidade do Luís Filipe Vieira e dos seus muchachos (Rui Costa, DSO, Luisão, etc...)???

    A equipa tem jogado miseravelmente e ninguém vem dar a cara??? Devem estar mais preocupados com as suas negociatas.

    Mas a de 100 Milhões de euros investidos e jogam zero!

    Quanto a Jorge Jesus só vejo duas opções:

    1) está ressabiado com o Benfica o ter tentado empandeirar para a Arábia antes de ter assinado pelo Sporting e está a enterrar o Benfica de propósito;

    2) está a cumprir o prometido na sua apresentação de que a equipa ia jogar o triplo ( 3 x zero = zero).

    Agora temos dois problemas nas mãos: como tirar o Vieira do poder e como despachar Jorge Jesus sem lhe pagar o resto do contrato milionário!

    Acordem sócios do Benfica e convoquem uma assembleia destitutiva ou eleições antecipadas!

    ResponderEliminar
  5. O Benfica, infelizmente, já não é mais um "Clube Mítico"...
    Foi, é certo, um clube de referência, respeitado e admirado, a nível internacional e, também - o que é mais difícil - a nível nacional. Nesta altura, infelizmente, somos olhados de cima para baixo a nível internacional, e estamos completamente desacreditados - quer desportivamente, quer moralmente - a nível nacional. Graças a uma série de circunstâncias, de entre as quais sobressai a emergência excessiva - afrontosa, mesmo! - das sociedades anónimas desportivas, mas, sobretudo, a proliferação calamitosa de "paraquedistas" que tomaram em seu poder o clube e os seus destinos, relegando para plano secundaríssimo os sócios e não respeitando adeptos e simpatizantes. E esse grupo de "paraquedistas" tem um rosto, um chefe: Luís Filipe Vieira, que é acolitado por uma imensa malha de "colaboradores" e arranjistas, que sugam o clube até ao tutano, espezinhando tudo e todos nessa sanha esfaimada de se servir a si e aos seus interesses.
    E, caro consócio Alberto Miguéns, perdoe-me a frontalidade: no Benfica já não se está entre o oito e o oitenta. De há muitos anos a esta parte temos vindo cada vez mais a estar entre o 8 e o menos 8...
    Subjaz-me uma, ténue, réstia de esperança na providência divina. Talvez os deuses não se contenham com esta afronta imensa ao Benfica e "ordenem" uma inversão na situação...
    Sim, porque se formos à espera da justiça dos homens, bem podemos sentar-nos, à sombra, para não morremos de cansaço ou de insolação!
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. A minha pergunta ao Alberto Miguéns era o porquê de ainda ter em sua casa a BTVieira.
    Mas, pensando melhor, o Miguéns para ter informação mais adequada , tem que ter esse canal "Norte Coreano" para nos contar, com mais detalhe, o que se vai passando no clube, agora refundado, do Rei Sol.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: