SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 dezembro 2020

Quem Diz a Verdade

13 dezembro 2020 18 Comentários

NÃO MERECE CASTIGO MAS SIM ELOGIO.



Por isso é precioso ter treinadores estrangeiros em Portugal e, também por isso há tão poucos.

 


Estão condenados a serem despedidos

Por denunciarem o «Futeluso».


O FC Porto sempre teve figuras sinistras, hipócritas e vigaristas

Desde o treinador José Maria Pedroto (o ideólogo do calabotismo), Pinto da Costa (ainda chefe de Departamento de Futebol), o mesmo como presidente (o ideólogo do clubedoregismismo), Teles Roxo e essa figura nojenta, Reinaldo Teles. Mais uns quantos que fizeram a javardice pela calada e na sombra.

 

Os media escondem e protegem

Com medo pois estão infestados de gente cobarde que singra através do politicamente correcto.


A verdade paga-se caro no «Futeluso».

 

Alberto Miguéns

18 comentários
  1. Caríssimo, e porque encaixe bem neste post, vou partilhar consigo, o "meu Ranking UEFA", e para ser rigoroso com os números, apenas registo por temporada os pontos somados nas fases de grupo, isto nas 6 jornadas disputadas/temporada, nas 5 últimas presenças, portanto, 6 Jornadas X 5 últimas edições, perfaz 30 jornadas, corresponde a um Campeonato com 30 jornadas. Porque Sporting, e Sp. Braga, falharam cada um deles uma edição da Liga Europa (eliminados num play off) nos últimos 5 anos, ficam excluidos, deixo-vos apenas os registos do FC Porto, e do Benfica nesta última década.

    Últimas 5 fases de grupo de FC Porto e Benfica:

    FC Porto:
    16/17: 11 pontos (Champions).
    17/18: 10 pontos (Champions).
    18/19: 16 pontos (Champions).
    19/20: 10 pontos (L Europa).
    20/21: 13 pontos (Champions).

    O FC Porto em 4 Champions, e uma Liga Europa, em 5 fases de grupo, somou 60 pontos.

    Benfica:
    16/17: 8 pontos (Champions) .
    17/18: Zero pontos (Champions).
    18/19: 7 pontos (Champions).
    19/20: 7 pontos (Champions).
    20/21: 12 pontos (L Europa).

    O Benfica, em 4 Champions, e uma Liga Europa, em 5 fases de grupo, somou 34 pontos.

    Últimos 5 anos, pontos acumulados pelo FC Porto e Benfica, nas 5 últimas fases de grupo, em 30 jornadas disputadas:
    FC Porto 60 pontos (4 Champions + 1 L. Europa).
    Benfica 34 pontos (4 Champions + 1 L. Europa).

    Recordo que no último Campeonato disputado com 30 jornadas (2013/14), o FC Porto foi 3º classificado, e somou 61 pontos ...

    Bom, a "prova dos noves" ou a "regra dos noves fora", sempre pode ser usada para validar o resultado das quatro operações aritméticas básicas: a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão... E com tantas operações, felizmente o FC Porto ainda não conseguiu parir um Penta em 7 anos ...

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Pressionar equipas de arbitragem dá resultado em qualquer lugar.

      Há é quem tenha vergonha e não o faça.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caríssimo, mas se os fatos não se encaixam na sua teoria, vamos modificar os fatos?

      Sobre arbitragens na Europa, nesta edição que ainda decorre, bem, em Manchester o FC Porto sofreu o golo do empate, com um penalti tão mentiroso, como falso, já em Liége, foi "limpinho, limpinho", mas acredite que nem vou por aí, porque não gosto de "conversas de mercearia", apenas sublinhava tal padrão, competência Europeia, ou o pedigree Champions, e se uns têm, já outros, já tiveram, mas há muitos anos atras...

      Curiosidade académica, hoje o Benfica joga com o Vilafranquense, o Rafa é natural de Vila Franca de Xira, pergunto, o Rafa será o capitão do Benfica? Isto a propósito de uma boa prática recente do Benfica, e que provavelmente dá muita saúde ao "baldeário"!

      E termino com o seu título: "quem diz a verdade..."

      Eliminar
    3. A verdade também é dita quando se menciona que existe pelo menos um clube, dos dois citados, que foi condenado por corrupção desportiva, pese embora se possa contestar a ligeireza do castigo. É algo factual, cujo rigor dos números deixa de fora. Tal como os anos nos quais as prestações europeias de um dos clubes citados, são resultado directo dessa corrupção, caseira.

      Eliminar
    4. Caro Paulo Oliveira,Sinceramente nao sei o porque de andar por aqui a pontificar,eu natural da cidade do Porto,jamais leio ou perco tempo,com qualquer assunto referente ao F:C:Porto.
      Ja agora sobre a sua verdade(como deve saber,a dita tem sempre duas versoes)a sua e a dos outros.Passe bem e seja feliz,lendo e saboreando,textos neste blog sobre um clube,que nao recusa a grandeza a outros que a tenham.

      Eliminar
  2. Boa noite a todos.
    Saudações benfiquistas.

    Paulo Oliveira vem sempre no mesmo registo de estatística viciada. Contudo, o FC Porto é que é um "nicho estatístico" de obscurantismo e coacção camuflada.
    Lembram-se porventura os portistas de terem sido ajudados pelo árbitro russo em Manchester na champions de 2003-04, por exemplo?
    E recordemos que os jogos das provas europeias resultam de sorteios (quase sempre favoráveis aos portistas), não são como os campeonatos (em poule, todos contra todos); portanto, sem uma mínima igualdade de circunstâncias, não se pode comparar assim.
    E relembro que, nos últimos 10 anos, o Glorioso tem 2 finais europeias e 6 campeonatos nacionais; o Porto tem 1 final europeia (em que venceu o Braga) e 4 campeonatos. Isto configura um ciclo de domínio, inelutavelmente.
    Se houvesse justiça desportiva em Portugal, e uma acção dirigente coordenada e incisiva (da parte dos responsáveis do Benfica, que deviam estar mais atentos e reactivos às críticas corrosivas da imprensa cobarde e politicamente correcta, refém do portismo), focada no benfiquismo e nos resultados do futebol, o Benfica já tinha descolado mais notoriamente dos rivais internos, à imagem de quase todos os maiores clubes dos países da Europa.
    Tenho dito.

    Viva o Benfica, campeão dos campeões, o único em Portugal com o epíteto de Glorioso.

    Ricardo,
    das terras de Besteiros.

    ResponderEliminar
  3. "Lembram-se porventura os portistas de terem sido ajudados pelo árbitro russo em Manchester na champions de 2003-04, por exemplo?"

    Caríssimo, o FC Porto chegou à Final dessa Champions, através de um golo marcado com a mão? Nas lojas oficiais do FC Porto, são vendidas T-Shirts com uma mão estampada, mão essa alusiva à verdade desportiva? O FC Porto na temporada anterior, 2002/03, também teve um árbitro russo? Ou foi mesmo apitado pelo Langenhove?

    "E relembro que, nos últimos 10 anos, o Glorioso tem 2 finais europeias e 6 campeonatos nacionais; o Porto tem 1 final europeia (em que venceu o Braga) e 4 campeonatos. Isto configura um ciclo de domínio, inelutavelmente."

    Caríssimo, acusou-me de registar "estatística viciada", vamos aos factos, na década 10, balizada entre as temporadas 2010/11, e 2019/20, últimas 10 temporadas desportivas, registando apenas títulos conquistados, excluindo troféus oficiais (Supertaças, que é um Ramón de Carranza de pré-temporada, ou a Taça da Liga, que é uma Taça de Reservas), a coisa está assim:

    FC Porto 8 títulos: 5 Campeonatos, 2 Taças de Portugal, e 1 Liga Europa.
    Benfica 7 títulos: 5 Campeonatos, e 2 Taças de Portugal.

    Caríssimo, esta será a hegemonia esmagadora tão apregoada pelo Dr. Pedro Guerra? A década 10, será mesmo a 2ª melhor década de sempre do Benfica? Gostava de perguntar ao Dr. Pedro Guerra, se já observou os títulos que o Benfica conquistou nas décadas de 40, 50, 70 e 80, versus esta década 10? Campeonatos, Taças de Portugal e Taças Europeias, isto sim, são títulos, porque não confundo títulos que conferem uma regalia desportiva aos seus vencedores, com meros troféus oficiais, esses
    são apenas psichés, que servem para engalanar os museus respetivos.

    E a propósito de competições Europeias, nem imagina o que gargalhei quando li algures por aí, quando foi definido como adversário do Benfica o PAOK, no pós sorteio, o excelso e ilustre Dr. Pedro Guerra escreveu : "Coitados dos gregos...", provavelmente este é o Benfica moderno, ou pós moderno, que nem respeita, nem se dá ao respeito ...

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Paulo Oliveira....Quer falar de Estatísticas no seu total????? Vamos a isso!!!!! ... Quantos Campeonatos Nacionais o seu clube ganhou???? Menos 8 que o Glorioso... Quantas Taças de Portugal ganhou o seu clube regional??? Menos 9 que o Glorioso... Quantas Taças da Liga ganhou o seu clube?? Nenhuma.... Vou repetir.... NENHUMA... O Glorioso 7....vou repetir 7.....No capítulo internacional o seu clube ganhou 2 Taças dos Campeões Europeus.... Tal como o Glorioso.... A diferença é que nós fomos a 7 finais.... Repito.... 7 finais e o seu clube foi a 2 finais.... A únicas competições em que o seu clube tem mais titulos são a Supertaça Nacional (jogado num só jogo, em que tudo pode acontecer), Supertaça Europeia (também jogado num só jogo, em que, igualmente, tudo pode acontece), Taça UEFA.... Mas mesmo nesta competição fomos a 3 finais e vocês a 2 finais e a Taça Intercontinental (vocês jogaram num só jogo em que, repito, tudo pode acontecer... o Glorioso teve de disputar com o Santos e o Penarol, essa mesma competição, em duas mãos = 4 jogos... em que mesmo assim estivemos no mesmo numero de finais..2....Ahhhh!!!!! ...E nem vou falar da Taça Latina que os senhores em nenhuma Final estiveram.... Já sei vai falar da final da Taça das Taças!!!!! ... A única Final em que estiveram é nos não....mas perderam😁😁😁😁.... Assim Total de títulos....Benfica =84 e o seu clube=78.....Está esclarecido????? Eu estou!!!!!. Fique bem....

    ResponderEliminar
  5. "E relembro que, nos últimos 10 anos, o Glorioso tem 2 finais europeias e 6 campeonatos nacionais; o Porto tem 1 final europeia (em que venceu o Braga) e 4 campeonatos. Isto configura um ciclo de domínio, inelutavelmente."

    Caríssimo, quem balizou os últimos 10 anos, não fui eu, como em cima pode reler. Nesse contexto, fiz uma correcção, porque me acusou de usar "estatística viciada", ou "martelar" a coisa.

    Quanto ao resto, contabilidade de títulos:

    Títulos internos, Campeonatos e Taças de Portugal:
    Benfica 63-FC Porto 46.

    Títulos internacionais:
    FC Porto 7-Benfica 2.
    Naturalmente, não incluo finais Europeias ou Intercontinentais perdidas, porque se fosse por aí, a Juventus seria a "papa-taças Europeias", e de fato, não é!

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Primeiramente agradeço pela resposta de Ricardo Pereira (poupou-me algumas linhas).
      Depois, reconheço a justeza da correcção de Paulo Oliveira, pois devia ter colocado "de 2009 a 19", que era o que pretendia para explicar o ciclo e os dados que incluí, e não "últimos 10 anos".
      Não pretendia obviamente enviesar estatísticas ou sobrevalorizar o período em causa (para mim, as décadas de 1960, 30, 70, 80 e 10 do sec.XX, a 1.a metade de 40 e a 2.a metade de 50 foram superiores), nem elogiar Pedro Guerra (não aprecio o estilo, apesar da utilidade frente a rivais truculentos), nem justificar LFV (não votei nele, pois já devia ter saído, conquanto assuma que teve papel relevante no Benfica) -deixei subentendido que lhe faltou fazer "descolar" o Benfica.
      Recordo que o Glorioso foi o único clube luso que conquistou títulos de Campeão em todas as décadas, tendo dominado de 1935 a 46, de 54 a 78, de 80 a 94, e depois de 2009 a 19; venceu igualmente Taças/ Campeonatos de Portugal em todos os decénios.
      No capítulo europeu, dominou -em vitórias em jogos- a década de 60 como nenhum outro clube dominou outra década (de entre os "dominadores de décadas" -aqui não está conscrito o FC Porto); foi também o Glorioso que triunfou ante ingleses, que venceu o Ferencvaros de 20/30 e outras equipas húngaras, austríacas, checas, espanholas e francesas do mesmo período, empatou com Vasco da Gama, ganhou depois ao Grande Torino", a campeões argentinos e brasileiros nos anos 50, e a vários colossos nos anos 60, 70, 80 e 90 -que não adianta elencar.
      Tudo isto conferiu prestígio e popularidade inequívocos ao maior clube português.
      Quanto ao lance de Vata, entendo que este sofreu falta antes da mão na bola, portanto era penalti.

      Por outro lado, a Champions League atípica de 2003-04 parecia "feita por medida", com os "gigantes" Lyon, Corunha e Monaco no trajecto do FCP.
      A verdade desportiva não foi evidente em muitos triunfos do FCP, mormente dentro do país, significando isto que coagiram regularmente árbitros, principalmente nas Antas, com "quinhentinhos", viagens na Cosmos, "Calor da Noite", observadores e classificações, bem como houve magistrados no mínimo receosos e jornalistas manietados. Isto é inegável e está documentado.

      Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica, que, para muitos, devia ser Sr. Benfica.

      Abraco.
      Ricardo,
      das Terras de Besteiros

      Eliminar
    2. P.S. Tem muito mérito quem triunfa na final, mas tem também muito merito quem a atinge. É que é mais difícil chegar lá do que ganhá-la, não obstante o valor dos títulos.

      Eliminar
    3. Caro Sr. Paulo Oliveira.... Mais uma correcção nos seus dados estatisticos:

      Títulos Internacionais:
      FC Porto=7 BENFICA=3...Esqueceu-se da Taça Latina.... Apenas para o recordar.... pois esta Taça era considerada como título internacional... Fique bem...

      Eliminar
    4. Caríssimo ROC,

      Não conte comigo para "discussões de mercearia", ou "discussões de tasca", porque não vou por aí, "calor da noite", "cosmos", "operacional Paulo Gonçalves", "toupeira", "Ferreira Nunes" e afins, não dou para esse peditório, peço-lhe desculpa.

      Com elevação e máxima correção deixo-lhe fatos, porque são eles que sempre suportam qualquer argumentação.

      Fato, o Benfica é o Clube Português com mais títulos Nacionais conquistados.
      Fato, o FC do Porto é o Clube Português com mais títulos Internacionais conquistados.
      Fato, o Benfica é o Clube Português mais consistente e regular, ao longo das últimas 8 décadas e meia de Futebol Português (foi Campeão em todas as décadas).
      Fato, o FC Porto sofreu dois "apagões", décadas de 40 e 60, nessas duas décadas não foi Campeão Nacional.
      Fato, o Sporting nas últimas 4 décadas foi apenas 4 X Campeão Nacional, e não foi Campeão Nacional na década 10.

      Tenho uma observação de hegemonias, mais macro, porque agrego duas décadas, e também atribuo uma qualificação, ou um ciclo a cada uma dessas bi-décadas, e a coisa, fica assim:

      Décadas 40/50, Futebol Amador: Sporting venceu 10 campeonatos, em 20 disputados.
      Décadas 60/70, Futebol Profissional: Benfica venceu 13 campeonatos, em 20 disputados.
      Décadas 80/90, Futebol Pré-Indústria: FC Porto venceu 11 campeonatos, em 20 disputados.
      Década 2000/10, Futebol Indústria: FC Porto venceu 11 Campeonatos, em 20 disputados.

      Depois temos aquela meia década avulsa, com o Futebol meio primitivo, é a década de 30, em 6 Campeonatos disputados, o FC Porto venceu 3, e o Benfica os mesmos 3.

      Finalmente, deixo-lhe cada uma das melhores décadas dos 3 Grandes, isto em termos de títulos oficiais conquistados:

      Sporting década 40: 5 Campeonatos e 4 T Portugal, total 9 títulos.
      Benfica década de 60: 7 Campeonatos, 4 T Portugal, e 2 T. Campeões, total 13 títulos.
      FC Porto década 2000: 6 Campeonatos, 5 T Portugal, e 3 T. Internacionais, total 14 títulos.

      Saudações des_Portistas

      Eliminar
  6. Boa noite novamente.

    Com elevação digo que tenho donos de "tasca" e de "mercearia" na família, gente honesta e trabalhadora.
    Paulo Oliveira pode pregar as suas "vintenas de anos" onde quiser, porque esse modelo é desprovido de um mínimo rigor (que não se resume a inserir anos terminados em "0"). Tal rigor só é possível conhecendo as gerações de jogadores envolvidos em cada época, o nr geral de vitórias, o nr de titulos "oficiais" e outros troféus/torneios, o nr de vitórias nos duelos entre os grandes (SLB, SCP, FCP e inicialmente CFB), a coacção da "indústria", que mencionou, e da arbitragem e da imprensa -que nós benfiquistas menciona'mos- entre outras condicionantes.
    Se vir bem, o SCP só ganhou o 1.o campenato em 41, o 2.o em 44 e o 3.o em 47; só dominou de 46 a 54 (único período com mais de um título consecutivo pelo SCP).
    O FCP tem o bi de 39-40, mas qualquer benfiquista mais informado "considera" -ainda que mais subjectivamente-, tal como jogadores, dirigentes e adeptos benfiquistas da altura, o SLB como "tetra" em 39 (vejam-se os vários artigos do Dr. Alberto Miguens sobre isto). De resto, o FCP começa com bis no final de 70's, 80's e início de 90's, no entanto só tem um penta, um tetra e um tri entre 94 e 2013.
    O SLB tem tri em 35-38 (mais o "nosso" - não oficial nem consensual de 39, que perfaria o tetra), bi em 41-43 e o de 45 ,isto é, 6 -ou 7 - nos 1.os 11 anos de prova; tem a época dourada de 49-50 (campeão bem distanciado e taça latina); dobradinhas de 55 e 57 (com campeonatos de 56 e 59 perdidos em igualdade pontual com FCP -que, se não fossem este 2 títulos, não trinfaria de 40 a 78-), final da t.Latina em 57, bi nacional em 59-61 (sem derrotas até se sagrar campeão em 60), BICAMPEAO Europeu em 60-62, vice-campeão europeu em 63, 65 e 68, tri nacional em 62-65, 66-69, 70-73 (invicto em 73) e 74-77 (perdendo 78 em nova igualdade pontual e sem derrotas), o que se traduz em quase 2 decadas e meia de domínio inequívoco; de 80 a 94, 7 títulos (com 1 bi em 82-83, e em 90-91 com mais de 100 pontos se as vitórias fossem de 3 pontos) de campeao em 14, 6 taças de Portugal, 2 vezes vice-campeão europeu, 1 vez finalista da taça UEFA, e várias presenças em fases adiantadas das competições europeias.
    Acho que basta isto, sem necessidade de entrar noutros itens, para cada clube encaixar naquilo que é: uns são colossos históricos respeitados, outros são grandes nos últimos 36 anos.

    Tenho dito.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  7. P.S. Com Ribeiro dos Reis chegou o semi-profissionalismo ao Benfica no final dos anos 20, com Otto Glória o profissionalismo em 54, com Pinto da Costa e quejandos a "estrutura" e controlo de apaniguados.
    Ainda bem que este blogue é civilizado: até permite sã rivalidade.
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "com Pinto da Costa e quejandos a "estrutura" e controlo de apaniguados."

      Caríssimo ROC, como sempre, a minha muleta são os fatos, a "estrutura" do FC Porto ("aspada" como digitou, também sei ler nas entrelinhas...) , conquistou 4 Taças Europeias (entre elas uma Champions nestes moldes), duas Intercontinentais, e uma Supertaça Europeia, isto é, perpassou três décadas e meia a ganhar cá dentro, mas também lá fora, pergunto, "ke passousse"? A minha opinião? O Benfica do Senhor Eusébio, ganhava cá dentro, e lá fora, porque era melhor. De igual forma, o FC Porto ganhou cá dentro, e lá fora, porque era melhor. Atualmente, as coisas internamente estão mais equilibradas, mas o FC Porto na Champions, mantem o mesmo lastro, é a única equipa em Portugal com pedigree Champions, não vou esbater fatos que já aqui deixei.

      "Com Ribeiro dos Reis chegou o semi-profissionalismo ao Benfica no final dos anos 20, com Otto Glória o profissionalismo em 54"

      Caríssimo, aquela minha visão mais macro da hegemonia do Futebol em Portugal, compartimentando ciclos com "bi-décadas", tem início na década de 30, justamente quando se começou a disputar a Primeira Liga Experimental de 1934–35, foi a 1ª edição da liga de futebol do maior escalão de Portugal, cujo o vencedor foi o FC Porto. Se o profissionalismo no Futebol em Portugal já existia na década de 20? Não sei, e quando não sei, não invento, muito provavelmente o caríssimo Alberto Miguéns, o saberá responder melhor que ninguém.

      Porque razão conotei a década de 50, com o Futebol Amador? Simples, Jesus Correia que venceu o 1º Tetra no Futebol Português pelo Sporting, na primeira metade da década de 50, jogava Futebol no Sporting, e Hóquei no Paço de Arcos, de igual forma, era Internacional de Futebol, mas também de Hóquei em Patins. Pergunto-lhe, o Futebol na década de 50, seria mesmo profissional, observando esse exemplo Jesus Correia, e sublinho, num Clube Grande de Portugal?

      Agora, também é fato, na década de 50, o Futebol em Portugal vai sofrer grandes transformações positivas, e dar passos para o semi-profissionalismo, mas só em meados, finais dessa década, e quais foram esses três fatores que deram esse impulso:

      1º Construção dos Estádios dos 3 Grandes, e do Restelo também, o FC Porto foi o primeiro, com o Estádio das Antas em 1952, os 3 Grandes de Lisboa, só depois de 1955.

      2º A UEFA começou a organizar e a tutelar a Taça dos Campeões Europeus, a 1ª edição disputa-se na temporada 1955/56, injustamente o 1º representante de Portugal foi o Sporting, isto quando o Benfica tinha sido Campeão Nacional na temporada 1954/55.

      3º Como referiu e bem, Otto Glória, chegou a Portugal na temporada 1954/55, e revolucionou o Futebol Português, e com várias medidas revolucionárias, desde o lar do jogador, aos estágios, ou mesmo à blindagem do balneário. Vou mais longe, Glória vai semear o Benfica Europeu da década de 60.

      Pelas razões que elenquei em cima, não considero que o Futebol Português na década de 50 fosse profissional, era amador, e posteriormente já no final dessa década passou a ser semi-profissional.

      Saudações des_Portistas

      Eliminar
  8. Paulo Oliveira, Dr. Alberto Miguens, e demais, boa noite novamente...

    Com toda a cordialidade e respeito que Paulo Oliveira, o Historiador Alberto, e todos os leitores e participantes merecem, não pretendo perpetuar um diálogo exclusivo sobre este tema com o Sr.Paulo -cordial e distinto representante portista neste blogue-, pois, pese embora concordemos nalguns pontos, usaremos sempre padrões diferentes para nos justificarmos; e eu alinho muito na esteira do nosso Alberto Miguens.
    Acrescento só o seguinte:
    - no Benfica, a contratação do jogador Vítor Silva em 27 (e de Tamanqueiro e Fayta mais ano, menos ano) e doutros futebolistas em anos seguintes (no continente, ilhas e colónias), do treinador britânico Arthur John em 29 (culminadas com o bi no Campeonato de Portugal e algumas vitórias internacionais) e de técnicos hungaros posteriormente (decorrendo daí o tri/ tetra da Liga, outros títulos/troféus, torneios e mais algumas vitórias internacionais), os treinos bi ou tri-semanais, os jogos e as viagens pelo país e Espanha, bem como os prémios/ "luvas", aliados a empregos part-time que o clube angariava nos anos 30 e 40, e a escalões de formacao e "categorias" traduzem semi-profissionalismo do Glorioso (ou, se pretenderem, "semi-amadorismo");
    -no Sporting e FC Porto, e até CF Bel., sucederam situações similares, eventualmente apenas com meses ou poucos anos de atraso ou em menor amplitude -também com alguns resultados neste período-;
    -a prática doutras modalidades, como o atletismo no Benfica, era relativamente usual, já que até permotia optimizar a preparação física global dos jogadores, que seria necessária para a estratégia de "futebol rápido, mobilidade e permutas de posição" -precursora do "futebol total"- que os treinadores húngaros (por ex., Lippo Hertzka) implementararam com êxito;
    -o profissionalismo -futebol como actividade profissional exclusiva, Lar do Jogador, disciplina própria, redução de plantel, melhorias estruturais, etc.- no Benfica veio mesmo com o carimbo de Mister Otto Gloria em 54, e veio para ficar; essa transição para o profissionalismo tardou mais um pouco nas outras agremiações;
    -considero o ciclo de domínio do Sporting atribuível parcialmente às mudanças de campo e a problemas infra-estruturais do Benfica, e a alguns problemas directivos e técnicos naquela época, sem menosprezar, claro, a qualidade e os triunfos dos "violinos";
    -o Benfica Europeu dos anos 60 -os "Anos-Luz"- foi indiscutivelmente o que de melhor, no futebol português e quiçá europeu, se pôde ver, estética e estatisticamente arrebatador;
    -muito do que é aludido aqui fui aprendendo -e apreendendo-, desde pequeno, com artigos das revistas e jornais do Benfica ( entre várias outras publicações), alguns deles da autoria do Sr. Miguens, e com a tradição familiar benfiquista, que vem desde bisavôs, avôs e avós (que Deus os tenha);
    -continuo evidentemente a considerar que -objectivamente- os ciclos de domínio do futebol luso estão mais correctos e detalhados como os dispus e atribuí;
    -não retiro totalmente o mérito ao FC Porto nas suas disputas e conquistas, todavia, em razão do que já foi extensamente exposto, houve vários factores externos, obscuros e continuamente decisivos, que influiram na ascensão do FCP.

    Penitencio-me pelos textos longos.

    Saudações gloriosas.
    Ricardo, das Terras de Besteiros

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: