SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 novembro 2020

Lista A: Agora É Que É

19 novembro 2020 3 Comentários

SERÁ QUE VAI SER DESTA VEZ? TODOS OS BENFIQUISTAS ESTÃO À ESPERA DISSO.



Com a promessa de um «mandato desportivo». Espero que não seja só com ambição doméstica, mas também internacional.

NOTA INICIAL1: Fui apoiante da Lista D (Rui Gomes da Silva) nas eleições. 

 

NOTA INICIAL2: Os Órgãos Sociais que tomaram posse, em 29 de Outubro de 2020, têm toda a legitimidade para cumprir o mandato até 2024.

 

Este é o melhor conjunto de dirigentes desde 2003

Ao sexto mandato o presidente reúne um conjunto de associados com "muito peso" político em Portugal. Particularmente nas presidências da Mesa da Assembleia Geral e no Conselho Fiscal. A Direcção será fraquinha. É necessário esperar para perceber a estratégia da Benfica Futebol SAD.

 


Não vai haver meio termo para estes vinte dirigentes

Com as mudanças que se anunciam. Pode até não ser neste mandato mas neste há decisões que vão condicionar o próximo mandato e o Benfica não pode ficar para trás.

 

Ou resgatam o Benfica à mediocridade na Liga dos Campeões

Com conquistas sustentadas no campeonato nacional que evitam pré-eliminatórias e investimento adequado para conseguir atingir a fase a eliminar. Um clube que se gaba de «fazer mil milhões de euros de "vendas" em pouco mais de dez épocas» não pode deixar os grandes clubes europeus afastarem-se definitivamente. Não está em causa conquistar a Liga dos Campeões, está em questão o Benfica continuar a ser respeitado como um dos grandes clubes. Investir para fazer boas fases de grupos na Liga dos Campeões tem como reflexo facilitar as conquistas internas e deixar, definitivamente, o FC Porto para trás. Portugal não tem capacidade para ter dois clubes competitivos na Liga dos Campeões.

 

Ou vão trair Cosme Damião e o Benfiquismo

Que entre 1912 e 1925 correu toda a Espanha, mesmo correndo para ser goleado - sem querer levar "reforços" de outros clubes como era usual - para fazer crescer os futebolistas e dar a conhecer o Benfica. Quando a Taça Latina foi criada logo se disse que com clubes de Espanha, França e Itália não havia possibilidades. O Sporting CP entrou em 1949 e logo se disse «isto não é para nós». O Benfica provou que era. Quando se iniciou a Taça dos Clubes Campeões Europeus então é que não haveria nada para Portugal. O Benfica provou que havia. Duas vezes e continuou a tentar, sem nunca desistir, até 1990. Em 1996 o SLB ainda era dos melhores clubes europeus. O Benfica não pode deixar de estar na I Divisão Europeia entretido em tetras e pentas. Isso é secundário para um Clube Mítico. Vem por acréscimo, não é a prioridade!



São muitos anos/épocas a nível internacional baixo

Quando se compara com Pinto da Costa este dirigiu o clube para conquistas internacionais porque acreditou e apostou. Pode-se (e deve-se) criticar e falar em «sortes e azares em sorteios» mas os títulos é que contam. O Benfica na última década do século XX e neste século XXI tornou-se um clube irrelevante a nível europeu. Um «crime» tendo em conta o potencial que até é reconhecido em estudos da UEFA  (clicar para a página 41 desse estudo).




O Leixões SC também tinha fama de grande "formador"

Ouvia no "Domingo Desportivo" (RTP), ouvia nas rádios e lia nos jornais, até ouvia entre adeptos do Benfica tiradas deste tipo: «Se o Leixões não "vendesse" os bebés que forma era Campeão Nacional. Cantigas que ouço agora com outros intervenientes. Se o Benfica não "vendesse" as pérolas do Seixal era Campeão Europeu. Cantigas. Está sempre a "vender" mesmo quando diz que há condições para reter mais anos. O Benfica não pode ser na Europa do século XXI o que foi o Leixões SC, nos Anos 60/70 do século XX, para o futebol português. Que vai valer isso depois de passar "essa fase". 


Como acredito que estes Órgãos Sociais vão colocar o Benfica à frente de interesses pessoais

Luís Filipe Vieira tem todas as condições para arrepiar caminho, colocar os pés no chão, ter menos bazófia, só afirmar o que pode acontecer, só dizer o que pode fazer, só assegurar o que pensa fazer, só preocupar-se com o sucesso desportivo do Clube - de forma sustentada é suficiente para ganhar - e pode ter este mandato com muito sucesso e merecer continuar em 2024/2028. Não percebo que interesse terá em sair sendo garantia de sucesso quando já fez tudo para ficar - como antecipar as Eleições em 2009 e criar Estatutos em 2010 - quando tinha pouco interesse em dominar e afastar o FC Porto do Benfica. Luís Filipe Vieira permitiu o melhor FC Porto de sempre (2003/04 a 2012/13) enquanto esteve a presidir ao Benfica! Tem o dever de ser ele a corrigir isto, até 2028! Não é fugir! 

 

Até amanhã, Benfica! (nunca mais é sábado para a retoma...em Paredes)

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Que esperar do mandato 2020/2024" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)

3 comentários
  1. Agora é que é que vai ficar tudo cada vez mais na mesma.
    Depois de tantos anos em que o dinheiro falou sempre mais alto, quem é o sócio que acredita que vai haver uma mudança da política comercial para a desportiva?

    ResponderEliminar
  2. Amigo deixe-me ser irónico, uma retoma contra esse colosso ;) :), "forte com os fracos"

    ResponderEliminar
  3. Agora é que é, é um lema que fica bem a Vieira. Quem iniciou o seu discurso na ultima Gala com o lema do Sporting também pode adoptar essa frase como bandeira para "o mandato desportivo".

    Eu já não acredito em redenções e arrependimentos tardios.
    Um homem mediano não pode elevar o Benfica para o lugar que foi seu. Ainda por cima com tantos tubarões a cheirar o sangue.
    Ganhar em Portugal devia ser uma obrigação, tendo em conta a capacidade financeira e económica e a diferença de base social entre os Clubes.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: